"Sapinhos" no Bebé

Os “sapinhos”, ou candidíase oral, são um problema relativamente comum nas crianças, principalmente a partir do momento em que vão para a creche.

Esta infeção pode ser adquirida pelo bebé na passagem pelo canal de parto, caso a mãe tenha candidíase vaginal, ou pelo contacto com materiais ou crianças que estejam infetadas, nomeadamente através da troca de chuchas ou biberões, ou mesmo pelas mãos dos cuidadores, pelo que uma boa higiene das mãos e dos materiais se torna fundamental.Os “sapinhos” são uma infeção da cavidade oral, neste caso, causada por fungos. Caracteriza-se pela presença de placas brancas na língua e/ou gengivas, sendo facilmente confundidas com placas de leite. A diferença é que, são de difícil remoção por estarem aderentes à mucosa e podem, eventualmente, sangrar.

Estas lesões causam dor e por isso deve estar atenta a alguns sinais do bebé, tais como irritabilidade, choro associado à sucção, quer seja na chucha, mama ou biberão, podendo mesmo levar à recusa alimentar.

Caso o seu filho tenha “sapinhos” deverá recorrer a um profissional de saúde para que este lhe passe uma guia de tratamento com um antifúngico. Este problema não é grave, mas pode ser incomodativo para o bebé, e se os materiais não forem bem limpos a doença pode voltar a aparecer.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage