O Que é o Teste do Pézinho?

O teste do pézinho, ou teste de diagnóstico precoce, é um exame que todos os recém-nascidos devem realizar entre o 3º e o 6º dia de vida. Este pode ser realizado no centro de saúde, hospital ou no domicílio por um enfermeiro, e consiste na colheita de um pouco de sangue do calcanhar do bebé (daí a denominação de teste do pézinho) para um papel próprio, que deverá ser preenchido com os dados da mãe.

Posteriormente a entidade que realiza o teste ou os próprios pais enviam para o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Este teste permite fazer o despiste de 25 doenças metabólicas, tais como a fenilcetonúria ou tirosinémia, que resultam de erros inatos do metabolismo dos alimentos, daí a necessidade de ter 3 dias de alimentação para realizar o teste, além das doenças metabólicas é ainda rastreado o hipotiroidismo congénito. Poderá consultar o descritivo de todas as doenças em www.diagnosticoprecoce.org.

Algumas das doenças pesquisadas podem ter um cariz hereditário e felizmente são poucos os casos que dão positivo. No entanto, embora a percentagem de casos seja relativamente baixa, o facto de saber antecipadamente se o seu bebé sofre de alguma doença metabólica permite um melhor controlo e introdução precoce da medicação, podendo evitar algumas complicações.

Após a realização do teste, o resultado pode ser confirmado, através da internet, com o código de barras destacável que o enfermeiro lhe fornecerá no momento da colheita de sangue. Caso não possua internet não fique alarmada, pois em caso de alterações no teste ou necessidade de repetir o mesmo alguém do instituto entrará em contacto telefónico consigo, e fará o encaminhamento devido.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage