O Banho do Bebé

O banho do bebé não serve apenas para promover a sua higiene e conforto, existem outras vantagens associadas sendo uma das mais importantes a promoção da relação entre pais e filhos.

Apesar da função primordial do banho ser a de higiene existem outros benefícios associados, tais como:

  • Promover o conforto do bebé;
  • Estimular a circulação sanguínea;
  • É um exercício para o seu filhote;
  • Proporciona relaxamento;
  • E é um momento propício à promoção da relação afectiva entre pais e filhos.

O banho do bebé é um momento íntimo de fortalecimento da relação entre pais e filho. No caso de já ter outro(s) filho(s) este deverá ser incluído nos cuidados ao bebé de modo a evitar sentimentos de frustração, inveja ou abandono. Deixe que o irmão mais velho lave as pernas e os pés do bebé, incentive o seu sentimento de protecção perante o bebé e elogie-o pelo seu esforço.

O banho pode ser dado diariamente, embora não tenha nenhum carácter obrigatório. Deve ser antes das refeições, sensivelmente à mesma hora para que o próprio bebé comece a assimilar rotinas. A maioria dos casais prefere dar o banho ao fim da tardeantes do jantar, uma vez que ajudará o bebé a relaxar e a dormir melhor e também porque a esta hora têm mais disponibilidade e calma para poderem dispensar toda a sua atenção ao seu filho.

Existem algumas contra-indicações para o banho nomeadamente infecções da pele ou do coto umbilical. Se for este o caso recorra a um profissional de saúde, para que ele lhe indique se pode tomar banho, e quais os produtos aconselhados para a sua situação.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage