Pesar, ou Não Pesar?
O peso do bebé é considerado pelos pais como uma medida previlegiada que identifica o bem-estar do bebé, e nas primeiras semanas de vida, quando a balança mostra que o bebé perdeu peso, este pode ser um fator de stress.
Um bebé recém-nascido de termo, isto é, entre 37 e 41 semanas de gestação, tem um peso médio entre os 2900g e os 3500g. Este é sempre um momento de ansiedade para os pais, daí muitas maternidades apenas pesarem o bebé no dia da alta, para servir de referência.
Os pais ficam surpreendidos ao verificarem que os bebés perdem peso nos primeiros dias de vida, não se preocupe, é normal nos primeiros 3 dias haver uma perda de peso de cerca de 10% do peso de nascença, isto deve-se ao facto do bebé começar a urinar e evacuar com mais frequência, perdendo grande parte dos líquidos acumulados.
A partir do 3º ou 4º dia o peso começa a estabilizar, devido à chamada “descida de leite”, em que o leite materno passa de colostro para leite de transição, sendo este último mais rico em gordura. Por volta do 15º dia de vida o bebé deve já ter recuperado o peso de nascença.
Perante o descrito anteriormente torna-se irrelevante pesar o bebé diariamente, a não ser que haja indicação expressa do profissional de saúde nomeadamente em bebés de baixo peso, bebés prematuros ou bebés que tem dificuldade a mamar, que necessitam de uma vigilância mais apertada.