Como Extrair Leite Materno?

Saber como extrair o leite materno é simples e muito útil, pois permite ao bebé continuar a beneficiar do leite materno e ao mesmo tempo dá liberdade à mãe.

Muitas mamãs que desejam manter o aleitamento materno, escolhem fazer extração do leite, para posteriormente conservarem e ser oferecido ao bebé. O método da extração é também uma boa técnica para conseguir controlar a tensão mamária, durante a “descida” de leite.

Existem 2 métodos pelos quais pode optar, quer seja para esvaziar a mama devido à tensão e desconforto, quer seja para conservar e dar posteriormente ao bebé, são eles o método manual ou com bomba extratora.

Antes de fazer a extração de leite, manual ou com bomba, garanta que todos os materiais estão bem lavados com água e detergente, bem enxaguados em água corrente e fervidos de seguida. Não se esqueça de lavar bem as mãos antes de começar.

Tome um duche quente antes, para facilitar a drenagem de leite, e depois faça uma massagem circular, com os nós dos dedos incidindo principalmente sobre os nódulos.

Para fazer extração manual:

  • Coloque-se numa posição confortável e faça algo que a relaxe, como ouvir música ou olhar para o bebé;
  • Segure a mama com a sua mão em C, isto é, o polegar acima da aréola e os restantes dedos por baixo. Evite que estes deslizem sobre a pele para não se magoar;
  • Faça pressão na mama contra o seu corpo tentando juntar o polegar aos restantes dedos;
  • Alivie a pressão;
  • Repita a técnica várias vezes até a mama estar confortável ou até obter a quantidade de leite desejada;
  • Faça-o em várias direções para esvaziar todos os quadrantes da mama.

Para a extração com bomba:

  • Escolha o tipo de bomba, manual ou elétrica;
  • Decida se quer comprar ou alugar a bomba, e adquira-a;
  • Siga as instruções do equipamento;
  • Enquanto a bomba extrai o leite, faça uma massagem para ajudar a drenaras zonas da periferia da mama, uma vez que bomba apenas esvazia a região mais central.

Com o tempo a extração torna-se mais fácil de realizar.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage