As Consultas do Bebé

A vigilância de saúde do recém-nascido é algo complexa pelo número de elevado de vacinas e consultas a realizar, principalmente no 1º ano de vida do bebé.

Durante a estadia na maternidade o bebé é normalmente avaliado diariamente pelo pediatra, desde o dia seguinte ao nascimento até ao dia da alta. Existem algumas exceções em que o bebé é logo visto ao nascer. Nomeadamente, quando durante a gravidez existe diagnóstico de alguma alteração, partos instrumentados, tais como, ventosa, forceps e cesariana, ou se o enfermeiro deteta que durante o parto existe algo que justifique a presença do pediatra.

Após a saída da maternidade os pais devem marcar:

  • A primeira consulta do bebé entre o 7º e o 10º dia de vida;
  • Se o seu bebé não foi vacinado na maternidade, telefone para o Centro de Saúde ou para o hospital, pois a vacina da BCG normalmente é sob marcação;
  • Entre o 3º e o 6º dia de vida o bebé deverá fazer o teste de diagnóstico precoce, também chamado de teste do pézinho.

No primeiro ano de vida, a vigilância de saúde implica:

  • 1ª consulta entre a primeira e a segunda semana de vida;
  • 2ª consulta ao 1º mês;
  • 3ª consulta aos 2 meses e vacinas;
  • 4ª consulta aos 4 meses e vacinas;
  • 5ª consulta aos 6 meses e vacinas;
  • 6ª consulta aos 9 meses;
  • 7ª consulta aos 12 meses e vacinas.

No entanto, poderá haver necessidade de alterar o plano conforme indicação do profissional de saúde que está a seguir o seu bebé.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage

raul 07/19/17 11:32pm
tenho muitas duvidas visto que no meu pais a carencia de atendimento e conhecimento em postos medico preciso muito da sua ajuda