O Meu Bebé Tem Manchas Vermelhas na Face

As manchas avermelhadas normalmente incidentes na face do bebé devem-se a uma dilatação dos vasos sanguíneos superficiais e na sua maioria regridem, saiba em mais pormenor o que são estes hemangiomas.

Alguns bebés após o nascimento apresentam umas manchas avermelhadas normalmente na testa, pálpebras ou nuca, a essas manchas chama-se hemangioma infantil. Estas quando pressionadas tomam uma cor esbranquiçada que depois retorna á sua cor normal, isto deve-se à dilatação dos capilares, que são pequenas veias finas e superficiais, e na sua maioria desaparece cerca do 1º/2º ano de vida do bebé.

Existe uma ligeira percentagem de bebés, cujos hemangiomas não regridem acompanhando a criança para o resto da vida. Não existe própriamente uma causa atribuível para o aparecimento destas manchas, crê-se que seja uma anomalia congénita levando a um desenvolvimento anormal da rede capilar. Estes hemangiomas podem aparecer em vários locais da pele mas também orgãos internos, sendo necessário fazer uma vigilância das lesões com um dermatologista para controlo da situação.

Conforme o tipo de hemangioma, caso este não seja o hemangioma infantil que regride espontaneamente, existem vários tratamentos possíveis, normalmente os mais usuais são a electrocoagulação, excisão da lesão ou criocirurgia, embora na sua maioria os hemangiomas revelem-se apenas uma questão estética, sem outras complicações associadas.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage

carlos silva de oliveira 07/15/17 8:05pm
Mas isso e normal minha filha tem macha vermelha no dois olhos ela tem 10 dias so isso e normal?? Sai