Como Aliviar as Cólicas do Bebé?

As cólicas são um problema bastante frequente nos recém-nascidos e saber como aliviá-las pode tornar-se o seu melhor aliado. Descubra com as nossas dicas como o fazer, e se necessário pode sempre recorrer a uma Consulta da Cólica com uma enfermeira do VouNascer®.

As cólicas não são mais do que o reflexo do início da actividade intestinal, que pode causar espasmos dolorosos ou até mesmo acumulação e produção de gás a nível intestinal que posteriormente causam dor e desconforto no bebé.

As cólicas podem aparecer logo no 1º ou 2º dia de vida e acabam por passar entre os 3 e os 6 meses de idade.

No entanto existem algumas estratégias que pode utilizar para prevenir e/ou aliviar as cólicas ao seu bebé:

  • Colocar o bebé de barriga para baixo no seu colo tentando fazer uma massagem;
  • Faça uma massagem específica para as cólicas;
  • Confirme a preparação do biberão se o bebé fizer leite artificial, não se esqueça que são 30 ml de água fervida para 1 colher rasa de pó;
  • Coloque sempre o bebé a arrotar a seguir às mamadas;
  • Tente acalmar o bebé falando-lhe suavemente e dando-lhe mimos;
  • Não aplique calor pois pode aumentar a dor por distensão das paredes intestinais;
  • Se vir que o bebé não evacua há 1 dia pode aplicar um microclister.

Caso a situação se mantenha contacte um profissional de saúde, ele poderá aconselhar-lhe outro tipo de leite ou mesmo algum anti-flatulento para minimizar o desconforto das cólicas.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage