Alterações do Corpo no Pós-Parto

Depois do bebé nascer, apesar de já não estar grávida, o seu corpo terá de fazer novamente ajustes ao seu novo estado. Retomar a forma anterior à gravidez pode levar algumas semanas ou meses, pelo que pode estranhar o seu corpo, mas não se esqueça que este estado é temporário.

Barriga

Após o parto a barriga ainda se mantem proeminente como se estivesse grávida de 3 ou 4 meses, não se esqueça que o seu útero e pele foram submetidos a um grande estiramento e que agora vão voltar gradualmente à sua posição. Portanto vai ter que ter paciência e utilizar ainda as roupas de grávida.

Para o seu corpo voltar à forma anterior vai demorar tempo e podem ser meses ou até mesmo anosFaça ginástica de recuperação específica para o pós-parto e mantenha exercício físico para fortalecer a musculatura abdominal e queimar calorias, mas mais importante que isso é olhar para o seu bebé e pensar que ambos estão saudáveis e felizes.

Dor nas costas e ancas

Após o parto algumas mulheres mantêm queixas de dor a nível lombar e das ancas que podem acontecer por estiramento dos ligamentos da região pélvica e da bacia, algum “mau jeito” ao dobrar-se ou a pegar no bebé, algum mau posicionamento adoptado durante o trabalho de parto, entre outros.

Se as dores não passarem fale com o seu médico ou fisioterapeuta para que a avaliem e tratem.

Hemorragia vaginal

Esteve sem menstruar durante 9 meses, certo? Então no pós-parto é tempo de recuperar o tempo perdido!

Os chamados lóquios, são a hemorragia vaginal resultante da laqueação dos vasos onde a placenta estava ligada, e apenas cessarão 3-4 semanas após o parto. Estes começam por ser vermelho vivo, passando para rosado e finalmente acastanhado, havendo uma redução gradual da quantidade de sangue que perde.

Utilize pensos higiénicos em vez de tampões pelo risco aumentado de infeção e inicie apenas atividade física 4 a 6 semanas depois do parto.

Hemorroidal

As hemorróidas são um problema bastante comum na gravidez, no entanto se estas lhe passaram ao lado, não implica que não possam vir a parecer depois do parto, devido aos esforços expulsivos que faz para o bebé nascer.

Pode aplicar gelo para alívio do desconforto, mas se este persistir durante 1 a 2 semanas ou se sangrar das hemorróidas fale com o seu médico.

Incontinência urinária

A incontinência urinária pode ser uma realidade para muitas mamãs, no período do pós-parto, isto porque toda a musculatura pélvica esteve durante 9 meses sujeita a uma grande pressão, que culminou na sua distensão máxima para que o bebé pudesse nascer.

No pós-parto os músculos, ficam flácidos e cansados de todo o trabalho a que foram expostos, ao longo do tempo de gravidez e durante o trabalho de parto. Também os nervos ficam “adormecidos” devido à compressão a que foram sujeitos e por isso têm “falhas” quando é necessário transmitir a mensagem que a bexiga está cheia, ou dificuldade em manter a urina quando submetidos a esforço ou exercício.

Felizmente este é um problema temporário, que pode ser minimizado com a prática de exercícios específicos para o períneo, quer no pré como no pós-parto. E pode afetar tanto mulheres que tiveram parto vaginal ou cesariana, uma vez que os músculos pélvicos, em ambos os casos, tiveram de suster o peso da gravidez durante 9 meses.

Para evitar andar molhada e com cheiros desagradáveis utilize pensos higiénicos. Se ao fim de algumas semanas o problemas se mantiver fale com o seu médico, pode necessitar de outro tipo de intervenção.

Pernas e Pés Inchados

O edema (inchaço) no pós-parto está relacionado com a absorção de líquidos, nomeadamente do soro endovenoso que fez durante o trabalho de parto e dos níveis de sangue e hemoglobina a tentarem atingir os valores normais. A boa notícia é que duram pouco tempo, entre 7 a 10 dias e depois desaparecem espontaneamente.

Tente andar confortável e escolha sapatos que não apertem demasiado o pé, nem tenham muito salto.

Queda de cabelo

Se durante a gravidez ficou com uma cabeleira farta e brilhante, saiba que era devido à quantidade de estrogénio que o seu corpo estava a produzir para manter a gravidez, e que aumenta a velocidade de crescimento do cabelo.

