O Que é a Cesariana?
A cesariana é uma intervenção cirúrgica, também designada de parto via alta ou abdominal. Normalmente é sempre uma das últimas opções da equipa médica, pela sua natureza interventiva e cirúrgica, que tal como qualquer procedimento cirúrgico acarreta alguns riscos. Para além disso, o parto vaginal é mais fisiológico e a recuperação bem mais rápida.
É importante ter presente que, o facto do bebé nascer via vaginal, implica um grande expressão a nível torácico, que o ajuda a libertar melhor as secreções e líquido amniótico que estão presentes nas vias respiratórias. Quando ocorre uma cesariana essa expressão não é tão eficaz e o stress do bebé não é tão grande, podendo originar algumas dificuldades na adaptação à vida fora do útero materno.
Incompatibilidade feto-pélvica, isto é, o bebé pode ser demasiado grande para a bacia da mãe e assim impedir o parto vaginal;Existem várias indicações obstétricas para que o parto tenha de ser uma cesariana, como por exemplo:
- Caso a vida do bebé ou da mãe estejam em risco;
- Não evolução do trabalho de parto ou não dilatação do colo do útero;
- Mais de uma cesariana anterior sem trabalho de parto;
- Apresentação pélvica, ou seja, quando os bebés estão virados de rabo para baixo, em vez de estarem de cabeça, é uma indicação relativa, depende da equipa que a assistir.
A cesariana é realizada num bloco operatório, onde na maioria das vezes o acompanhante não pode estar presente, por ser um ambiente esterilizado onde apenas se encontra a equipa que vai prestar apoio à intervenção. Este procedimento é realizado por 2 médicos obstetras, com apoio de enfermagem, anestesia e neonatologia.
Atualmente, na maioria dos casos, a cesariana é feita sob anestesia epidural, o que permite à mãe ver o seu bebé nascer e ouvir o seu primeiro choro, no entanto ainda existem situações de emergência específicas que requerem uma anestesia geral, isto é, que a mãe fique a dormir, e só acordará no final do procedimento cirúrgico.
Após o nascimento do bebé por cesariana poderá vê-lo, mas como o bloco operatório é um local frio, o bebé terá de ir para baixo de uma fonte de calor onde será observado pela neonatologista e pela enfermeira. Depois de estar vestido e quentinho poderá tê-lo um pouco junto a si.
No fim da cesariana terá um penso operatório no abdómen e será transferida para o recobro, junto com o seu rebento, onde passará as próximas duas horas, sob a vigilância das enfermeiras, e onde poderá disfrutar das primeiras alegrias de ser mãe.