Os Soluços no Bebé

Muitas mamãs referem que já na barriga sentiam os seus bebés soluçar, no entanto, com o nascimento, o problema não passa e é mais intenso nas primeiras semanas de vida.

Os soluços devem-se à imaturidade do sistema nervoso do bebé, que causa irritação de um nervo. Este por sua vez incute contrações ritmadas a nível do diafragma.

Os soluços não têm qualquer tipo de significado clínico e, com o passar do tempo, têm tendência a ser menos frequentes.

Não existe propriamente uma solução para que o bebé deixe de soluçar. Pode sempre tentar, como faziam as nossas avós, colocar um pedaço de lã na testa do bebé, mas cientificamente, este método, não tem fundamento e normalmente o resultado não é muito favorável. Pode sim tentar mudar o padrão respiratório do bebé, soprando-lhe ligeiramente para a cara ou colocando-o de bruços, sempre sob vigilância, para que a sua respiração volte ao normal e assim acabe com os soluços.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage