As Doulas

As doulas são um grupo de profissionais que tem ganho cada vez mais visibilidade em Portugal. 

Doula é uma palavra de origem grega, que significava “a serva que ajuda outras mulheres”. Agora é conhecida pelo apoio específico e contínuo na área da saúde materna. O apoio emocional e físico, constante e ininterrupto, é uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde para o nascimento.

A Doula é uma profissional, preparada para dar apoio emocional, físico e informativo, antes, durante e após o parto. Já viveu a experiência da maternidade, e reconhece esta fase como uma das mais importantes, se não mesmo a mais importante, da vida da mulher e da qual guardará memória para sempre. Apoia a mulher e acompanhante na preparação e procura para alcançar os seus planos e desejos para o nascimento.

Se pensa recorrer a uma doula, esta...

  • não tem formação médica ou de enfermagem, daí que não realiza qualquer ato médico, como: medir tensão arterial, escutar o bebé, toques vaginais, etc.
  • partilhará contactos, vivências e experiências das famílias apoiadas.
  • procura ajudar a mulher a reforçar a sua confiança, identificando os seus pontos fortes e aspetos em que precisa de focar a sua atenção, de forma a proteger-se a si própria e ao seu bebé.
  • …não pode tomar decisões pela futura mãe. A Doula fornece informação, no sentido de poder fazer escolhas conscientes. Ao delinear os seus desejos para o parto, se houver divergências, a Doula ajudará.
  • …não compete à Doula falar com os profissionais de saúde pela mulher, relativamente a assuntos sobre os quais estejam a ser tomadas decisões. A Doula conversará consigo sobre as suas dúvidas e poderá sugerir opções. Mas só a mulher/casal deverá falar sobre si próprios com a equipe médica.
  • é um apoio importante, mas a mulher e o seu acompanhante são as pessoas chave, sendo que a futura mamã e bebé são os protagonistas deste enredo.

Artigo redigido com base no site www.bionascimento.com, gerido pela Doula Sandra Oliveira.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage