O Que é a Pré-Eclampsia e a Eclampsia?

A pré-eclampsia e a eclampsia são doenças que surgem associadas ao estado de gravidez e, muitas vezes, à hipertensão arterial.

A hipertensão, ou tensão arterial elevada, na gravidez diagnostica-se quando em 2 observações a tensão máxima está acima dos 14,0mmHg e/ou a tensão mínima está acima dos 9,0mmHg. Este tipo de doença pode aparecer em mulheres que nunca tiveram antecedentes de tensão alta, pois está intimamente ligada com a gravidez.

A única diferença entre a pré-eclampsia e eclampsia são as convulsões, que estão presentes na eclâmpsia e na pré-eclâmpsia não. Felizmente estes casos são raros, mas rapidamente uma grávida com mau controlo da tensão arterial pode evoluir para uma pré-eclampsia, que depois pode agravar e tornar-se numa eclampsia. Estas patologias requerem vigilância médica e de enfermagem apertada e, se necessário, internamento hospitalar, pois podem comprometer a vida da mãe e do bebé, levar a um descolamento da placenta, um parto prematuro ou uma restrição do crescimento do feto.As várias alterações fisiológicas da gravidez juntamente com a hipertensão arterial podem originar vários problemas a nível de órgãos internos, que depois conduzem à pré-eclampsia e/ou à eclampsia. Ambas as patologias estão relacionadas com problemas renais, o rim deixa de filtrar a urina eficazmente deixando passar proteínas. Associa-se ainda a inchaço dos braços/mãos, pernas/pés, e a problemas no fígado, havendo alteração das enzimas hepáticas.

Sintomas

Os sintomas podem manifestar-se sem qualquer ordem específica, sendo os mais comuns, inchaço (edema) das mãos e braços e pés e pernas, dores de estômago, dores de cabeça, alterações da visão e no caso da eclâmpsia convulsões, que podem ser um simples olhar desviado e não responder a perguntas simples até movimentos bruscos de todo o corpo. Se tiver problemas de tensão alta e tiver algum destes sintomas recorra a uma urgência o mais rapidamente possível.

Diagnóstico

O diagnóstico deste tipo de patologia tem uma grande componente de observação clínica, ou seja, o estado que a grávida apresenta, no entanto, os valores de análises ao sangue e à urina também são uma mais valia.

A hipertensão arterial pode estar presente por períodos, podendo não ser constante. É de extrema importância fazer um bom seguimento ecográfico dos bebés de mães com pré-eclampsia ou eclampsia, pois a circulação entre o bebé e a placenta pode estar afetada e o feto pode não estar a desenvolver-se normalmente.

Tratamento

Uma vez diagnosticada pré-eclampsia ou eclampsia é impossível inverter o processo da doença, o tratamento é simplesmente preventivo, para evitar o aparecimento das convulsões, e para controlar a tensão arterial.

O médico poderá ponderar fazer uma medicação para amadurecer os pulmões do feto, tendo em conta a situação da grávida, pois se os valores tencionais e das análises demonstrarem um agravamento da situação, poderá ser necessário optar pelo parto prematuro, sendo o tipo de parto uma escolha feita entre o médico e a grávida.

Habitualmente após o parto a situação reverte, podendo haver necessidade de controlar a tensão arterial com medicação nas primeiras semanas. Existem casos de mulheres que podem ficar com hipertensão crónica após um caso de pré-eclampsia.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage