Manchas Azuladas Nas Nádegas do Bebé

É possível que alguns bebés ao nascer apresentem uma mancha azulada ou arroxeada na região do rabinho, esta é normal e não tem qualquer significado, saiba algumas curiosidades à cerca desta alteração do bebé.

Alguns bebés, nomeadamente os mais morenos, apresentam com alguma frequência a chamada mancha mongólica. Esta é uma mancha de cor azulada que surge principalmente na região das nádegas, coxa ou costas. Ninguém sabe muito bem qual a sua origem, mas o importante é que não tem significado clínico e desaparece durante a infância.

Antigamente, existia uma crença, principalmente nas culturas orientais, de que a alma não queria encarnar e a mancha seria devido a um pontapé dos espíritos para a alma encarnar no bebé. É importante reter que esta mancha não surge devido a qualquer traumatismo quer físico quer espiritual, e não está relacionada com o Síndrome de Down.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage