Retomar a Vida Sexual no Pós-Parto

Retomar a vida sexual no pós-parto pode ser mais complexo do que se imagina. O pós-parto implica uma série de alterações aos mais variados níveis: social, financeiro, familiar e acima de tudo conjugal. O cansaço dos pais, as exigências constantes do bebé e a adaptação aos novos papéis, de pai e mãe, levam a uma diminuição do desejo sexual. É normal que este seja mais evidente na mulher devido ao descontrolo hormonal, à exaustão do parto e à amamentação.

Após o parto, o corpo da mulher inicia uma batalha para tentar atingir novamente o equilíbrio físico e mental. Cerca de um mês após o parto, a mulher tem a consulta de revisão pós-parto e as perdas de sangue cessam. É também a partir deste momento que o casal começa a ficar mais disponível e a vida sexual pode ser retomada.

Ao reiniciar a vida sexual, existem algumas questões para as quais o casal deve estar desperto:

  •  É normal que a mulher tenha uma maior dificuldade em lubrificar, por isso use um lubrificante e deixe a imaginação voar;
  •  Nos casos de parto vaginal, caso tenha havido necessidade de suturar (coser) alguma parte da vagina, é importante certificar-se que está bem cicatrizado para não haver risco de infetar. Se tiver dúvidas utilize um preservativo, assim ficará protegida;
  •  Utilize um método contracetivo, pois apesar de ter sido mãe há pouco tempo, corre o risco de voltar a engravidar.

Não se esqueça que parte do bem-estar do vosso bebé depende do vosso próprio bem-estar, por isso, namore e seja feliz.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.

Comentários

Ao escolher o seu país inscreve-se na nossa newsletter para receber as últimas informações sobre maternidade, descontos e novidades.

Ops! Ocorreu um erro

Por alguma razão não foi possível colocar o seu comentário.
Por favor tente mais tarde!

Fechar

O seu comentário foi enviado!

Em breve ficará disponível. Obrigado!

Voltar à Homepage

Isabel 09/16/17 7:57pm
Olá eu tou cm um mês que tive a minha filha e ainda não tive a consulta de revisão de parto sera que posso ter relações sexuais????
Paula 09/14/17 1:19am
Gostaria de saber porque estou com este medo de ter relações ? Meu marido tá danado também ,mas eu não consigo falta o ar passo mal .
Paula 09/14/17 1:17am
Daniele estou assim também , estou com medo
Paula 09/14/17 1:15am
Daniele estou assim também , estou com medo
Juli 07/31/17 2:38am
Olá tenho 40 dias pós parto fiz sexo e a camisinha estourou o que devo fazer pra evitar outra gravidez?
geronica 04/19/17 1:06am
Eu ja estou com 45 dias eu ainda não fiz a revisão pós parto.Eu posso ter relação ?
Daniele 02/14/17 7:20pm
Suzana tudo bem,me tire uma dúvida por favor,meu parto foi normal porém tive que fazer a curetagem e eu não fiz a revisão de parto,minha bebê já tem dois meses e ainda não tive coragem de ir pro genecologista e nem ter relação,meu Marido tá danado comigo que ainda não liberei,oq eu faço porque eu tenho medo de fazer as duas coisas