Teste de Gravidez

O teste de gravidez é o modo de confirmação mais utilizado, pelas mulheres e profissionais, no entanto, por vezes existem algumas dúvidas e mitos relativamente a estes testes.

Normalmente, a falha da menstruação é o primeiro sinal que levanta a suspeita sobre uma possível gravidez. Ainda assim, este facto por si só, não é suficiente para diagnosticar uma gravidez, uma vez que há mulheres que continuam a menstruar e estão grávidas, enquanto outras têm menstruações irregulares.

Existem 2 tipos de testes de gravidez: o teste de urina ou diagnóstico imunológico de gravidez (DIG) e o teste sanguíneo ou Beta-HCG.

Testes de Urina

Habitualmente a primeira opção são os testes rápidos de gravidez, vendidos nas farmácias. Estes testes funcionam detetando a presença da hormona gonadotrofina coriónica humana (HCG) na urina. Esta hormona é segregada pela placenta, e é fundamental para evitar que o endométrio (camada interna que reveste o útero) descame. Estes resultados começam a ser fiáveis cerca de 1 semana após a falha da menstruação, ou seja, por volta das 3-4 semanas de gravidez, e devem ser realizados preferencialmente com a primeira urina da manhã.

Muitas mulheres creem que este tipo de testes não é fidedigno, no entanto, os testes de gravidez realizados em âmbito hospitalar, também denominados de DIG, são idênticos aos testes de farmácia.

Mas existem algumas salvaguardas:

  • O teste pode dar negativo, pois mesmo havendo falha da menstruação, a segregação desta hormona depende da altura da conceção e do momento em que realiza o teste. Se mantiver a falha menstrual ao fim de duas semanas realize novamente o teste;
  • O teste pode dar negativo e não estar grávida, pode ser simplesmente uma falha na menstruação devido a outra causa.

Testes de Sangue

A análise sanguínea, ou Beta-HCG, é mais precisa permitindo atribuir um valor exato à presença da HCG no sangue. O seu valor pode ser traduzido, de uma forma aproximada, em semanas de gestação. Esta hormona está presente no sangue assim que há falha menstrual e os seus resultados são bastante fidedignos.

Assim que souber do grande acontecimento, escolha um local e um profissional para seguir a sua gravidez. Marque uma consulta de vigilância pré-natal assim que possível.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage

Melissa parreira 10/03/17 11:44am
O resultado diz bioquímico a frente
Melissa Parreira 10/03/17 11:36am
Bom dia. fiz ontem o teste hcg ao sangue. O resultado veio por e-mail
Resultado diz bioquímico depois
Josy 06/14/17 5:43pm
Faço tratamento psiquiátrico minha menstruação estava atrasada, fiz exame de sangue ,teste imunológico, deu positivo. ..??? Como assim ??? Minha menstruação desceu 3 dias depois. Não entendi nada . não estou grávida?
Veronica 05/12/17 12:40pm
Boa tarde! preciso imenso de ajuda porque recebi o resultado por e-mail e não sei interpretar.
os resultados dizem
: BETA HCG Positivo
Resultado: 57514
Teste Imunógico de gravidez : Positivo

Isto significa que estou gravida ? peço desculpa mas não entendo nada disto
Elisabete 04/09/17 2:40pm
Boa tarde, fiz um DIG resultado positivo e um Beta HCG resultado negativo. Em qual devo confiar. 2 Feitos no mesmo dia
Susana Carvalho de Oliveira 03/30/17 2:03pm
Sandra,

Tudo depende da altura em que fez o teste e a altura da eventual conceção. A verdade é que pode ter o teste negativo e ainda assim estar grávida, no entanto pode ser simplesmente uma alteração hormonal que esteja a originar esse atraso menstrual. Se entretanto não mesntruar repita o teste de gravidez, se continuar negativo contacte um profissional de saúde.
Sandra Serrão 02/21/17 4:49pm
Como é q é possível estar atrasada 3 semanas e 2 testes da farmácia dão negativo! Mesmo assim ainda posso estar grávida?