Cuidados na Gravidez

A gravidez é um momento grandioso e especial, pois há uma nova vida que se gera dentro da mulher. O bem-estar deste novo ser deve-se, em parte, ao bem-estar da mãe, pelo que existem alguns cuidados que deve ter em conta nesta fase.

A gravidez é um momento único e irrepetível, pois todas as gravidezes são diferentes. No entanto, de uma maneira geral, os cuidados importantes a ter durante a gravidez são transversais e baseiam-se no pressuposto “a mulher deve saber cuidar de si, para que a sua gravidez e o seu bebé se desenvolvam de uma forma saudável”.

Descanse e durma

É frequente as grávidas no primeiro trimestre apresentarem bastante sonolência, e sempre que possível deverá obedecer às ordens do seu corpo e descansar nem que sejam 10-20 minutos, de preferência com as pernas elevadas para prevenir os inchaços (edemas). Já no último trimestre, as insónias podem ser uma realidade. Tente não fazer sestas durante o dia e tenha atividades calmas antes de se deitar, como ler um livro ou tomar um duche de água quente para relaxar.

Cuide da sua higiene

Evite banhos de imersão, devido ao risco aumentado de descidas bruscas da tensão arterial e de infeções, no entanto, um duche diário, não muito quente, ajuda a promover a circulação sanguínea e a prevenir as estrias.

Lave os dentes pelo menos 2 vezes ao dia, pois com o aumento das hormonas há um risco de aparecimento de cáries e problemas nas gengivas.

Hidrate a sua pele

Uma pele hidratada tem maior elasticidade, e com uma barriga que vai crescendo a olhos vistos é importante manter uma boa hidratação corporal, mas principalmente da região das mamas e barriga. Esta é uma boa forma de evitar as estrias durante a gravidez.

Tenha uma alimentação saudável

Prefira uma alimentação de qualidade e saudável. Faça várias refeições ao dia em pequenas quantidades e beba bastantes líquidos.

Sinta-se confortável

Use lingerie confortável que lhe dê um bom suporte às mamas e abdómen. A roupa não deve ser apertada.

Utilize meias de descanso, assim evita a sensação de pernas cansadas no final do dia e diminui o risco de varizes.

Faça exercício

Existem planos de exercícios específicos para grávidas, no entanto, o mais fácil e económico é caminhar, durante 20 ou 30 minutos, todos os dias, ao ar livre. Ainda assim, existem algumas situações em que o seu obstetra poderá desaconselhar exercício, como por exemplo, se já teve partos prematuros anteriores, se tem anemia ou perdas sanguíneas.

Não fume

O tabaco envelhece a placenta e pode originar problemas durante a gestação e o parto. Diminua o consumo de tabaco, caso não consiga deixar de fumar, e sempre que estiver perto do bebé não fume, pois o tabaco pode também levar a problemas no bebé, como por exemplo, infeções respiratórias.

Não consuma bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas são nocivas ao organismo e estão associadas a um maior risco de aborto. Prefira as bebidas não alcoólicas.

 

Não tome medicamentos nem drogas

Os medicamentos e drogas ilegais são, na sua maioria, agentes que podem causar malformações fetais. Caso seja necessário tomar medicação, fale com um profissional de saúde para avaliar a sua situação e prescrever medicação não nociva para mãe nem para o bebé.

Aposte na segurança

Sempre que viajar de carro coloque as fitas do cinto de segurança, uma por cima do ombro e a outra na parte inferior do abdómen.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage

Joaquim Luísa 08/19/17 2:28pm
Lindo!
Luiz Fernando 08/11/17 2:43pm
Gostei desde comentário
Joaquina Amide 07/19/17 9:46am
gostei dos cuidados deixado por ti estou apreendendo cada vez mais beijos
simone 06/09/17 9:35pm
muito obrigada gostei das dicas.
Mequelina 06/03/17 7:10pm
Eu xtou gravida essas dicas vão me ajudar muito.obrigada pena k não tenho condições pra vir coheçer.
Vitoria 05/23/17 12:27am
Eu preciso que me ajude estou de 4 mes e nao consigo parar de fumar cigarro eu tentei parar mas n consigo so esse meu problema eu nao quero qe meu bb nasce com problemas
larissa 05/22/17 2:50pm
me ajudou muito no meu trabalho de escola
Tulio 04/17/17 11:58pm
Oi que bosta
gerlane 04/12/17 4:25pm
Amei as dicas me ajudaram muito obrigado
Benedita priscila 04/11/17 12:55am
Isto é muito bom gostei da altitude muito bom
Patricia correa nantal 01/19/17 12:21pm
Adorei as dicas mi ajudaram muito na minha primeira gestação muito obrigado .
Laura MOHAMADE 12/22/16 12:35pm
bOA TARDE

ADOREI PECO QUE ME ENVIEM MAIS VEZES PORQUE ESTOU GRAVIDA E ANCIOSA EM RECEBER MEU BEBE AO MUNDO.