A Gravidez é um Momento Cheio de Felicidade e Expectativa

A gravidez é um momento cheio de felicidade e expectativas, criam-se novas identidades, criam-se laços inexplicáveis entre pais e bebé. Contudo nem sempre uma gravidez termina da forma expectável, com um bebé nos braços e um caminho novo pela frente com uma nova estrutura familiar.

Há casais que vêem os seus filhos partir antes de nascerem… há casais que ficam de colo vazio. Que entram para uma maternidade cheios de tudo, e saem cheios de nada…

Em Portugal todos os dias bebés morrem antes de nascer, todos os dias há casais que vêm o seu sonho da maternidade desmoronar-se e ficam envoltos numa imensa dor e um silêncio aterrador.

Nem sempre (ou atrevo-me quase a dizer raramente) estes casais têm o necessário acompanhamento psicológico que necessitam nas instituições onde são acompanhados.

Muitas vezes a notícia é-lhes dada de uma forma fria e minimizando aquela perda.

Depois vêm os outros, a sociedade, que muitas vezes ignora e não entende que estes pais… sim pais…. Perderam um filho, mesmo que não o tenham visto, mesmo que não o tenham sentido, mesmo que não o tenham ouvido chorar, era e será sempre o seu bebé, o seu filho, e a sociedade que supostamente poderia ajudar estes pais no seu luto, quase que os obriga a ficarem em silêncio, a fazerem o seu luto ás escondidas, e muitas vezes nem sequer os deixam fazê-lo, pois insistem em dizer: esquece, isso passa, tem que passar. Como se fosse possível esquecer-se um filho.

A Associação Projecto Artémis ® é uma associação sem fins lucrativos, com sede em Braga, que presta apoio a estes pais, que procura junto das instituições e sociedade em geral quebrar o tabu existente em torno da Perda Gestacional.

Podem visitar-nos em www.perdagestacional.forumeiros.com ou na nossa página do FB www.facebook.com/associacaoartemis ou entrar em contacto pelo email ou pelo telefone 938 633 707.


Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage