Que Pasta Branca Envolve o Bebé ao Nascer?

Quando o bebé nasce vem envolto numa pasta branca pegajosa e pouco estética, no entanto esta é extremamente útil. Cerca da 18ª semana de gravidez a pele do bebé começa a produzir uma substância branca e pegajosa, à qual denominamos de vérnix caseosa.

Esta substância hidrata a pele do bebé evitando que se criem fissuras ou mesmo feridas, por o bebé estar exposto ao meio aquático durante tanto tempo. A quantidade de vérnix ao nascer difere de bebé para bebé, pois está intimamente ligada com a idade gestacional, por exemplo, bebés prematuros têm tendência a nascer com uma maior camada de vérnix, pois supostamente ainda deveriam estar expostos ao meio aquático durante mais tempo.

Esta camada protectora e hidratante não deve ser removida, após o nascimento o bebé deve ser apenas seco, pois esta ainda vai absorvida pela pele, por esta razão é que depois de 9 meses na água os bebés têm uma pele sedosa e macia e não “enrrugada”.

Além de ser absorvido pela pele, o vérnix será também em parte removido pelo banho e ao fim de 3 ou 4 dias já haverá poucos vestígios dessa pasta hidratante. Por isso é importante que começe a hidratar o corpo do bebé com um creme hidratante específico para bebés, para que a sua pele possa continuar macia e protegida.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage

Consuelo Souto Cavalcante Amaral 11/22/17 12:59am
Parabéns minha querida,pela clareza da sua explicação.
Continue empenhada em sua sublime tarefa de trazer vidas ao mundo!
Grande abraço
Nara 07/21/17 3:45pm
O meu filho nasceu com essa pasta branca nos ouvidos.via se até à orelha.a enfermeira disse me que não era necessário limpar...que devia deixar absorver.é verdade? Isso pode de alguma forma influênciar nos testes auditivos do bebé?
Renato Aragão 07/21/17 7:26am
Chamei meu filho de chocolate branco, por conta dessa camada, ele ficou conhecido no hospital, pois foi muito pelo corpo.
Denise Balabuch 06/17/17 10:40pm
Minha filha nasceu com essa pasta na cor marrom. Tem alguma explicação?
Elaíse 04/19/17 6:47pm
Muito bom artigo, Dra Susana Oliveira.
Susana Carvalho de Oliveira 01/20/17 12:51pm
Obrigada Eliana. Esperamos ajudar muitos papás.
Eliana piris 01/20/17 10:28am
Q lindo o seu trabalho ,e com os filhos,q Deus continue te abençoando.Parabéns! Bjs