7 Passos Essenciais no Cuidado ao Umbigo

O coto do cordão umbilical pode provocar alguma ansiedade nos pais, no entanto este este não causa qualquer dor ao bebé, e necessita de ser limpo diariamente.

Durante a gravidez, o cordão umbilical era o elo de ligação entre o bebé e a mãe, este servia para o alimentar e para respirar. Após o nascimento, o bebé está preparado para respirar e alimentar-se sozinho, e o cordão umbilical deixa de ser necessário. Entre o 7º e o 10º dia, o coto do cordão umbilical cai e dá lugar ao umbigo tal como o conhecemos.

A partir do momento em que o cordão é cortado, logo após o nascimento, este começa a secar e a endurecer alterando a sua cor, que passa de esbranquiçada/amarelada para preta. No entanto até à sua total cicatrização é necessário ter alguns cuidados, nomeadamente:

  • Limpar o cordão, da mola para a base, com uma compressa com água durante o banho e secar muito bem. Basta limpar o coto 1 vez ao dia, exceto se este ficar sujo de urina, fezes ou com muitas secreções amareladas. Ainda há maternidades que aconselham a limpeza com álcool a 70º, segundo a OMS esta prática já se encontra em desuso;
  • Não tenha medo de limpar o coto, pois o bebé não sente qualquer dor;
  • Ao limpar o coto do cordão é normal aparecerem alguns laivos de sangue seco na compressa. Isto deve-se ao desprendimento do mesmo;
  • Mantenha o coto do cordão fora da fralda, desta forma evita que fique húmido e/ou em contato com as fezes e urina, diminuindo o risco de infeções;
  • Vigie sempre a cor da pele em redor da base do coto, pois se este ficar com uma aréola extensa avermelhada (inflamado) ou se ganhar cheiro, pode ser indicativo de uma infeção. Nesse caso, o seu bebé terá de ser avaliado por um profissional de saúde;
  • Nunca puxe o coto para que este se desprenda, ele cairá sozinho;
  • Depois do coto cair continue a limpar até o umbigo estar totalmente coberto por uma crosta.

Há uns anos atrás defendia-se que, enquanto o coto umbilical não caísse não se podia dar banho, ou que este deveria andar sempre tapado com compressas e uma rede, actualmente está provado que o banho não aumenta o risco de infecções e que as redes e ligaduras não diminuem a incidência de hérnias umbilicais.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage

Leandro Simões 11/30/17 10:34pm
Boa noite..alguém poderia me ajudar, minha bebe fez 8 dias de vida, e ela é muito agitada..ela bateu a perninha na presilia do cordão umbilical e o mesmo se soltou...mas não secou totalmente. .oq devo fazer?
Edimeia 10/29/17 11:41pm
Meu BB já está com 25 dias e o umbigo dele ainda não caiu.e normal?
ANA LUCIA MARQUES DE LIMA 09/29/17 8:58am
MIM AJUDOU BASTANTE FOI ÓTIMO PARA REALIZAR UM PALESTRA. OBRIGADO.
Samily malta 07/09/17 8:02pm
O que acontece se o coto umbilical infeccionar ?
Kenia 07/07/17 4:02pm
Podemos tirar aquele pregador q prende o umbigo quando ele já está seco?Aquele pregador quando o BB puxa junto com a frauda ou no banho com a perninha da muito nervoso parece que o BB vai arranca lo...Posso tirá lo ?