O Que é um Bebé Prematuro?

Diz-se que quem decide o momento de nascer são os bebés, e na realidade isto não está muito longe da verdade. 

Existe um tempo ideal para a gravidez, que são os 9 meses ou mais corretamente 40 semanas, podendo considerar-se normal o bebé nascer 3 semanas antes ou uma depois das 40 semanas. Fora deste timing específico o bebé será considerado prematuro ou pré-termo (antes do tempo) ou pós-termo (depois do tempo).

A partir das 24 semanas de gestação o feto é considerado viável, pelo que a partir dessa altura poderá nascer, ainda que o seu prognóstico seja reservado. Se o bebé nascer entre as 24 e as 36 semanas mais 6 dias é considerado um bebé prematuro ou pré-termo, isto é, que nasceu antes do tempo considerado espectável.

Se o bebé nasce entre as 37 e as 42 semanas denomina-se de recém-nascido de termo, isto é, que atingiu o tempo considerado normal e suficiente para estar apto a sobreviver sem ajuda para respirar ou comer. Claro que o facto de um bebé nascer prematuro ou de termo não quer imperativamente dizer que este necessite ou não de ir para a neonatologia (serviço com incubadoras, especializado em recém-nascidos com dificuldades de adaptação ao meio fora do útero materno), isto tudo depende da maneira como o bebé responde à vida fora da barriga da mãe. No entanto, é com alguma segurança que se pode afirmar que um bebé que nasce antes das 34 semanas de gestação certamente irá para a neonatologia, pois ainda tem o reflexo da sucção débil e terá muito provavelmente dificuldade em alimentar-se sozinho.

Atualmente já existem muito poucos partos pós-termo, isto é, depois das 42 semanas, pois chegando a mulher às 41 semanas de gravidez os médicos resolvem fazer uma indução do trabalho de parto, isto é, provocar contrações para que a mulher entre em trabalho de parto.

Nos dias que correm existe um risco acrescido de partos prematuros, em parte devido a fatores tais como o aumento da idade materna, as patologias (doenças) decorrentes de uma gravidez no final da idade fértil e o estilo de vida stressante e muitas vezes pouco saudável que tornam esta situação cada vez mais real. Para prevenir um parto pré-termo é importante beber muita água, adotar uma alimentação saudável, evitar hábitos nocivos como o tabaco e principalmente estar atenta às indicações do profissional de saúde que a acompanha.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage

Jeniffer 11/10/17 1:01pm
Oi tenho iic tenho hoje apenas 10 mm, estou com 29 sem. Estou muito preocupada, será q consigo chegar pelo menos as 36 semanas???
Vc já viu algum caso q tenha chegado sem cerclagem?? Pois so uso utrogestam e estou de repouso
Andrea 09/14/17 1:19pm
Sandra...com quantos kilos e mediu quanto o seu bebê?
Lorrane 06/25/17 3:06pm
Amém
Sandra 06/14/17 12:35am
bo a noite meu bebê nasceu de 36 semanas hoje ele completa 8 dias de nascido,não precisou ficar na o ti neonatal mas torne o tempo todo Esso e normal
Andressa 06/01/17 1:05pm
A médica disse que meu útero ta em contrações ique ela qz dizer
Leidiane 05/19/17 7:26pm
Diabetes gestacional controlada com quantas semanas faz a cesária?