A queda do cabelo começa cerca de 3 meses após o parto quando os níveis de estrogénio começam a decrescer e o cabelo começa a cair mais rapidamente, embora não haja factos científicos que comprovem que o cabelo enfraquece ou fica mais fino após a gravidez, esta é a realidade relatada muitas vezes pelas mães.

Não se preocupe que não vai ficar careca, mas talvez seja uma boa altura para dar asas à imaginação e fazer um novo penteado.

Tensão e aumento mamário

Por volta do 3º - 4º dia do pós-parto é normal que sinta que colocou mamas de silicone da noite para o dia, elas estão tensas e maiores. Este aumento mamário não é igual em todas as mulheres e acontece normalmente quando ocorre a “descida” de leite, pelo aumento da irrigação sanguínea a nível das mamas.

De uma maneira geral este desconforto dura entre 2 a 3 dias até o corpo começar a perceber a quantidade de leite que tem de produzir para o seu bebé. Até lá é importante que após a mamada esvazie as mamas até elas ficarem confortáveis de modo a conseguir aguentar até à mamada seguinte.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage

Andreza 12/13/17 10:44pm
Olá tive meu bebê ah 2 meses atrás e ainda sinto muitas dores na virilha a ponto de eu não conseguir ficar em pé , meu parto tive varias lacerações queria saber se normal sentir muitas dores assim depois de tanto tempo meu bebê completa 3 meses dia 28 /12
Renata 12/07/17 5:52pm
Tive nenem de parto Cesária ha 5 dias e minha perna direita esta muito inchada. Isso é normal?
Graziele 12/05/17 7:35am
Tô cm um caroço nos lábios vaginal um pouco de dor e corrimento tô com 36 dias que ganhei minha BB tô preocupada
Rosangela 12/01/17 4:22pm
Tive minha bebê a cinco meses atrás meu parto foi cesaria.minha barriga continua inchada até hoje.já emagreci muito .só minha barriga que não diminuí. O que posso fazer pra diminuir essa barriga.?
Rute 12/01/17 11:50am
Bom dia tive cesariana A2 meses estou sentindo dores pra cima do corte como dor de cólica e dores nas costas e normal o q devo fazer?
Lyli 11/30/17 6:57pm
Olá meu bebê tem 26 dias e meu terceiro bebê terceira cesariana e fiz laqueadura e sinto muita dor na costela do lado direito.
Geovanna 11/30/17 12:37am
Oi minha bebe tem 8 meses ,tenho 15 anos e uso diu tenho muitas ,dores na barriga na parti de baixo ,falaram q e do diu mais estou muito preocupada,to tomando muito remédios, pra dor eu me senti fraca demais, as vezes tenho dores para urinar
Daniela 11/29/17 11:05pm
Depois que meu bebê nasceu fiquei com a área pélvica muito gorda é normal?
Miriam 11/28/17 1:18am
Minha bebê está com 5 meses e minha barriga está muito inchada sinto muita vergonha o que devo fazer pra ela diminuir
adriana 11/27/17 11:19am
minhas mãos ficaram inchadas e doloridas isso é normal
Camila Mesquita 11/19/17 5:42am
Oi boa noite,tive minha bb já faz 2meses e ainda tenho um pouco de sangramento,isso é normal?
Crístina 11/18/17 11:32pm
Oi depois de 2mes que tive meu bebê estou sentindo mal está dor no corpo e fraqueza e nomal estou preocupado
Daniela 11/12/17 12:35pm
Oii tive uma cessaria. A minha filha tem 9 meses mas sinto muita dor na barriga perto da cessaria e tem uns caroços perto da cesariana tive infecção nos pontos pois tenho alergias dos pontos só fui melhorar quando tirei os pontos . Mas por dentro foi pontos e isso dói muito que tem dia que até a calcinha me encontra o que tenho que fazer.
Midian 11/05/17 7:48am
Minha bb fez 1 aninho, e até hj sinto dores na região do umbigo, e o mesmo estufa pra fora,se eu encostar ou esquecer e encostar ele em algum lugar ja sinto doer.
O que pode ser?
Sónia Calango 11/04/17 6:46am
