O Que São Gengivo-Estomatites?

As gengivo-estomatites são uma doença caracterizada pela presença de lesões vesiculares (semelhantes a borbulhas), provocadas pelo vírus do herpes, dolorosas que aparecem nas gengivas, língua e por vezes lábios. Esta doença tem uma maior incidência entre crianças dos 6 meses de idade até aos 5 anos de vida.

Estas lesões são muito contagiosas quer directa quer indirectamente, isto é por contacto directo com outra criança infectada ou por contacto com material infectado (brinquedos, talheres, escovas de dentes, chuchas, etc), por esta razão deve evitar o contacto com outras crianças e o bebé não deve frequentar o infantário enquanto as lesões estiverem presentes.Os sintomas associados às gengivo-estomatites são: produção excessiva de saliva, mau hálito (halitose), aumento do volume dos gânglios linfáticos e dor ao alimentar-se ou ao colocar alguma coisa na boca, pelo que estão muitas vezes associadas à recusa alimentar, perda de peso, dificuldade em pegar na mama ou em chuchar na chucha ou biberão. A criança pode ainda apresentar febre e/ou irritabilidade.

Quanto ao tratamento, não existe um tratamento curativo, este apenas se resume ao controlo dos sintomas, ou seja, administrar medicamentos para baixar a febre (antipiréticos), bochechar com desinfectantes e analgésicos para diminuir a dor e anestesiar levemente a boca, oferecer líquidos para hidratar a criança, oferecer alimentos frios e moles, sem sal e não ácidos para evitar causar mais dor ao bebé e manter materiais que possam ter contacto com a boca do bebé bem higienizados.

Mais ou menos entre 1 a 2 semanas a lesões regridem e a criança volta comer normalmente, retornando ao seu peso habitual.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage