O Que é a Depressão Pós-Parto?

A depressão pós-parto é um problema bastante frequente e que pode atingir qualquer mulher.

A gravidez é um período em que mulher experiencia, na maioria das vezes, sentimentos de bem-estar consigo própria, pois toda a atenção da família, amigos e, mais importante, do companheiro, se encontra centrada em si. Além disso, este bem-estar tem também uma componente fisiológica, pois o nível das hormonas equilibra o humor da mulher.

Em contrapartida o pós-parto pode ser mais conturbado, sendo exigida à mulher uma reestruturação física e psicológica. Pode parecer uma contradição mas nesta fase, aparentemente feliz, muitas mulheres sentem tristeza e deparam-se com dificuldades que nunca imaginaram.

Este processo inicia-se, após o parto, devido a:

  • Súbito decréscimo dos níveis hormonais que originam uma extrema labilidade emocional;
  • Alteração súbita da imagem corporal, pois ainda não recuperou a sua silhueta habitual mesmo já não estando grávida;
  • Reestruturação da sua identidade e autonomia, porque agora também é mãe;
  • Tentativa de estabelecer um equilíbrio entre a sua vida como mãe mas também como mulher, que gosta de ter tempo para si própria e que necessita de investir na sua relação conjugal.

Estes são apenas alguns pontos-chave, mas a vida de cada um tem particularidades que podem influenciar positiva ou negativamente este período, como por exemplo, a situação financeira ou o apoio familiar.

O acumular destas várias situações pode originar dois estados: o Baby Blues e/ou a depressão pós-parto.

O Baby Blues é descrito como um desequilíbrio trivial e passageiro, breve e benigno, sem significado clínico. É a perturbação de humor mais comum e característica do pós-parto, ocorrendo em mulheres saudáveis tanto física como psicologicamente. Este fenómeno ocorre entre o 3º e o 10º dia pós-parto, e atinge cerca de 50 a 80% das mulheres.

depressão pós-parto por sua vez, é já uma perturbação de humor que tem frequentemente início cerca do 2º a 3º mês após o parto.

Os sintomas quer do Baby Blues quer da depressão pós-parto são idênticos, o que os difere é a intensidade e o tempo por que se mantêm, daí que muitas das mulheres que desenvolvem Baby Blues mais exacerbados possam posteriormente evoluir para uma depressão pós-parto. Os sintomas são:

  • Labilidade emocional (trocar de humor facilmente, a felicidade e a tristeza são uma constante);
  • Confusão;
  • Alterações cognitivas (perceção errónea da realidade, por exemplo achar que é má mãe ou que não consegue dar resposta às necessidades do bebé);
  • Ansiedade;
  • Tensão;
  • Choro;
  • Irritabilidade;
  • Insónia;
  • Fadiga;
  • Perda do apetite.

Este processo pode ser difícil e o apoio da família, em especial do companheiro, são pilares fundamentais para conseguir lidar com todas estas alterações. É importante que saiba que se os sintomas se mantiverem para além do 2º mês após o parto deve procurar ajuda. Fale com um profissional de saúde e exponha-lhe os seus problemas, ele tentará ajudá-la da melhor maneira para que possa aproveitar as vantagens e alegrias de ser mãe.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage