Como e Quando São Colhidas as Células Estaminais?
As pesquisas e tratamentos realizados com células estaminais tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, no entanto é natural que este procedimento levante muitas dúvidas e questões, tais como: Como se processa a recolha? É doloroso? Quem o executa?
As células estaminais são células mãe que estão presentes na nossa circulação durante toda a vida, no entanto, é no sangue do cordão umbilical do recém-nascido que estas se encontram em maior quantidade, daí este ser o momento preferencial para a sua colheita.
A recolha do sangue do cordão umbilical é feita após o nascimento do bebé e depois do corte do cordão, antes da expulsão da placenta, sendo o procedimento efetuado pelo enfermeiro ou médico que realiza o parto.
Depois da colheita, o sangue é acondicionado conforme as indicações do laboratório e é colhido sangue à mãe para análises sanguíneas. É importante que antes de ir para a maternidade preencha todos os formulários do kit, com exceção do que diz “a preencher pelo profissional de saúde”.A recolha é feita a partir da punção de um dos vasos do cordão umbilical, com uma agulha, que drena o sangue para um saco próprio. Este processo é rápido, dura cerca de 2 a 3 minutos, e é completamente indolor, quer para a mãe quer para o bebé, uma vez que, além do cordão não ter terminações nervosas, este já não se encontra ligado ao bebé.
Posteriormente é só contactar a transportadora para ir levantar o kit ao hospital.