Como e Quando São Colhidas as Células Estaminais?

As pesquisas e tratamentos realizados com células estaminais tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, no entanto é natural que este procedimento levante muitas dúvidas e questões, tais como: Como se processa a recolha? É doloroso? Quem o executa?

As células estaminais são células mãe que estão presentes na nossa circulação durante toda a vida, no entanto, é no sangue do cordão umbilical do recém-nascido que estas se encontram em maior quantidade, daí este ser o momento preferencial para a sua colheita.

A recolha do sangue do cordão umbilical é feita após o nascimento do bebé e depois do corte do cordão, antes da expulsão da placenta, sendo o procedimento efetuado pelo enfermeiro ou médico que realiza o parto.

Depois da colheita, o sangue é acondicionado conforme as indicações do laboratório e é colhido sangue à mãe para análises sanguíneas. É importante que antes de ir para a maternidade preencha todos os formulários do kit, com exceção do que diz “a preencher pelo profissional de saúde”.A recolha é feita a partir da punção de um dos vasos do cordão umbilical, com uma agulha, que drena o sangue para um saco próprio. Este processo é rápido, dura cerca de 2 a 3 minutos, e é completamente indolor, quer para a mãe quer para o bebé, uma vez que, além do cordão não ter terminações nervosas, este já não se encontra ligado ao bebé.

Posteriormente é só contactar a transportadora para ir levantar o kit ao hospital.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage