O Que é a Indução do Parto?

O termo indução do parto talvez não lhe seja estranho, mas será que sabe o que é, quanto tempo dura ou porque se faz?

A indução do trabalho de parto resume-se à administração de medicamentos que estimulem as contrações do útero, para que o colo do útero começe a dilatar e assim permitir a passagem do bebé pelo canal vaginal.

Iniciar a indução do trabalho de parto há uma avaliação prévia do colo do útero, de modo a verificar as suas condições. Posteriormente a essa avaliação existem várias alternativas para se proceder à indução:

  • Através da administração de uns comprimidos orais ou vaginais, que fazem o útero contrair;
  • Através da aplicação de um gel vaginal cuja composição e ação é idêntica à dos comprimidos mas ligeiramente menos intensa, utilizado maioritariamente em bebés prematuros ou mamãs com cesariana anterior;
  • E por fim através da administração de uma medicação no soro, via endovenosa, que se denomina de ocitocina, cuja ação é idêntica à dos comprimidos, este medicamento é também frequentemente usado depois do bebé nascer para evitar as hemorragias no pós-parto.

A maioria das grávidas não necessita de induzir o parto, pois este inicia-se espontaneamente, no entanto existem algumas condições da mãe ou do bebé que implicam uma indução do trabalho de parto, tais como: tempo de gravidez avançado (mais de 41 semanas) sem sinais de trabalho de parto, doença da mãe ou do bebé que o justifiquem, bebé com baixo percentil de crescimento, líquido amniótico diminuido, entre outras. Uma indução do trabalho de parto deve ser sempre efetuada em meio hospitalar para haver um melhor controlo da resposta materna e fetal à indução.

Se for submetida a uma indução do parto existe um fator que deve ter em conta: a indução pode durar até três dias, pois por vezes são necessárias várias aplicações da medicação até o colo do útero começar a dilatar.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage

adr 10/06/17 5:20am
E normal vc usar cinco comprimidos varginal e depois do parto continua sentido contrações fortes como se seu bb continuace dentro de vc???
Maria Tereza Gagno Intra 09/15/17 2:21am
Estou acompanhando o último mês de gravidez de minha filha, Tamiris Intra de Oliveira, E de minha neta Laura Intra de Vargas Miguel. A leitura destes textos nos auxiliam a ter mais segurança no acompanhamento da parturiente.
Miriam Lacerda Santos 08/23/17 11:12am
Meus dois partos foram induzidos o primeiro não teve necessidade eu estava Dilatando sozinha e meu bebê tinha acabado de completar 39 semanas era meu primeiro parto, o segundo teve a necessidade pois eu estava com 40 semanas e os médicos preferiram não esperar embora eu já tivesse entrado em trabalho de parto estava começando a dilatar. Quero saber se por ventura eu engravidar, pretendo brevemente, se posso solicitar que não administram está ocitocina em mim? Queria um Parto natural pois sabemos que tenho a possibilidade de evoluir no meu trabalho de parto sozinha.
edinalia Oliveira mello 05/16/17 6:22pm
Qual o nome desse comprimido
priscila de lima 02/10/17 12:00am
Tive um parto induzido pq meu bebe era nati morto gostaria de saber se há posso engravidar novamente sem problemas devido a esse medicamento.