A Importância do Sono do Bebé

O sono é uma necessidade básica. No entanto, no recém-nascido, a sua relevância é ainda maior, pois é durante o sono que se liberta a hormona do crescimento, pelo que, para que cresça e se desenvolva de uma forma saudável o seu sono tem de ser de qualidade.

Cada ciclo de sono do bebé é de cerca de 4 horas e é importante que respeite este período. Não interrompa o sono do bebé. Apenas nas primeiras 2 ou 3 semanas, se o bebé não acordar para comer ao fim de 4 horas, deve despertá-lo e alimentá-lo, para que não haja uma perda de peso acentuada.

Não se admire se o bebé dormir cerca de 20 horas por dia, era ao que estava habituado a fazer quando estava na barriga da mãe. À medida que for crescendo, as horas de sono vão diminuindo.

É essencial que desde cedo, os pais incutam no bebé hábitos de sono e repouso.Provavelmente, nos primeiros meses, o seu bebé passará grande parte do dia a dormir, mas à medida que vai crescendo pode introduzir-lhe um horário diurno e outro noturnoFaça um intervalo de 4 horas entre as mamadas, quer seja de dia ou de noite, até ter a primeira consulta com o pediatra. Se o bebé estiver a aumentar bem o peso pode ir aumentando, gradualmente, apenas o intervalo nocturno. Ao fim de 1 ou 2 meses, já pode fazer 5 ou 6 horas de intervalo à noite, se o bebé quiser.

Por vezes a hora de deitar pode não ser fácil. O bebé adora comunicar e brincar, e a hora de dormir pode não ser bem-vinda. Não se esqueça que o bebé vive muito das emoções que os pais lhe transmitem, não fique aflita com o choro do bebé, este é apenas um modo de comunicar, mantenha-se tranquila e conforte-o evitando pegar-lhe ao colo.

É importante que arranje estratégias para o acalmar, diga-lhe que está na hora de dormir, proporcione um ambiente calmo, tente cumprir sempre o mesmo horário, deite-o na cama dele, pode colocar uma música suave, contar-lhe uma história ou fazer-lhe festinhas, apenas tem que deixar claro que aquele é o sítio e a hora para ele dormir.

A segurança do bebé durante o sono

Para que pais e filhos durmam descansados, e de forma a diminuir o risco do síndrome de morte súbita, é fundamental obedecer a algumas regras de segurança:

  • Coloque o bebé a dormir na posição de barriga para cima;
  • Não ponha almofada ou peluches na cabeçeira do bebé;
  • Proteja as grades do berço;
  • Deixe os lençóis a nível das axilas para evitar que o bebé tape a cara;
  • Eleve ligeiramente a cabeçeira do berço, colocando uma almofada ou turco debaixo do colchão do berço.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage