Que Pasta Branca Envolve o Bebé ao Nascer?

Quando o bebé nasce vem envolto numa pasta branca pegajosa e pouco estética, no entanto esta é extremamente útil. Cerca da 18ª semana de gravidez a pele do bebé começa a produzir uma substância branca e pegajosa, à qual denominamos de vérnix caseosa.

Esta substância hidrata a pele do bebé evitando que se criem fissuras ou mesmo feridas, por o bebé estar exposto ao meio aquático durante tanto tempo. A quantidade de vérnix ao nascer difere de bebé para bebé, pois está intimamente ligada com a idade gestacional, por exemplo, bebés prematuros têm tendência a nascer com uma maior camada de vérnix, pois supostamente ainda deveriam estar expostos ao meio aquático durante mais tempo.

Esta camada protectora e hidratante não deve ser removida, após o nascimento o bebé deve ser apenas seco, pois esta ainda vai absorvida pela pele, por esta razão é que depois de 9 meses na água os bebés têm uma pele sedosa e macia e não “enrrugada”.

Além de ser absorvido pela pele, o vérnix será também em parte removido pelo banho e ao fim de 3 ou 4 dias já haverá poucos vestígios dessa pasta hidratante. Por isso é importante que começe a hidratar o corpo do bebé com um creme hidratante específico para bebés, para que a sua pele possa continuar macia e protegida.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage

Joana lira 07/08/18 7:32pm
Muito boa essa matéria,eu não tinha ideia de por quê um bebê nascia ensebado e outros não.
Marcilene Carvalho 02/02/18 8:34am
Perfeito a matetia, dou nova na área e estou apaixonada po esse trabalho. Quero aprender mais sobre RN. Trabalhi em uma maternide na Neo. Bjkus...
Arianesergio 01/19/18 8:55am
Como eu tiro o amarelão que fico no meu filho a pois porto tem um estratete pra osto?
Mercedes 12/30/17 2:11pm
Oi Susana!
parabéns pelo seu trabalho maravilhoso
Achei essa matéria quando estava procurando uma curiosidade.
Quem sabe você já tenha visto isso antes
"uma pessoa me falou que ela nasceu com o manto de Nossa Senhora, trata-se de um manto branco que envolve o corpo inteiro e depois vai encolhendo e fica pequenininho, diz que é muito raro e que só três pessoas na família nasceram com esse manto"
Você já viu isso??
Obrigada Bjs!!
Consuelo Souto Cavalcante Amaral 11/22/17 12:59am
Parabéns minha querida,pela clareza da sua explicação.
Continue empenhada em sua sublime tarefa de trazer vidas ao mundo!
Grande abraço
Nara 07/21/17 3:45pm
O meu filho nasceu com essa pasta branca nos ouvidos.via se até à orelha.a enfermeira disse me que não era necessário limpar...que devia deixar absorver.é verdade? Isso pode de alguma forma influênciar nos testes auditivos do bebé?
Renato Aragão 07/21/17 7:26am
Chamei meu filho de chocolate branco, por conta dessa camada, ele ficou conhecido no hospital, pois foi muito pelo corpo.
Denise Balabuch 06/17/17 10:40pm
Minha filha nasceu com essa pasta na cor marrom. Tem alguma explicação?
Elaíse 04/19/17 6:47pm
Muito bom artigo, Dra Susana Oliveira.
Susana Carvalho de Oliveira 01/20/17 12:51pm
Obrigada Eliana. Esperamos ajudar muitos papás.
Eliana piris 01/20/17 10:28am
Q lindo o seu trabalho ,e com os filhos,q Deus continue te abençoando.Parabéns! Bjs