O Que é a Neonatologia?

Muitas vezes, os bebés nos primeiros dias de vida podem necessitar de cuidados especializados e de uma maior vigilância, tendo de ficar no serviço de neonatologia.

A Neonatologia é um serviço que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, geralmente é amplo e espaçoso, e está presente na grande maioria das maternidades. Dispõe de uma equipa, de enfermeiros experientes e médicos especialistas em neonatologia, pronta a dar resposta às mais variadas situações tais como: prematuros (bebés que nascem antes do final do tempo), bebés com dificuldade em respirar, com dificuldade em comer, ou outras complicações.

Este serviço pode ter um aspeto um pouco assustador, com berços que parecem caixas (incubadoras), monitores que apitam, máquinas, umas que geram impulsos para o bebé respirar, outras que controlam o soro e outras que emitem luzes fortes, dependendo dos cuidados de que cada bebé precisa. A dinâmica do serviço normalmente é organizada e calma, para evitar que os bebés sejam muito estimulados, tentando ao máximo respeitar o ritmo de cada um.

As visitas a este serviço são muito restritas, devido à fragilidade e suscetibilidade dos bebés que lá se encontram, daí muitas vezes haver um controlo rígido das mesmas, podendo apenas entrar avós e irmãosOs pais, são as únicas pessoas que não são consideradas visitas e podem permanecer 24 horas junto do bebé.

Enquanto o bebé estiver internado não precisará de muita roupa, no entanto, se desejar, pode trazer uma ou duas peças, com o cuidado de lavá-la em casa. Também é permitido um brinquedo, desde que não tenha pelos e que seja de material lavável.

Sabendo os enfermeiros, que esta é uma altura de grande fragilidade também para os pais, sempre que possível estes são envolvidos nos cuidados ao bebé: para mudar a fralda, dar de comer, ou até mesmo dar o primeiro banho, caso não consiga estar presente, combine com a enfermeira uma hora que lhe dê jeito para participar nos cuidados ao seu filho.

Se estiverem interessados, alguns hospitais realizam visitas guiadas aos casais grávidos que são seguidos nas consultas. Informe-se junto do seu hospital!

Artigo redigido pela Enfermeira Mónica Bráz, Enfermeira no Serviço de Neonatologia e Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage

Chiquinho chico inacio 10/13/17 6:13pm
Gostei
Celine 09/14/17 12:10am
Muito bom
Mara Byrne 08/15/17 8:02am
Cois mais fofa e dedicada do mundo. Parabens aos profissionais da area.
Roberto Gomes 07/25/17 4:59pm
parabens amada Suzana enfeimeira DEUS continue usando vc para trazer mais saude aos bbs e alegria as mamães