A Alimentação do Bebé Depois dos 4-6 Meses

A introdução de novos alimentos é algo delicado, que envolve muita paciência e dedicação. Saiba como fazê-lo de forma gradual para evitar a introdução de alimentos potencialmente alergénicos.

De um modo geral, se o seu bebé for saudável e não houver história familiar de alergias a alimentos, o profissional de saúde deverá acompanhar e aconselhar a iniciar a introdução de novos alimentos entre os 4 e os 6 meses de idade. Esta etapa deverá ser gradual, para evitar a introdução de alimentos que possam causar alergias.

É importante que, entre a introdução de cada novo alimento faça um intervalo de 3 a 6 dias. Durante este período de tempo vigie o bebé. Se verificar alguma reação, tipo borbulhas no corpo, suspenda a introdução desse alimento e fale com um profissional de saúde.

Para não gerar confusões e, sabendo que a introdução de novos alimentos deve iniciar-se entre o 4º e o 6º mês de idade, apresentamos uma sugestão de plano alimentar, mas deverá sempre aconselhar-se com um profissional de saúde primeiro. O mês 1 corresponde ao primeiro mês em que iniciar a introdução de novos alimentos.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage