Como Evitar a Gravidez Após o Parto

Proteger-se contra uma nova gravidez, no período do pós-parto, é fundamental para que dê tempo ao seu corpo para recuperar, e o facto de estar a amamentar não é suficiente para garantir que não volta a engravidar.

Após uma gravidez o corpo da mulher, mais especificamente o útero, necessita de tempo para retomar a sua posição habitual e recuperar dos 9 meses que passaram. Para isso, é importante que não volte a engravidar, pelo menos durante um ano, caso tenha tido um parto vaginal, ou durante 2 anos, caso tenha feito cesariana.

É consensual que, após o parto, enquanto a mulher mantiver perdas sanguíneas, que habitualmente têm uma duração de 2 a 3 semanas, haja abstinência sexual. Após o cessar destas perdas, caso o casal esteja disponível, a vida sexual pode ser retomada.

Para evitar uma nova gravidez é necessário usar métodos contracetivos, no entanto, pelo facto de amamentar não é recomendável que os faça indiscriminadamente, pois estes podem secar o leite.

Os métodos contracetivos dividem-se em 4 categorias: naturais, locais/barreira, hormonais e cirúrgicos.

Métodos Naturais

Os métodos naturais implicam um conhecimento profundo do ciclo menstrual da mulher, prévio à gravidez, através da temperatura, do muco cervical e/ou do calendário. Deste modo é possível identificar o período fértil e não fértil da mulher. No entanto, se não obteve este conhecimento antes de engravidar, será um método muito falível.

coito interrompido é outro método, mas também muito pouco eficaz, devido à presença de espermatozóides na uretra masculina mesmo antes da ejaculação.

O chamado Método da Amenorreia Lactacional (LAM) tem uma eficácia de 98% (idêntico a outros métodos contracetivos), no entanto, para que possa ser utilizado como tal, existem 4 condições que precisam de ser sempre respeitadas:

  • O bebé tem de ter menos de 6 meses;
  • O bebé tem de fazer pelo menos 7-8 mamadas durante as 24 horas;
  • A mãe não pode ter menstruação;
  • O bebé apenas pode mamar leite materno exclusivamente.

Caso algumas destas condições não se verifique, existe possibilidade de engravidar, pelo que deve adicionar outro método contracetivo.

Métodos Barreira/Locais

Pode utilizar os métodos contracetivos barreira/locais tais como: preservativo masculino ou femininodiafragmaespermicidas (embora este último seja de baixa eficácia) ou um DIU (dispositivo intrauterino) não hormonal que apenas pode ser colocado 6 semanas após o parto.

É importante referenciar que, os preservativos além de protegerem contra uma nova gravidez, protegem também de infeções sexualmente transmissíveis.

Métodos Hormonais

Os métodos contracetivos hormonais têm uma elevada eficácia, no entanto, estes não podem ser utilizados indiscriminadamente numa mulher que se encontre a amamentar, pelo risco de secar o leite. Por este motivo não poderá utilizar: o anel vaginal, o adesivo contracetivo e, mesmo a nível de pílulas, apenas poderá fazer uma que só contenha hormonas denominadas progestagénios.

As pílulas de progestagénio normalmente contém 28 comprimidos e não exigem uma pausa de 7 dias, como nas outras pílulas, por isso, quando terminar uma caixa começa outra no dia seguinte.

Ainda dentro dos métodos hormonais, pode fazer o método injetável de 12 em 12 semanas, colocar o implante subcutâneo, que tem a validade de 3 anos, ou um DIU apenas com progestagénios (caso este seja hormonal), que tem a validade de 5 anos, sendo que este último apenas pode ser colocado 6 semanas após o parto.

Métodos Cirúrgicos

Por fim, pode escolher os métodos cirúrgicos como: a laqueação de trompas (na mulher) e a vasectomia (no homem) que são métodos irreversíveis.

Agora que já sabe quais os métodos que pode utilizar, enquanto estiver a amamentar, escolha-o em conjunto com o seu companheiro. Fale com o enfermeiro ou médico para que possa namorar e desfrutar da sua sexualidade ao máximo, sem se preocupar se o leite seca ou se engravida novamente, pelo menos enquanto assim o desejar.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage

Deyse cristine 04/18/17 6:20pm
Assim que o meu bb fez três meses comecei a ter relação mais tomei o remédio antes porque estou amamentando remédio próprio para quem amamenta
Karen juliana 04/17/17 9:26pm
Eu tomei anticoncepcional injetavel ha depois de 21 dias mantive relação sexual posso ter engravidado??qual o risco disso acontecer
Sindielen 04/17/17 7:06am
Tive uma cesária há 25 dias meu marido soltou lá dentro tenho perigo de engravidar ?
Fath olivier 04/16/17 4:42am
Boa noite gostaria saber xtou com 4 semana depois do parto e tivemos relaçao sexual com meu marido sera que xtou correndo risco de engravidar?? Pls
Fernanda 04/07/17 11:05am
Com 27 dias pós parto tive relações com meu marido sem camisinha , ele retirou o pênis pra gozá depois de ums minutos continuamos denovo , tenho risco de está grávida ?
Ronen 04/06/17 5:37pm
Ótimo seu trabalho.
Julieta 04/01/17 9:48am
Ola tenho um bebe d um mes amamento parto cesariana e já tive relaçao o meu marido gozou dentro e não tomei nada gostaria d saber se corro o risco d engravidar outra vzs
Fernanda 03/28/17 9:03pm
Oi boa tarde tenho um bb de 2 meses e já tomei uma cartela de anticoncepcional posso transar sem camisinha ja tem efeito no meu corpo o remedio
Ghessyka 03/22/17 12:51pm
Bom dia .. hoje faz 35 dias que fiz cesariana .. e hoje tomei a injeção depo proverá .. depois de quanto q tomei está injeção posso ter relação sem preservativo , com ejaculação interna sem risco de engravida ?
Kelly 03/20/17 10:26pm
Estou a 45 pós parto, e hoje tive relação sem camisinha e nao estou tomando AC mas ele não gozou dentro e quando tirou demorou uns 5 minutos pra gozar, tomei a pílula do dia seguinte corro risco de engravidar?
Dayanni 03/15/17 4:36pm
Boa tarde, tive relação sexual com meu esposo com 40 dias pós parto cesariana com ejaculação interna. Estava já tomando comprimido nactali. Posso estar grávida? A amamentação não era exclusiva.
Domilo Gomes 03/09/17 9:50am
Minha esposa, esta com 45 dia após o parto, tenho receio que esteja gravida, porque a 3 dias que estávamos em caricias e tentei com a penetração do pénis, mas o preservativo estoirou e como havia o esperma lubrificante, sinto preocupado com isso, podem me ajudar se existe um forma de intervir para que não haja gravidez?
Jéssica 03/08/17 5:37am
Boa noite estou com 46 dias que tinha bebê nasceu eu e meu marido tivemos relação sem proteção posso toma o DIAD ? Corre risco deu engravidar ?
Susana Carvalho de Oliveira 02/23/17 8:15pm
Jacqueline,

A pílula apenas com progesterona é tão eficaz para quem amamenta como para quem não amamenta. Pode continuar a fazê-la.
Susana Carvalho de Oliveira 02/23/17 8:14pm
Artur,

Se amamenta exclusivamente pelo menos 6 a 8 vezes por dia e ainda não mesntruou então pode estar descansada pois o risco de gravidez é reduzido.
Susana Carvalho de Oliveira 02/23/17 8:12pm
Viviane,

Pode colocá-lo após 4 a 6 semanas depois do parto.
Jacqueline 02/22/17 8:37pm
Eu estou tomando anticoncepcional , para quem amamenta mais minha filha parou de mamar e eu continuo tomando o mesmo remédio tem risco d e engravidar
artur 02/19/17 1:19pm
Meu filho fez um mês antes disso comecei a fazer sexo com duas semanas com camizinha meu marido nao gosta de usar então a duas semanas estamos namorando sem camizinha mas ele sempre goza fora eu amamento meu bebe muita vezes ao dia mesmo ele gozando fora posso emgravidar??
Sim ou não
Claudinha 02/11/17 10:19am
Oi tem três meses meu bb comecei a tomar anticoncepcional ingetavel por quanto tempo devo tomar para pode,que meu marido ejacule dentro.obrigada
viviane de andrade 02/10/17 3:56am
Com quanto tempo posso por o diu depois que ganhei bb
Susana Carvalho de Oliveira 02/09/17 5:26pm
Amanda,

Se ambos se sentirem preparados para reiniciar a vossa vida sexual poderão fazê-lo desde que utilizem preservativo de modo a evitar infeções, uma vez que o colo do útero ainda se encontra aberto, e previnem igualmente uma nova gravidez embora o risco seja reduzido.
Amanda 02/08/17 5:29am
Faz 13 dias q meu filho nasceu e a vontade de fazer sexo com penetração ta tá grande kk nao estamos aguentando eu queria saber se tem algum problema ele penetrar e não ejacular Dentro? Pode engravidar de novo
Susana Carvalho de Oliveira 01/23/17 8:16pm
Davi,

Os anticoncecionais têm sempre uma grande percentagem de eficácia, no entanto não garantem a 100% evitar uma nova gravidez. Se já foram à consulta de revisão pós-parto e está tudo bem com ela, sabendo que o contracetivo não é 100% eficaz, fica ao vosso critério usar ou não preservativo.
Davi 01/22/17 1:55pm
Minha esposa, está com 49 dias de resguardo, ela toma anticoncepcional, podemos ter relação sem preservativo ? Obrigado !
Susana Carvalho de Oliveira 01/13/17 6:20pm
Rogério,

Se ela está a fazer o anticoncecional corretamente, todos os dias, sensivelmente à mesma hora, então à partida o risco de gravidez é muito reduzido e caso ambos o desejem pode haver ejaculação vaginal.
Rogério 01/12/17 6:33pm
Gostaria de saber,quando posso ejacular em minha esposa, pois tem 3meses que ela teve o bebê! Pois ela toma anticoncepcional indicado pelo ginecologista! Obrigado!