O Bebé e a Praia!

Os benefícios da praia são inúmeros, no entanto, existem cuidados e regras básicas que devem ser respeitadas.

Os bebés com menos de 6 meses não devem ir à praia, apenas podem passear cerca das 19h00 junto à praia. A sua pele ainda é muito sensível e não deve estar exposta ao sol. Também se deve evitar que o bebé esteja em locais muito quentes, pois o seu corpo transpira podendo levar facilmente à desidratação.

Quando o bebé tiver cerca de 1 ano pode ir uma hora à praia, entre as horas de menos calor, das 9h às 10h ou das 18h às 19h.

Existem algumas regras básicas que deve ter presentes, independentemente da idade da criança, para evitar problemas de saúde e acidentes:

  • Escolha um protetor solar mineral, este é mais eficaz a proteger a pele sensível do bebé. O protector deve ser colocado antes de sair de casa;
  • Na praia ou piscina aplique protetor solar de 2 em 2 horas, quando ele for  maior e estiver na praia durante mais tempo;
  • Mantenha sempre o chapéu na cabeça e a t-shirt vestida;
  • Evite a exposição solar das 11h00 às 17h00, pois é quando a incidência de raios ultravioleta é maior;
  • Ofereça líquidos com frequência, dependendo da alimentação do bebé, para evitar a desidratação;
  • Escolha praias com vigilância e cumpra a sinalização;
  • Esteja atenta junto da água para evitar afogamentos.

Depois de um dia cansativo de praia é importante que a criança durma uma sesta para repor as energias.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage