O Meu Bebé Tem a Cabeça Oval

Quando o bebé nasce, sonhamos com um recém-nascido perfeito, de cabeça redondinha, no entanto, a realidade é um pouco diferente, a maioria dos bebés nascem com a cabeça oval ou achatada, com nódoas negras ou pequenas feridas. Porquê?

A maioria dos bebé que nascem de parto vaginal, têm a cabeça “deformada” e oval. A esta moldagem dos ossos da cabeça do bebé é chamado encavalgamento, e deve-se ao facto dos ossos craneanos ainda não estarem solidificados e desta forma poderem adaptar-se ao canal vaginal, passadas 24/48 horas as melhoras são significativas, e ao fim de uma semana o bebé terá uma cabeça perfeita.

Os bebés que nascem por fórceps podem ainda apresentar algumas macerações e nódoas negras na região da face e orelhas, devido às colheres dos fórceps, mas depresssa desaparecerão sem deixar cicatrizes.

Quando o parto é por ventosa o bebé pode ficar com uma bossa de líquido na cabeça, causada pela força de vácuo e tracção exercida pela ventosa, esta também é reabsorvida em pouco tempo e denomina-se de Caput Succedaneum ou cefalo-hematoma.

Por vezes até o nariz pode vir um pouco distorcido devido à maneira como o bebé estava posicionado no útero da mãe, ganhando um posicionamento “vicioso”.

Qualquer uma destas alterações são normais e ao fim de 3 a 5 dias revertem espontaneamente, ao fim de mais ou menos uma semana o seu bebé terá uma cabeça redondinha e perfeita.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage

Deborateresadeoliveira 10/28/17 10:01am
Na ultra-som disse que minha neta tá com a cabeça com 31 cm minha filha tá de 34 semanas a mulher do ultra-som disse que nao tá normal estamos iper preocupadas já que ela nao tem Zika nao foi picada por mosquito. Pode mudar esse quadro até o final da gestação no início tava tudo normal estamos desesperada triste
Claudia cossa 09/08/17 10:19am
Eu to arasada meu bb ta cm dois meses kuando cortei o cabelo dele notei k uma parte ta mais bicuda k a outra sera k tem uma forma de corigir isso
Loainy 06/14/17 12:50pm
Meu bb esta cm 2 meses e a cabeçinha dele esta meio pontudinha minnha tia fica dizendo sempre isso, e percebi q realmente esta sera q ao passar do tempo vai ficar redondinha bonitinha? Comecei a trocar ele de lado so q ele nao gosta pos desde d maternidade eu deixava ele durmi mais de um lado só, to preoculpada cm isso !???
Eduardo Nunes 03/17/17 3:56am
Minha neta ja tem uma quase 15 dias que nasceu e sua cabeça ainda continua ovalada
Caio 03/09/17 6:58pm
Boa tarde minha filha nasceu.o tem de 34 semanas e dois dias o Narizinho dela está um.poucl achatado um lado e a cabecinha dela está redonda e olhos tb oq pode ser isso ? Eles fizeram ultrassom n constou nada agora vai fazer um exame para ver os cromossomos isso quer dizer q minha filha tem algo ou não?
Desde já agradeço
Simone 03/03/17 10:05pm
Já faz dez dias o nascimento da minha filha e ainda continua enxada!
Susana Carvalho de Oliveira 01/26/17 6:36pm
Regiane,

Então deverá ir ao pediatra para que ele para que seja avaliado.
REGIANE 01/25/17 3:35pm
O meu bebê já está com 12 dias e a bolsa da cabeça não voltou normal ainda