Primeiros Cuidados ao Recém-Nascido na Sala de Partos

Os primeiros cuidados ao recém-nascido são prestados logo após o nascimento, na sala de partos, e começam assim que a cabeça do bebé é expulsa.

Nos partos vaginais, não instrumentados, assim que a cabeça e os braços do bebé são expulsos, e caso a mãe o deseje e o estado do bebé o permita, pode pedir ao enfermeiro para ser a primeira a segurá-lo e a tirá-lo de dentro de si, deste modo poderá colocá-lo logo sobre o seu peito para que ele a oiça e sinta o seu calor e cheiro, a isto chama-se contacto pele a pele.

Se o bebé estiver bem, e caso a mãe ou o acompanhante queiram, podem pedir para cortar o cordão umbilical e manter o contacto pele a pele, no entanto, é necessário secar bem o bebé e colocar-lhe um gorro, para evitar a perda de calor.

O bebé é avaliado pelo enfermeiro que o recebe, fazendo o despiste de malformaçõesaspiração de secreções em caso de necessidade, administração de uma injeção de vitamina K para prevenir hemorragias e, em alguns hospitais ainda se faz, prevenção de conjuntivites, mediante a aplicação de uma gota de colírio em cada olho. O pediatra apenas estará presente caso o enfermeiro ache necessário ou se o parto for instrumentado.

Caso deseje amamentar, assim que o bebé demonstre vontade em comer pode oferecer-lhe a mama, pois é na primeira hora de vida que este se encontra mais desperto e recetivo a estímulos.De seguida o bebé é pesado, é-lhe atribuído o índice de apgar, são colocadas pulseiras de identificação ao bebé e à mãe, cor-de-rosa ou azul mediante o sexo do bebé, e no fim o bebé é vestido.


Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage

maria de fátima dantas barbosa 07/04/17 10:16pm
muito boa esta matéria,no meu estágio,não tive oportunidade de estagiar na maternidade,
por isso,tudo é muito útil para mim.
António frmini Lázaro 06/23/17 7:48pm
Tudo de bom que a existe, gostei da informação
Dulce 06/07/17 1:15pm
Secar o bebê? Heloooo, acordem. O vérnix previne várias coisas ao bebê! :/