Alergias Alimentares

A máquina fotográfica e a câmara de filmar estavam a postos para documentar o dia em que a pequena Maria Luísa, de quatro meses, iria comer a primeira papa, todavia, este foi um dia que nunca mais será esquecido pelos seus pais, mas pelas piores razões.

“Bastaram apenas umas colheres para percebermos que algo não estava bem. Ela ficou toda vermelha nas zonas onde a papa tocava e, pouco tempo depois, começou a vomitar e a mostrar dificuldade em respirar. Ligámos de imediato para o INEM e, já no hospital, recebemos o diagnóstico: alergia às proteínas do leite de vaca” – conta Teresa Lemos, mãe de Maria Luísa.

Tratava-se de um caso inequívoco de alergia alimentar: uma reacção de saúde adversa, que envolve risco de vida e que ocorre quando o sistema imunológico reconhece, erradamente, um alimento como uma entidade agressora. Uma condição clínica distinta da intolerância alimentar, ainda que muitas vezes confundidas.

Na verdade, num quadro de intolerância alimentar não está envolvido o sistema imunológico. Trata-se de uma reacção adversa que ocorre após a exposição a um determinado alimento, mas que não implica potencial risco de vida. Um bom exemplo é a intolerância à lactose, que se caracteriza pela incapacidade do organismo digerir este açúcar naturalmente presente no leite e uma condição clínica completamente diferente da diagnosticada à criança do testemunho acima.

Em rigor, pode ser-se alérgico a qualquer alimento, no entanto, está provado que 90% das alergias são causadas por apenas oito. São eles: o leite, o ovo, o trigo, a soja, o peixe, o marisco, o amendoim e os frutos secos de casca rija.

Portugal conta, desde 2013, com uma associação destinada a apoiar quem sofra destas condições clínicas bem como os seus familiares: Alimenta – Associação Portuguesa de Alergias e Intolerâncias Alimentares.

Artigo redigido por Marlene Pequenão, mãe de um menino com alergia à proteína do leite de vaca, e autora do blog O Copinho de Leite, onde conta as suas peripécias diárias e estratégias para lidar com uma condição que afeta toda a alimentação familiar.


Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage