Enquanto Amamentar Posso Engravidar?
Muitas vezes as mulheres são surpreendidas por uma nova gravidez enquanto amamentam, pois consideram que amamentar é suficiente para não engravidar, será que sim?
A verdade é que existe algum fundamento nesta teoria, no entanto, não é pelo simples facto de amamentar que é suficiente para impedir a ovulação e assim evitar uma nova gravidez.
Após o parto existe um descontrolo hormonal acentuado, pois as hormonas que mantinham a gravidez estão agora num nível mais baixo, e o corpo luta por voltar ao seu ritmo normal. Nas primeiras 3 a 4 semanas pós-parto a mulher mantem perdas de sangue vaginal, e após o cessamento destas perdas de sangue iniciais, a menstruação voltará a aparecer entre 1 a 6 meses. Isto varia mediante vários fatores: com o corpo da mulher, se está a utilizar contracetivos e/ou se está a amamentar.
Dado este descontrolo hormonal a mulher pode ter uma ovulação e deste modo ocorrer uma gravidez, caso tenha tido relações sexuais desprotegidas.
Ainda assim, se não quiser fazer um contracetivo artificial, pode optar por fazer da amamentação um método contracetivo 98% eficaz, mas para isso terá de cumprir todasas condições seguintes:
- Não pode ter menstruado depois das perdas de sangue iniciais, após o parto;O bebé tem de ter menos de 6 meses;
- O bebé tem de fazer leite materno exclusivo e mamar em horário livre, isto é, sempre que ele pedir;
- O bebé tem de fazer entre 6 a 8 mamadas diárias.
Só cumprindo estas condições o método da amenorreia lactacional, como se chama tecnicamente, é tão eficaz como uma pílula ou um preservativo, pois consegue-se manter os níveis da hormona prolactina (responsável pela produção de leite) elevados o suficiente para a impedir a ovulação.