As Doulas
As doulas são um grupo de profissionais que tem ganho cada vez mais visibilidade em Portugal.
Doula é uma palavra de origem grega, que significava “a serva que ajuda outras mulheres”. Agora é conhecida pelo apoio específico e contínuo na área da saúde materna. O apoio emocional e físico, constante e ininterrupto, é uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde para o nascimento.
A Doula é uma profissional, preparada para dar apoio emocional, físico e informativo, antes, durante e após o parto. Já viveu a experiência da maternidade, e reconhece esta fase como uma das mais importantes, se não mesmo a mais importante, da vida da mulher e da qual guardará memória para sempre. Apoia a mulher e acompanhante na preparação e procura para alcançar os seus planos e desejos para o nascimento.
Se pensa recorrer a uma doula, esta...
- …não tem formação médica ou de enfermagem, daí que não realiza qualquer ato médico, como: medir tensão arterial, escutar o bebé, toques vaginais, etc.
- …partilhará contactos, vivências e experiências das famílias apoiadas.
- …procura ajudar a mulher a reforçar a sua confiança, identificando os seus pontos fortes e aspetos em que precisa de focar a sua atenção, de forma a proteger-se a si própria e ao seu bebé.
- …não pode tomar decisões pela futura mãe. A Doula fornece informação, no sentido de poder fazer escolhas conscientes. Ao delinear os seus desejos para o parto, se houver divergências, a Doula ajudará.
- …não compete à Doula falar com os profissionais de saúde pela mulher, relativamente a assuntos sobre os quais estejam a ser tomadas decisões. A Doula conversará consigo sobre as suas dúvidas e poderá sugerir opções. Mas só a mulher/casal deverá falar sobre si próprios com a equipe médica.
- …é um apoio importante, mas a mulher e o seu acompanhante são as pessoas chave, sendo que a futura mamã e bebé são os protagonistas deste enredo.
Artigo redigido com base no site www.bionascimento.com, gerido pela Doula Sandra Oliveira.