Tive meu bebe a 2 meses de parto normal, meu peso aumenta por semana 2 kilos, e todas as manhãs acordo inchada. Gostaria de saber se é normal.
Mariana 11/01/17 8:38pm
Queria sabe se e normal de cólica depois que ganhá o bebê já tem quatro meis eu mãe sinto MT cólica
Vanessa 10/31/17 2:16am
Tive bebe a 5 meses e estou sentindo uma colica b forte nas laterais dá região pélvica e na lombar..Fiz exeme de urinaas está TD OK oq pode ser..??
Elizabete 10/21/17 2:47am
É normal depois de dois anos que tive meu filho aínda sinto dores no osso da minha virilha
Laiane 10/20/17 9:38pm
Olá tive bebê já 28 dias de parto normal e tem mas ou menos qui estou sentidos dores no pé da barriga... Eh
Ja 10/20/17 12:43am
Oi tive BB a 30 dias. Nasceu de 7 meses teve de ficar na encubadora,então não descansei. Sentindo dor do lado esquerdo da Cesária e por dentro sinto como se fosse um corte costurado de forma vertical. Estou em pânico
Tais 10/17/17 7:36am
Oi minha bb tem 9 meses fiz Cesária e ligação desde então sinto muita dor no joelho pra perna tipo um enfado acompanhado de febre isso é normal?
Jeane 10/11/17 10:35pm
Tive cesária tem 8 dias hoje é tou sentindo uma dor na panturrilha e nas costa horrível o que será ?
Irany 10/10/17 12:43am
Oi meu bebê está com 2 meses e eu estou sentindo muitas dores nas articulações braços mãos ,pernas e pés isto é normal? E quando vai passar?
Denilsa 10/09/17 5:33pm
Olá quando estava no final da gravidez sentia uma cólica na costas na lombar e depois de 4 messes ainda sinto sera mormal
Miryan 09/30/17 2:21am
Minha bebe esta com 7 meses eu estou sentindo leves colocas na regiao do abdomen e faco muito xixi e normal . Eu tive de parto normal e parece que to com un peso nessa regiao
Amanda 09/26/17 6:50pm
Tive 4filhos.fis uma laquiadura tubaria....sendo.um prosceso..de 7anos...hoje.esta com 5ano.mais suspeito em estar gravida de novo.pode ser que nao..mais quero saber.porque mexe tanto.minha barriga.como se fosse outra gestacao.?????
Marta 09/17/17 12:04am
Olá me chamo Marta,meu parto foi complicado o médico teve q subir em cima da minha barriga,depois disso sinto muita dor na minha barriga e meu BB já está com 6meses alguém sabe se isso é normal devido a força que o médico fez
Sueli Rosa 09/12/17 4:49am
Boa noite tive minha filha já vai fazer 5 anos
Mais sinto umas fisgada na barriga
Acho estranho parece que tem outro BB já tem tempo q acontece isso é normal pois mestruou normalmente todo mês
Edicleia 09/10/17 6:59pm
Meu bebê nasceu faz 21 dias e sinto muitas dor pernas . Do joelho para baixo.. É normal ??
Isabele 09/06/17 2:26am
Eu cinto dor no pé da barriga do lado esquerdo dez de quando tive meu bebê não posso fazer
Esforço varrer muito pegar pessoas que DOI oque devo fazer
Mirtis Silva fernandes 08/26/17 1:22pm
Minha cunhada teve bebê e depois de um mês ela está com morragia
Irene 08/23/17 8:25pm
Ja tem 6 meses q minha baby nasceu e ainda n menstruei é normal??
Andressamartins 08/23/17 1:42pm
Veronicamel !!! Isso aconteceu comigo. Tive nenê faz 2 meses , e quando completei 8 dias pós parto saiu um coágulo enorme de min era infecção no útero tive que fazer tratamento de 10 dias no hospital !
Estou sentindo umas cólicas e senti azia ontem , estou fazendo relação de camisinha mais dias antes diz o coito interrompido posso estar grávida??
Kelly 08/22/17 11:46pm
Tive meu bb a 34 dias estou só o fio da rabiola , estou sentindo uma dor terrível nas pernas estou tomando analgésicos pra aliviar a dor.
Kassia 08/21/17 7:24pm
Meu bebe tem 2 meses foi cesaria e ainda sinto dores na barriga está mt sensível n posso nem aberta que doi. Será que issó e normal
Luciene 08/12/17 1:23am
ardor ao urinar
Alexandra 08/07/17 2:49pm
Bom dia... Meu bebe jah esta com 5 meses e eu estou com muita dor nas costas e do lado na costela e na perna... E a minha menstroacao esta vindo 3 semanas no comeco era pouco agora ta vindo vastante e normal...
Veronicamel 07/28/17 9:41pm
Ola tem 20 dias que ganhei bebe de parto normal. Ontem fui tomar banho e sentir tipos uma bolas ou inchaco na vagina.
Tipo como fosse sair para fora alguma coisa sei la o utero. Isso pode acontecer e se pode acontecer tem algum perigo.
luana 07/25/17 3:31am
Boa noite, tive minha filha a dois meses ouço uns estalos na virilha e a região intima sensível quando me abaixo
Liliane 07/24/17 3:55am
Minha filha , já fez 4 meses e eu ainda tenho emorroidas , quando vou fazer cocó sangra e normal
Eloa 07/18/17 11:19am
Tem 5 meses q tive parto cesária e ainda sinto cólicas bem em cima dos pontos. Minha BB não mama mais e já menstruei.
É normal ?
Obrigada!
Ana 07/17/17 2:37am
Oi boa noite tem 5 meses que tive meu filho por parto Cesário, até hj tenho um papo ou inchaço na regiao do pé da barriga! Oq pode ser? O que devo fazer? Isso me deixa muito pra baixo. Obrigada
Marcia 06/26/17 1:29am
Tive bebe a 4 meses de parto normal e desde entao estou com corrimento amarelado muito intenso. Oque pode ser?
ZEZÉ BARBOSA 06/23/17 8:45am
Tive meu filho a 5 meses e tenho uma presão na vagina e bastante vontade de urinar. Principalmente a noite.
Thayná Carvalho 06/20/17 1:02am
Tenho 45 dias que ganhei bebê sinto dores no útero como se fosse umas contrações são iguais quando eu fui parir, dores muito forte tipo uma cólica só que mais intensa, será que é normal?
Emanuela 06/09/17 3:08am
Mim Ajudou Muitoooo.. Todas Minhas Dúvidas conseguir tirar em um só Lugar
RENATA SIMOES CHAVES 05/16/17 2:20am
Boa noite tem 3 meses que tive meu bebê, eu ainda sinto muitas dores na barriga, será se isso é normal, obrigada.
RENATA SIMOES CHAVES 05/16/17 2:17am
Boa
Rosiane 05/11/17 11:46pm
Boa noite tive filha de parto normal e faz 25 dias to sentindo dor embaixo ventre vagina o que faço
Elaine 05/10/17 7:58pm
Oi tive bb a dois meses e sinto dores fortes no utero quando tenho relaçao sexual com meu marido queria entender o porque doe tanto
Vanessa 05/08/17 6:55am
Já faz 7 mês que ganhei meu filho,foi parto normal! Porque até hoje não consigo manter relação sexual ? Pois foi muito!sinto uma dor muito forte também no pé da minha barriga!e o odor na minha vagina as vezes é muito forte !
Marina 05/05/17 12:02am
Tem 9 meses que tive meu bebê, Tenho uma dúvida ?
Eu sinto uma pressão no pé da barriga, e uma pressão dentro da vagina e fora que vou no banheiro a todo momento e sinto as vezes pressão nas costa e uma coseira dentro do buraco da vagina isso e norma ??
Renata 04/17/17 3:26pm
Bom dia eu tive um parto normal a 4 meses e ainda cinto muita dor tipo ardência na região dá vagina ainda nem tentei ter relações sexuais pois só d pensar já doi
Cleo 04/07/17 8:52am
Sinto muita dor e queimação na virilha já tem 17 dias após o parto, porque está dor e como aliviar?
Thais de freitas da silva 03/17/17 5:29pm
Oi minha filha te 1 ano e 6 meses...depois que ganhei ela tenho muita dor na barriga que chega sair um cheiro forte e um sangramento bastante escuro estou preucupada sera que vocês poderia me dar alguma resposta
Catarina carvalho 03/10/17 7:58pm
Muito boa tarde dra fui mae a 4 meses ainda tenho retenções de líquidos e os pés inchados não consigo calçar sapatos de cerimónia.muito obrigado pela sua resposta
Schirley 03/06/17 12:47am
Tive meu bb a 38 dias mas minhas cólicas estao cada vez maia fortes, doen até a minha lombar