E Depois do Parto?
Depois do parto, é tempo de ir para o recobro, e depois para o internamento.
No Recobro
O recobro, ou sala pós-parto, permite uma vigilância cuidada do estado da mãe e do bebé nas 2 horas seguintes ao parto. Provavelmente ficará monitorizada, para que as enfermeiras possam ver a sua tensão arterial. Faz-se também uma avaliação do útero, das perdas de sangue, da dor e o bebé é alimentado.
É provável que nesta fase o pai não possa estar presente, uma vez que pode haver outras senhoras junto da mãe e o ambiente tem de ser calmo e protegido.
Antes de ir para o quarto, a enfermeira do bloco de partos, fará uma avaliação generalizada da mãe e do bebé. Como foi parto vaginal, ser-lhe-á retirado o soro e o cateter epidural, caso tenha feito analgesia epidural, fará ainda uma refeição ligeira antes de ser transferida.
Depois da enfermeira se ter certificado que tudo está bem com a mãe e com o bebé, é tempo de ir para o internamento de obstetrícia. Normalmente, este é um momento bastante ansiado por todos pois os pais podem receber visitas e a família pode conhecer o seu novo elemento.
No Internamento
Já no internamento, será recebida por uma enfermeira que lhe explicará a dinâmica do serviço: a que horas e onde são as refeições, quando será vista pelo médico, quando o bebé será visto pelo pediatra, quando o bebé irá tomar banho ou até mesmo quando se irá levantar. À chegada é feita também uma avaliação geral quer da mãe quer do bebé.
Em todos os turnos as enfermeiras farão palpação do útero da mãe, monitorização das perdas de sangue, e ensinar-lhe-ão a cuidar do seu bebé: amamentá-lo, dar-lhe o banho, mudar-lhe a fralda, e qualquer outra situação em que necessite de ajuda.
Consoante a maternidade em que escolher ter o seu bebé, os procedimentos podem ser diferentes mas, de uma maneira geral, entre 4 a 6 horas após o parto, fará o levante da cama, com a ajuda de uma enfermeira. E, entre 36 a 48 horas terá alta e poderá ir para casa. Caso exista alguma alteração que necessite de uma maior vigilância poderá ser necessário ficar mais uns dias internada.