Massagem Para o Alívio das Cólicas

As cólicas são um problema que os bebés enfrentam normalmente até ao 4º mês de vida, quer seja devido à imaturidade intestinal ou à ingestão de ar ao mamar. No entanto, os pais são também afetados na medida em que podem sentir-se impotentes para responder de forma eficaz às necessidades do seu filhote.

Existe uma maneira simples e eficaz para aliviar as cólicas do bebé: a massagem abdominal. Este tipo de massagem ajuda a movimentar os gases e as fezes presentes no intestino de forma a que mais facilmente sejam libertadas.

Os passos para realizar esta massagem consistem em:

  • Acalmar o bebé, dê-lhe, por exemplo, a chucha com um pouco de leite;
  • Desenhe um círculo com a sua mão no abdómen do bebé no sentido dos ponteiros do relógio;
  • Realize alguma pressão com os seus dedos, desenhando um U invertido começando da direita para a esquerda do bebé;
  • Faça o movimento “andar de bicicleta” com as pernas do bebé;
  • Pressione as pernas contra o abdomén de forma a obrigar o bebé a orientar a força para evacuar;
  • Se necessário, estimule a zona anal com toalhete, pressionando ligeiramente o ânus, ou com a cânula do micro clister, fazendo movimentos circulares de pequena amplitude.

Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage