Porque é Que o Bebé Bolça ou Regurgita?

Bolçar é algo que dizemos com naturalidade quando falamos de bebés “mas o que é?” e “por que acontece?”

Regurgitar ou bolçar é normal em bebés saudáveis, esta é uma situação que se deve à imaturidade da cárdia (válvula que impede que o conteúdo do estômago volte para a boca) que abre com facilidade.

Dada esta falta de experiência da cárdia existem algumas situações que podem favorecer a regurgitação, nomeadamente:

  • Se o bebé está mal adaptado à mama ou à tetina, isto implica uma maior ingestão de ar, que aumenta a pressão do estômago, fazendo compressão sobre a cárdia forçando a sua abertura;
  • Se o bebé come sofregamente ou em demasia, pois aumenta igualmente a pressão no estômago;
  • Se o bebé arrotar e a cárdia naturalmente terá de abrir para deixar passar o ar, e ao mesmo tempo deixa passar também algum do conteúdo do estômago;
  • Se o bebé está deitado, porque o conteúdo do estômago se encontra mais próximo da cárdia, daí se esta acidentalmente abrir há automaticamente saída desse conteúdo.

Na maioria das vezes este problema desaparece, progressivamente à medida que a criança cresce, até ao primeiro ano de vida. No entanto, não deixe de o comunicar a um profissional de saúde para que ele possa avaliar qual a sua evolução e adaptar algumas estratégias à sua situação particular.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage