9 Coisas Que Deve Evitar se Está a Tentar Engravidar

Quando um casal decide engravidar existem pequenos hábitos do quotidiano que podem ser verdadeiros inimigos da fertilidade, por vezes o produto mais neutro pode tornar-se uma verdadeira dor de cabeça para quem tenta ser pai/mãe.

Banhos quentes, saunas e lingerie apertada

Podemos pensar que apenas as mulheres têm de ter cuidado com a sua saúde quando estão a tentar engravidar, no entanto isso é apenas um mito. A ideia de engravidar e sua realização depende de duas pessoas: um homem e uma mulher, e por isso é fundamental que o homem tenha em atenção algumas dicas quando está a tentar ser pai.

Porque razão os testículos estão fora do corpo masculino? Os espermatozóides necessitam de uma temperatura mais baixa que a do corpo humano para se desenvolverem de forma saudável, e em média o processo de amadurecimento do esperma leva entre 2 a 3 meses. Assim é importante que o homem evite locais muito quentes, tais como banheiras de água quante, saunas ou até mesmo lingerie muito apertada que obrigue os testículos a ficarem mais próximos do seu corpo, pois pode diminuir a contagem e qualidade do esperma que produz.

Bebidas alcoólicas

Não existe uma quantidade de álcool definida com segura durante a gravidez, o que existe é uma estreita relação entre o álcool e o risco de aborto. Por isso, se está pensar engravidar evite bebidas alcoólicas, principalmente depois da ovulação, pois se estiver grávida esta será a fase de desenvolvimento mais importante do seu bebé.

Cafeína

Actualmente existem estudos que revelam uma ligação entre o consumo de cafeína e o risco de aborto. Estes estudos defendem que a cafeína interfere no processo de maturação do óvulo, impedindo que este seja fecundado, e assim diminuindo as hipoteses de ficar grávida.

Se está a pensar em engravidar comece a reduzir a ingestão de cafeína de uma forma gradual, para evitar sintomas de abstinência, e opte por bebidas descafeinadas. Não se esqueça que a cafeína não está apenas presente no café, mas também no chocolate, medicamentos, chá e outras bebidas.

Lubrificantes

Já alguma vez se perguntou porque é que antes e durante a ovulação há maior secreção de muco cervical? Ou porque é que este é tão importante? É simples! O muco cervical é uma secreção alcalina com a função de proteger o esperma da acidez do meio vaginal, e lubrificar a vagina, para facilitar a penetração.

Por vezes, quando a lubrificação vaginal não é suficiente temos tendência a utilizar lubrificantes artificiais, no entanto, estes interferem com a mobilidade dos espermatozóides atrasando o seu contacto com o muco cervical, e por isso expondo-os durante mais tempo ao meio ácido da vagina, acabando por lhes ser fatal.

Por isso se quer engravidar e tem dificuldade em lubrificar, aposte nos preliminares e abuse dos beijos, carícias e brincadeiras, normalmente uma mulher necessita de 15 a 20 minutos de preliminares para ficar pronta para a ação.

Medicamentos

Faz parte do senso comum que uma grávida ou uma futura grávida não deve tomar medicamentos, e de facto o melhor é fazer um desmame dos medicamentos, se possível.

É imperativo marcar uma consulta preconcecional quando pensar em engravidar. Aconselhe-se com o seu obstetra sobre quais os medicamentos que podem ser retirados e quais os que devem ser substituídos, de forma a evitar que o processo de conceção seja dificultado ou que possa ocorrer malformações fetais. Por exemplo, alguns anti-inflamatórios podem tornar o endométrio (parede interna do útero) menos favorável à fixação do “ovo” (nidação), enquanto medicamentos para a malária podem interferir no processo de desenvolvimento embrionário.

Se toma medicação para o acne, epilepsia, hipertensão arterial, enxaquecas, malária, lupus, infeções, entre outros, antes de tentar engravidar fale com o seu médico.

Mercúrio

O mercúrio é um metal pesado, que em doses altas pode provocar anomalias no desenvolvimento cerebral e do sistema nervoso do bebé, uma vez que atravessa a placenta. O mercúrio pode ser encontrado em maior quantidade nos peixes de grande porte.

No entanto, o peixe é também uma fonte importante de omega-3 que não deve ser eliminada. Os ácidos gordos omega-3 são fundamentais para bom desenvolvimento cerebral do feto, bem como da sua visão, por isso não devem ser desvalorizados.

Faça escolhas mais saudáveis e opte por peixes com baixos níveis de mercúrio como o salmão, anchovas, truta, sardinhas, arenque e peixe branco.

Químicos e produtos de limpeza

Alguns estudos em animais apontam que longas exposições a químicos, presentes na maioria dos produtos de limpeza doméstica, podem ser tóxicos para as mulheres e diminuir a contagem do esperma e o tamanho testicular nos homens. Leia a composição dos detergentes e escolha produtos à base de fragrâncias naturais, ou informe-se junto da marca.

Stress

O stress diário é algo com que já nos habituamos a viver, no entanto existem situações na nossa vida que podem aumentar esse nível de stress e por isso condicionar as suas hipoteses de ficar grávida.

O stress inibe a segregação de hormonas do hipotálamo que estão diretamente relacionadas com a ovulação, o que quer dizer que durante períodos de grande stress a ovulação pode ocorrer mais tardiamente ou pode mesmo não ocorrer. É fácil saber se está ou não mais stressada, além da ansiedade que sente, o muco cervical não é tão abundante, podendo mesmo sentir alguma secura vaginal, e a sua líbido também fica diminuída. É uma forma de o corpo lhe dizer que as condições não são as mais favoráveis para a ocorrência de uma gravidez.

Este fator é muito notório em casais que estão a tentar engravidar há algum tempo, e cada vez que têm relações sexuais o seu objetivo passar a ser a ideia de engravidar e não a de se divertirem, amarem-se ou conhecerem-se. Por isso relaxe e aproveite os pequenos prazeres da vida, a gravidez há-de surgir mais cedo ou mais tarde.

Tabaco e outras drogas

Se você ou o seu companheiro fuma é possível que tenha mais dificuldades em engravidar. O tabaco e outras drogas, tais como a marijuana, diminuem a contagem de esperma, colocando em risco as suas hipóteses de ficar grávida.

Antes de engravidar faça um desmame gradual do tabaco e mantenha o seu lar livre de fumo, por si e pelo seu bebé.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage

Gertrudes Gonga 12/06/17 10:24pm
Oi tenho 24 anos e estou tentando engravidar Já a 2 mêses meu périodo é irregular o que faço?
Telma Silva 11/01/17 3:01pm
Oi tenho 39 anos sofrinum.aborto faz 5 meses e estou tentando engravidar novamente maianate agora nada ,e pra piorar estou na minha fase lútea e ingerir cha de capim limão sem saber q ele é um abortivo também ,estou muito preocupada de não conseguir o.meu positivo nesse círculo novamente por quanta do cha ,gostaria de uma explicação pro meu caso e o q devo fazer
lais 10/31/17 12:48pm
Oi jente estou treinando os dias ferteis tem seis meses que deixei os anticocepicional. sera que vou conseguir tenho uma menina de 2 anos
marya 10/20/17 5:57am
Mas foi muito tempo depois da ovulação eu tbm gosto muito de café quantos por cento de chances eu tenho de engravidar dia 21 é o dia da minha menstruação
marya 10/20/17 5:54am
Oi me chamo marya e estou tentando engravidar mas depois da ovulacao fui em uma festa e bebi ainda tenho chance de engravidar?
Ingred 10/20/17 3:55am
Eu tomo mto café estou vendo acima que não pode neh
cristina 10/03/17 12:18pm
Bom dia estoutentando engravidar a dois a dois anos e nada ate agora eu e meu marido ja fizemos exames comigo esta td bem ele estavac baixa contagem de espermatozoide vivos tomou os remedios q o medico pediu e se regularizou mas aagora nada o q devo fazer existe mais algum exame q devo fz
Sandra 09/28/17 9:49pm
Tive gravidez ectópica retirei a trompa esquerda, em outubro de 2015,agora tô tentando engravidar desde de setembro de 2016,e até agora nada. O que devo fazer
Fernando Mendez 09/27/17 11:21am
Oi sou Fernando tenho 18 anos já fais uns 8 mês que eu s minha esposa comecemos as tentativas Mais ate agora não deu certo vcs podem mi dar uns conselhos pfv.
Mônica 09/14/17 2:11am
Olá tire me uma dúvida eu estava no meu período fértil e eu fiz sexo com meu esposo antes de depois da é possível estar grávida ?
Vanuza santos 08/25/17 1:28pm
Muito bom. Parabéns!!!!# gostei de saber quero engravidar ha anos nem um ginecologista mim falou nada disso
Jessica Stelly Coelho de Sa 08/22/17 7:25pm
Boa Tarde!!!
Estou ha 1 ano e meio tentando engravidar. Ja fiz varios exames e ta td normal. A minha menstruação esta totalmente desregulada. Estava com 3 meses sem mestruar e veio esse mês, mas so durou um dia. Um Dia anterior fiz o teste de farmacia e nada. Ta com os dois dias que estou sentindo dor pélvica. Tem como eu engravidad sem ta mestruando normal? E o pior que não posse nem fazer a tabelinha, pq a menstruação é toda bagunçada.
Graca Roque 08/17/17 6:39pm
Tento engravidar desde 2013 fiz microcirogia e muitos esames ate agora nada sera que tem algo erado em mim
Danila cristiane de souza 07/27/17 6:26pm
Tento engravidar desde 2016 tomei o ciclo 21 durante 6 anos já fis vários exames e tudo normal,porém minha menstruação está desregulada e muita quantidade. já pro uréia especialistas e nada resolve, o que pode estar acontecendo?
Thamiris 07/24/17 6:33pm
Boa tarde, tenho 26 anos tenho engravidar a pouco mais de um ano e nada, já fui ao médico inúmeras vezes me submeti a diversos exames, tendo a maioria resultado normal... exceto o ultrassom que constou alguns cistos e os ovários com o tamanho um pouco aumentado. Não sei mais o que fazer ou a quem recorrer para estabelecer respostas de o porque não consigo engravidar. Fico sempre muito deprimida e ansiosa quando está próximo do período de menstruar, a expectativa pela gravides todo mês é frustrada com a chegada da menstruação. Pedi a minha genicologista que me receitasse algum medicamento para que fosse maior a chance de engravidar e a mesma não me receitou nada!!!
O que devo fazer? Porque é tão difícil pra mim esse processo de conseguir engravidar?
Obrigada
Daniela 07/09/17 12:21pm
Eu também sou tentante, desde dezembro de 2016 não tomo mais anticoncepcional, desde então tenho relações nos meus períodos férteis e nada, tenho 38 anos e queria muito um filho, fui no ginecologista mês passado, até exame de hormônios fiz, tá tudo certo e nada, pensei que pudesse estar este mês mas a coisa já está vindo hoje :(
Beatryz França 06/20/17 4:20am
Oi eu tive um aborto espotanio a 9mês fiz curetagem e depois que fim nunca mais consegui engravida nao tomei nei um remedio eu deve toma algum eu mais o meu marido temos um sonho de ser pais e não conseguimos queria uma resposta?
Andreia 05/23/17 7:16pm
Boa tarde. Eu posso tomar Hibiscus isso é um chá disse que não pode tomar que atrapalhar pra quem quer engravidar isso é verdade? obrigada
Luci 04/26/17 3:09am
Obrigada!
DÉBORA 04/24/17 8:39pm
ola! sou tentante a 3 anos e durante esse tempo tive uma gravidez anembrionária, depois disso não consegui engravidar. O que devo fazer?
Marta 04/17/17 8:54pm
Boa tarde. Tenho 38 anos e quero engravidar . Os meus exames deram tudo certo. Mas mês passado a minha mestruacao ficou só um dia . Esse mês já comecei a sentir cólica que é normal. Mas várias vezes sentir cólica muito forte . As vezes faço até vomito . Gostaria de saber se endometriose acusa na ultrassom
Eliete Pereira da silva 04/13/17 12:43am
Tenho 42 anos ainda posso engravidar fiz exame e deu que tenho mioma e policistico pois e o sonho da minha vida e ser mãe mais até agora nada
Galdino Cardoso Souza Neto 04/11/17 3:29am
Ola minha esposa não está conseguindo gerar o bebê já é a segunda vez que ela não consegue gerar o bebê na verdade tem o saco gestacional tem tudo mais não consegui formar o bebê o que temos que fazer?
Dani 04/10/17 10:26pm
Sou tentante de 5 a 8 meses não sei o que eu faço mais pra não consigo engravidar isso me deixa tão triste
Susana Carvalho de Oliveira 03/30/17 1:59pm
Ivanilde,

Infelizmente não existe nenhuma receita para que o processo decorra mais rápido e sem problemas. Conforme a idade vai avançando o índice de fertilidade diminui, no entanto convém sempre manter um estilo de vida saudável. Fale com o seu médico, e caso haja necessidade, deverá ser encaminhada para uma consulta de fertilidade.
Susana Carvalho de Oliveira 03/30/17 1:56pm
Eliana,

Obrigada! Esperamos que tenha sido útil.
Susana Carvalho de Oliveira 03/30/17 1:56pm
Leidiane,

O facto de ter quistos no ovário não impede uma gravidez, no entanto pode dificultar um pouco mais a ovulação e consequentemente o processo de gravidez. Consulte o seu médico antes de tentar engravidar para que o seu caso seja avaliado.
Susana Carvalho de Oliveira 03/30/17 1:54pm
Ana Cristina,

O facto de ter miomas não impede uma gravidez, no entanto pode dificultar um pouco mais a nidação (ovo prender-se na cavidade uterina). Consulte o seu médico antes de tentar engravidar para que o seu caso seja avaliado.
Ivanilde 03/22/17 5:38pm
Eu estou tentando engravida . ...tem uma filha de19 anos e perdir um ressentimento e eu quero muito engravidar oque devo fazer para ser mais rápido possivio ...tem 43anos
Eliana 03/20/17 5:21pm
Adorei a matéria
leidiane 02/27/17 10:36pm
Oi boa noite, quem tem visto no ovário pode engravidar.
Ana cristina 02/17/17 2:11pm
Quem tem mioma pode engravidar?
Susana Carvalho de Oliveira 01/23/17 8:00pm
Camila,

Os últimos estudos revelam que a quantidade e qualidade do esperma masculino pode ser afectado pela quantidade de álcool consumido, pelo que se já estão numa fase de tratamentos para conseguir engravidar, ambos deverão evitar beber bebidas alcoólicas.
Camilla 01/23/17 9:11am
No período de tratamento pra engravidar o ideal é ambos não ingerir bebidas alcoólicas ou só a mulher?
Susana Carvalho de Oliveira 01/03/17 11:06am
Amanda,

O exame do papanicolau em nada tem haver com a gravidez, pode fazer o exame e engravidar ou inclusivé estar gravida e fazer o exame. Esse sangramento pode ocorrer pois a zona do colo do útero é muito irrigada e ao ser "raspada" pode ocorrer um ligeiro sangramento. O meu conselho é que espere pelo resultado do exame e se tudo estiver bem e já tiver realizado a consulta pré-concecional pode começar a tentar engravidar.
Amanda Santana Dos Santos 01/02/17 8:45pm
Olá hoje no período do papa nicolau que eu estava fazendo enfermeira constatou que houve um pequeno sangramento durante a raspagem da secreção colo do útero, elame disse que meu útero está sensível. E me passou um tratamento de essa injeção CEFTRIAXONA 500MG E O COMPRIMIDO AZITROMICINA 500MG 2 CP tomar 2cp via oral dose única!!! Gostaria de saber se esse tratamento me impede d engravidar??? Lembrando que este pequeno sangramento aconteceu no momento da coleta do papa nicolau nicolau! Quais são os riscos queimei ocorre com este pequeno sangramento no colo do útero isto é causa de uma inflamação infecção ou ferida???