A Higiene Oral no Bebé

A higiene oral no bebé é um tema ainda pouco abordado, no entanto esta é uma das medidas fundamentais para manter a boca do seu filho saudável ao longo da vida.

Faz parte da nossa rotina diária os cuidados com a boca e a higiene oral, no entanto, quase inconscientemente quando pensamos num bebé, este cuidado parece-nos desnecessário, talvez porque fazemos uma associação directa: higiene oral igual a dentes.

A higiene oral no bebé é tão fundamental como num adulto, na verdade esta prática diminui a incidência de cáries dentárias na criança e depois em adulto.

A higiene oral não tem apenas a ver com a higiene dentária mas sim de toda a cavidade oral. A boca é composta por um tecido sensível, que está constantemente a ser renovado. Torna-se por isso importante remover as células mortas e limpá-la, pois esta é facilmente contaminável por microrganismos.

Então, para manter uma boca saudável é importante começar por limpar toda a boca e língua com uma compressa humedecida com água ou leite materno cerca de 2 vezes por dia (de manhã e à noite).

O bebé, como ser humano que é, vive de rotinas, e é importante desde pequeno ensinar-lhe a importância de determinados cuidados, quer estejamos a falar de dormir a determinada hora, de uma alimentação cuidada evitando açucares e doces, ou da higiene oral.

Para que a criança mantenha estes hábitos, é importante que os principais educadores, os  pais, orientem e supervisionem a higiene oral dos filhos, ensinando-lhes qual o objectivo da higiene oral, como o devem fazer e qual a frequência (pelo menos 2 vezes ao dia ou depois de comer doces).

Após a erupção do 1º dente, os cuidados à boca e dentes devem ser mantidos.Continue a limpar a cavidade oral com uma compressa humedecida, dedaleira ou escova macia, pode utilizar uma pequeníssima quantidade de dentífrico (mais ou menos o tamanho da unha do dedo mindinho do bebé) de maneira que, a criança se engolir, não será problemático. Aconselha-se também que no máximo ao 1º ano de vida a criança consulte um dentista.

 


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage