Que Pasta Branca Envolve o Bebé ao Nascer?

Quando o bebé nasce vem envolto numa pasta branca pegajosa e pouco estética, no entanto esta é extremamente útil. Cerca da 18ª semana de gravidez a pele do bebé começa a produzir uma substância branca e pegajosa, à qual denominamos de vérnix caseosa.

Esta substância hidrata a pele do bebé evitando que se criem fissuras ou mesmo feridas, por o bebé estar exposto ao meio aquático durante tanto tempo. A quantidade de vérnix ao nascer difere de bebé para bebé, pois está intimamente ligada com a idade gestacional, por exemplo, bebés prematuros têm tendência a nascer com uma maior camada de vérnix, pois supostamente ainda deveriam estar expostos ao meio aquático durante mais tempo.

Esta camada protectora e hidratante não deve ser removida, após o nascimento o bebé deve ser apenas seco, pois esta ainda vai absorvida pela pele, por esta razão é que depois de 9 meses na água os bebés têm uma pele sedosa e macia e não “enrrugada”.

Além de ser absorvido pela pele, o vérnix será também em parte removido pelo banho e ao fim de 3 ou 4 dias já haverá poucos vestígios dessa pasta hidratante. Por isso é importante que começe a hidratar o corpo do bebé com um creme hidratante específico para bebés, para que a sua pele possa continuar macia e protegida.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.