Como Colocar o Bebé a Arrotar?

Instintivamente após as mamadas as mães têm tendência a colocar o bebé numa posição mais vertical com o objectivo que este arrote.

O dar tempo para que o bebé arrote permite-lhe expelir o ar que ingeriu durante a mamada. Se não lhe der esse tempo, apenas leva a uma acumulação de ar que pode originar cólicas e mau-estar. No entanto, isto não implica que o bebé tenha imperativelmente de arrotar sempre que come, um adulto também não arrota em todas as refeições, mas dê-lhe tempo para o fazer, e ele arrotará ou não, consoante a sua necessidade.

Mas então como há-de colocar o bebé a arrotar?

  • Tenha o cuidado de pôr o bebé numa posição mais vertical;
  • Pode dar umas palmadinhas leves nas costas;
  • Aguarde 10 a 15 minutos e seguidamente coloque-o no berço;
  • Por vezes passado algum tempo, principalmente se o bebé não arrotou, pode ficar incomodado e chorar, levante-o e vai ver que, se for desconforto por ainda ter ar para expulsar, ele arrota quase instantâneamente.

O bebé deve ser sempre colocado para arrotar a seguir às mamadas, quer este faça leite materno ou artificial, porque muitas vezes as tetinas podem não estar bem preenchidas de leite e durante a mamada o bebé ingerir ar.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage