Como Evitar a Gravidez Após o Parto?

Proteger-se contra uma nova gravidez, no período do pós-parto, é fundamental para que dê tempo ao seu corpo para recuperar, e o facto de estar a amamentar não é suficiente para garantir que não volta a engravidar. Saiba quais os métodos contracetivos que pode utilizar durante este período.

Após uma gravidez o corpo da mulher, mais especificamente o útero, necessita de tempo para retomar a sua posição habitual e recuperar dos 9 meses que passaram. Para isso, é importante que não volte a engravidar, pelo menos durante um ano, caso tenha tido um parto vaginal, ou durante 2 anos, caso tenha feito cesariana.

É consensual que, após o parto, enquanto a mulher mantiver perdas sanguíneas, que habitualmente têm uma duração de 2 a 3 semanas, haja abstinência sexual. Após o cessar destas perdas, caso o casal esteja disponível, a vida sexual pode ser retomada.

Para evitar uma nova gravidez é necessário usar métodos contracetivos, no entanto, pelo facto de amamentar não é recomendável que os faça indiscriminadamente, pois estes podem secar o leite.

É importante que escolha um método contracetivo eficaz no pós-parto de modo a evitar uma nova gravidez, e que seja compatível com a amamentação, caso pretenda amamentar.
É importante que escolha um método contracetivo eficaz no pós-parto de modo a evitar uma nova gravidez, e que seja compatível com a amamentação, caso pretenda amamentar.

Os métodos contracetivos dividem-se em 4 categorias: naturais, locais/barreira, hormonais e cirúrgicos.

Métodos Naturais

Os métodos naturais implicam um conhecimento profundo do ciclo menstrual da mulher, prévio à gravidez, através da temperatura, do muco cervical e/ou do calendário. Deste modo é possível identificar o período fértil e não fértil da mulher. No entanto, se não obteve este conhecimento antes de engravidar, será um método muito falível.

O coito interrompido é outro método, mas também muito pouco eficaz, devido à presença de espermatozóides na uretra masculina mesmo antes da ejaculação.

O chamado Método da Amenorreia Lactacional (LAM) tem uma eficácia de 98% (idêntico a outros métodos contracetivos), no entanto, para que possa ser utilizado como tal, existem 4 condições que precisam de ser sempre respeitadas:

  • O bebé tem de ter menos de 6 meses;
  • O bebé tem de fazer pelo menos 7-8 mamadas durante as 24 horas;
  • A mãe não pode ter menstruação;
  • O bebé apenas pode mamar leite materno exclusivamente.

Caso algumas destas condições não se verifique, existe possibilidade de engravidar, pelo que deve adicionar outro método contracetivo.

Métodos Barreira/Locais

Pode utilizar os métodos contracetivos barreira/locais tais como: preservativo masculino ou feminino, diafragma, espermicidas (embora este último seja de baixa eficácia) ou um DIU (dispositivo intrauterino) não hormonal que apenas pode ser colocado 6 semanas após o parto.

É importante referenciar que, os preservativos além de protegerem contra uma nova gravidez, protegem também de infeções sexualmente transmissíveis.

Métodos Hormonais

Os métodos contracetivos hormonais têm uma elevada eficácia, no entanto, estes não podem ser utilizados indiscriminadamente numa mulher que se encontre a amamentar, pelo risco de secar o leite. Por este motivo não poderá utilizar: o anel vaginal, o adesivo contracetivo e, mesmo a nível de pílulas, apenas poderá fazer uma que só contenha hormonas denominadas progestagénios.

As pílulas de progestagénio normalmente contém 28 comprimidos e não exigem uma pausa de 7 dias, como nas outras pílulas, por isso, quando terminar uma caixa começa outra no dia seguinte.

Ainda dentro dos métodos hormonais, pode fazer o método injetável de 12 em 12 semanas, colocar o implante subcutâneo, que tem a validade de 3 anos, ou um DIU apenas com progestagénios (caso este seja hormonal), que tem a validade de 5 anos, sendo que este último apenas pode ser colocado 6 semanas após o parto.

É necessário ter em atenção que não pode utilizar um método hormonal indiscriminadamente, pois pode levar à secagem do leite, fale com um profissional de saúde.
É necessário ter em atenção que não pode utilizar um método hormonal indiscriminadamente, pois pode levar à secagem do leite, fale com um profissional de saúde.

Métodos Cirúrgicos

Por fim, pode escolher os métodos cirúrgicos como: a laqueação de trompas (na mulher) e a vasectomia (no homem) que são métodos irreversíveis.

Agora que já sabe quais os métodos que pode utilizar, enquanto estiver a amamentar, escolha-o em conjunto com o seu companheiro. Fale com o enfermeiro ou médico para que possa namorar e desfrutar da sua sexualidade ao máximo, sem se preocupar se o leite seca ou se engravida novamente, pelo menos enquanto assim o desejar.

Comentários

jociara oliveira
Reply

Tive bb a 3 meses e nao amamentei por diversos problemas , apos uns 60 tive um sagranento q durou 3 dias acho q mestruei ai resolvi transar com meu marido e nos protejemos com camisinha corro risco de engravidar minha mestruacao ainda nao veio.

Susana Oliveira
Reply

Jociara,

Nos primeiros meses depois do bebé nascer as hormonas ainda estão um pouco desreguladas e é possível que a mesntruação ainda não seja certa como era antes da gravidez. Se utilizou preservativo e não rompeu, à partida será apenas o descontrolo hormonal e não uma nova gravidez.
Mas não se esqueça que se houver penetração sem preservativo, ainda que sem ejaculação pode correr o risco de engravidar.

andreyna
Reply

fiz sexo anal com meu marido e estou de reguardo tem 5 dias e estou fertil,
ele penetrou em mim posso engravidar

Susana Oliveira
Reply

Andreyna,
Se não houve penetração vaginal não há possibilidade de gravidez, se pelo contrário além de sexo anal houve penetração vaginal a possibilidade de gravidez existe, mesmo que não haja ejaculação na vagina.

joão simao
Reply

Transei sem preservativo com aminha mulher depois de 3 meses, e acontece que desde que ela deu a luz nunca menstruou. será que ela corre o risco de engravidar? qual é o método que uso? para me previnir de indesejadas

Susana Oliveira
Reply

João,
Se teve relações sexuais sem preservativo e se a sua mulher estar a fazer outro tipo de contracetivo, sim, ela corre o risco de engravidar! Pode utilizar vários métodos a pílula e o preservativo são os mais usuais, mas há o anel vaginal, o adesivo contracetivo, o dispositivo intra-uterino, o implante, poderá descutir com um enfermeiro ou médico qual o que melhor se adequa a si. Enquanto não vai à consulta aconselho o preservativo, pois é barato, fácil de comprar e se for bem colocado evita a gravidez em 99,8% das vezes.

Roni
Reply

Tive relação com a minha mulher 30 dias após o parto dela. Usamos camisinha, e tem um liquido branco saindo dela, ela anda sentindo enjoo e tonturas, sera que ela pode estar gravida novamente?

Susana Oliveira
Reply

Roni,

Se utilizou preservativo e não houve penetração sem preservativo, e não houve indicíos de que o preservativo tenha rompido então a sua mulher não estará grávida. O líquido branco que sai é corrimento que é normal, e os enjoos e tonturas podem dever-se a outra situação que não gravidez. Se pelo contrário houve penetração sem preservativo, mesmo sem ejaculação, a gravidez pode ocorrer.

mariana
Reply

tive relação com meu marido duas semanas depois do parto ainda mestruando corro risco de ficar gravida pois estou amamentando ?

Susana Oliveira
Reply

Mariana,

Não se preocupe que à partida não correrá esse risco, no entanto de futuro mesmo estando a amamentar não se esqueça de adicionar outro método contracetivo.

Carolynne
Reply

ola boa noite. eu tive o meu filho ha um mes e meio e depois do sangramento pos parto passar eu e o meu marido voltamos a nossa vida sexual mas no entanto ha dias que usamos preservativo e ha outros que nao e nesses dias em que nao usamos preservativo ele costuma as vezes penetrar dentro de mim e outras vezes nao. mas a semana passada tive perdas de sangue durante 5 dias portanto devia de ser ja a mestruacao apesar de eu estar amamentar. ainda nao tomo a pilula da amamentacao porque ainda nao fui a consulta de revisao. sera que posso estar gravida ou posso engravidar?

Susana Oliveira
Reply

Carolynne,

Apesar de estar a amamentar corre o risco de engravidar, e se já teve a menstruação ainda que esta seja um pouco irregular (que é normal) quer dizer que já está a ovular, logo pode engravidar novamente.
Normalmente a pílula da amamentação inicia-se cerca do 14º/15º pós-parto para salvaguardar estas situações e mesmo que ainda não tenha tido a consulta de revisão pós-parto deveria ir ao seu centro de saúde pedir a pílula ou uma receita para a comprar, caso seja este o método escolhido.
Caso contrário deverá utilizar sempre o preservativo quando tem relações sexuais.

Fran
Reply

tive meu bb a tres meses e tive relaçao com meu marido sem preservativo.. ele ñ gozo em mim…mais tive duas vezes na msm noite sem preservativo, posso estar gravida?

Susana Oliveira
Reply

Fran,

Pode estar grávida sim! Apesar da ejaculação não ser dentro da vagina, durante a lubrificação masculina há libertação de esperma, logo pode haver fecundação se tiver ovulado há pouco tempo. Se tiver falha na menstruação faça um teste de gravidez. Caso não queira engravidar novamente sugiro que utilize um método contracetivo, tal como pílula, preservativo, implante ou DIU.

Patricia
Reply

Olha eu tenho um bebe de dois meses, e ja tive a minha primeira menstruaçao eu achu. So ki depois disso eu tive relaçao usando o coito interrompido, e outras sem ejaculaçao dentro so ki mais de uma vez pordia. O meu bebe mama so no peito e eu ja to tomando a pilula, so ki eu esqeci de tomar um dia os outros tomei tudo certo. Corro algum risco

Susana Oliveira
Reply

Patrícia,
À partida as hipóteses de estar grávida são muito escassas, se o bebé fizer só mama. No entanto é importante que se esquecer uma toma da pílula tome outras precauções mais eficazes que o coito interrompido, nomeadamente o preservativo.

Rafaela
Reply

Amamento meu bebe de nove meses e meio e ainda nao menstruei,uso preservativo,mas rompeu varias vezes,posso estar gravida?

Susana Oliveira
Reply

Rafaela,

Mesmo apesar de ainda não ter menstruado, pelo facto do seu bebé ter 9 meses e meio a amamentação já não serve de método contracetivo, e se usou preservativo mas ele rompeu corre o risco de engravidar. Adicione outro método contracetivo como pílula da amamentação ou implante sub-cutâneo, por exemplo. Entretanto faça um teste de gravidez apenas para descargo de consciência.

Dayanne da silva
Reply

Meu bb está com 3 meses, tomo pílula a um mês e meio e uso camisinha este mesmo tempo. Gostaria de saber quando posso para com a camisinha e só usar a pílula ou se não há está possibilidade!

Susana Oliveira
Reply

Dayanne,

O preservativo é utilizado como complemento à pílula uma vez que nenhum método pode garantir 100% de eficácia, além de proteger contra infeções sexualmente transmissíveis. No entanto, a pílula desde que seja tomada devidamente tem uma percentagem de eficácia superior a 98%, por isso se não se esquecer de tomar a pílula, se não tomar antibióticos, se não tiver vómitos ou diarreia que possam alterar a absorção da mesma, pode voltar a fazer apenas a pílula.

isa
Reply

tenho uma filha de 3 meses e 29 dias, meu marido gozou dentro 4 vezes e depois do parto fiquei 45 dias menstruada.Desde entao vem o que parece ser a menstruaçao, com uns pedaços de sangue, mais fica descendo algo mucoso e transparente da minha vagina, muito parecida com o tampao, sinto muitos enjoo, dor de cabeça, sera que estou gravida de npvo? to com muito medo.

Susana Oliveira
Reply

Isa,

Se teve relações sexuais sem fazer nenhum método anticoncecional corre o risco de estar grávida outra vez. No entanto também refere que tem menstruado e que tem corrimento. O meu conselho é que faça um teste de gravidez para ficar descansada. Se o teste for negativo, não se esqueça de quando voltar a ter relações sexuais utilizar preservativo, ou se preferir fale com o seu médico para que ele lhe prescreva uma pílula.

Phelipe borges
Reply

Tive relação com a minha esposa sem camisinha ela esta tomando a pilula a tres dias tem risco de ela engravidar mesmo assim ?

Susana Oliveira
Reply

Phelipe,

Quando uma mulher começa a tomar a pílula, esta deve ser iniciada no 1º dia do ciclo menstrual, ou então se estava a utilizar DIU ou implante deve começar a tomar no dia a seguir a serem retirados. Se a sua esposa começou a tomar a pílula sem ser no 1º dia da menstruação e sem antes estar a fazer nenhum outro método hormonal, então existe risco de engravidar, se pelo contrário a sua esposa iniciou a pílula no 1º dia da menstruação ou logo a seguir a ter terminado outro método hormonal, então não existe possibilidade de estar grávida.

luma nathiara
Reply

Ola ontem dia 4 fez dois meses que ganhei meu filho.maia ele nasceu e depois de 5 horas de vida ele faleceu.
E tive uma cezaria e com 19 dias eu tive relacao com meu marido sem precentivo..
E des de entao nao tomei e nao me previnir para engravidar..
Sera que posso esta gravida minha menstruacao nao veio ..
Estou ansiosa ..querendo engrabidar novamente.e se eu tiver gravida corre algum risco .?pois tive cezaria?

Susana Oliveira
Reply

Luma,

À partida qualquer mulher que tenha relações sexuais desprotegidas tem hipóteses de estar grávida. Se tem falha na menstruação, então sim pode estar grávida. No entanto pelo facto de ter feito uma cesariana há 2 meses a cicatriz uterina ainda está muito recente e tem risco aumentado de acontecer um rotura do útero, de uma maneira geral os profissionais de saúde sugerem uma pausa entre 1 a 2 anos entre gravidezes. Eu percebo que queira engravidar o mais rapidamente possível, mas deveria primeiro aconselhar-se com o médico de família ou com o seu obstetra, para garantir que não corre riscos, nem você nem o seu bebé.

barbara
Reply

Tive minha filha e ela ira fazer três meses no dia 16, tive algumas relações com o meu marido sem camisinha, minha menstruação nao veio após o resguardo, fiquei preocupada e fiz o teste da farmácia e o exame de sangue o beta, todos deram negativo, queria saber se mesmo dando negativo, estou grávida, por conta de ainda estar recente o nascimento da minha filha?

Susana Oliveira
Reply

Bárbara,

O teste de sangue, o betaHCG, é bastante fidedigno, portanto se o resultado foi negativo à partida não está grávida. O seu corpo ainda está a organizar-se depois do nascimento da sua filha, e é normal que haja algum descontrolo hormonal que pode explicar essa falha da menstruação. No entanto, se não quer engravidar aconselho-a a utilizar um método contracetivo.

kdu
Reply

Minha esposa teve filho faz 32 dias e no 25 dia iniciou o uso do nacteli. Tivemos relação sem preservativo no 32 dia e com ejaculação, ela corre o risco de engravidar??

Susana Oliveira
Reply

Carlos,

Se a sua esposa está a tomar corretamente o Nacteli, sem interrupções ou pausa, então ela está protegida contra uma gravidez, denote apenas que as pílulas nunca são 100% eficazes mas sim 98%. A Nacteli funciona como qualquer outra pílula,mas só tem um tipo de hormonas para não inibir a produção de leite, se a sua esposa tomar todos os dias a pílula e à mesma hora podem estar descansados.

Lisi
Reply

Transei com meu marido 30 dias após o meu parto, e n usamos camisinha ele n gozou la dentro e eu ainda estou com um pouco de sangramento será qe tem a possibilidade de engravidar?e eu posso tomar uma pilula do dia seguinte?

Susana Oliveira
Reply

Lisiane,

Se ainda não parou de sangrar desde o parto, a probabilidade de ficar grávida é muito baixa. Se está a amamentar não pode fazer a pílula do dia seguinte, por causa das hormonas que contém, podem secar o seu leite.

Daiane Silva
Reply

Tive meu filho há quase 1 mês e não o amamentei , pois ele nasceu de 6 meses e faleceu, porém já transei com meu marido várias vezes sem camisinha , nunca me preveni , mas meu sangramento pós parto parou por 3 dias e agora voltei a sangrar , isso quer dizer que eu mestruei ?

Susana Oliveira
Reply

Daiane,

É difícil dizer-lhe se esse sangramento foi menstruação ou não, pois a parte hormonal depois do parto ainda está toda alterada. O melhor é fazer um anti-concepcional para evitar que fique grávida com tão pouco tempo de intervalo.

JULIO CESAR
Reply

Minha esposa teve nosso filho à 4 meses, e desde o 40º dia ela começou a tomar o contraceptivo.
Porém, tivemos algumas relações sem preservativo semana passada sem ejaculação no interior da vagina.
Mesmo tomando o remédio diariamente, pode ter o risco de gravidez?

Susana Oliveira
Reply

Júlio,

O risco de engravidar tomando a pílula corretamente e com ou sem coito interrompido é muito baixo, creio que não terá de se preocupar. Confirme apenas que a sua esposa tem feito a pílula todos os dias e à mesma hora.

Antonio
Reply

Oii boa tarde minha namorada estava de pós-parto á 9 dias e eu fiz só sexo anal com ela sem camisinha e possível ela ta gravida denovo? e depois de 12dias de pós-parto eu fiz sexo vaginal com camisinha á algum risco?

Susana Oliveira
Reply

António,

O sexo anal invalida uma gravidez, isto é, não é possível uma mulher ficar grávida por ter sexo anal, mesmo não usando proteção com um contracetivo. O sexo vaginal implica o risco de gravidez, no entanto, se utilizou preservativo não tem de se preocupar.

thalita
Reply

Boa noite. Meu filho tem 4 meses, tive relação com meu marido sem proteção e ele acabou gozando dentro, eu estava menstruada, mas ja estava acabando era o último dia eu acredito pois depois disso no dia seguinte não desceu, apenas saiu bem pouco de sangue quase nada. meu filho estava com 3 meses quando isso aconteceu. Isso foi dia 13/08 hj já é dia 09/09 e ainda não menstruei. Posso estar grávida denovo?

Susana Oliveira
Reply

Talita,

A probabilidade de estar grávida tendo tido relações no último dia da mesntruação, mesmo que sem proteção, é muito pouca. E o facto de ainda não ter menstruado pode ser porque o seu ciclo menstrual é irregular. Se por outro lado hoje dia 15/09 ainda não mesntruou faça um teste de gravidez para ficar mais descansada.

sabrinna
Reply

Teve bebe E fiz relacao com meu marido com 15 dias . Mas foi anal e sem camisinha e ainda nao mestruei desde de quando teve bebe e ja ta com um mes. A risco de eu esta gravida??????

Susana Oliveira
Reply

Ericka,

É normal que após o parto o ciclo menstrual esteja todo alterado, mas sendo sexo anal não é possível engravidar, por isso se não houve penetração vaginal o risco é 0.

laryssa
Reply

Ola tive relação com meu marido 30 dias apos o parto e ele ejaculou dentro estou amamentando sera que posso estar gravida acho que minha menstruação ainda nao vei mas o sangramento ainda nao parou por inteiro posso tomar pílula do dia seguinte

Susana Oliveira
Reply

Laryssa,

Á partida se mantem os lóquios (perda de sangue) desde o parto e amamenta exclusivamente, o mais provável é que não esteja grávida, no entanto deve começar a fazer um método contracetivo como a pílula, preservativo, DIU, fale com o seu médico para escolher o melhor. Quanto à pílula do dia seguinte creio que não haverá necessidade.

valeria
Reply

Ola ,tenho um bb de 3 meses e meu parto foi cesariana e tive relação com meu marido e a camisinha estourou e eu ainda estava no meu período de fertilidade eu corro risco de engravidar qual será a preocupação e os riscos se eu estiver grávida

Susana Oliveira
Reply

Valéria,

Se ainda estava no seu período fértil e o preservativo rebentou a probabilidade de engravidar é elevada, partindo do pressuposto que não está a fazer pílula. Os riscos de 2 gravidezes tão próximas sendo o parto por cesariana é o risco aumentado de rotura do útero, daí se recomendar pelo menos 18 a 24 meses entre gravidezes para que a ferida do útero cicatrize convenientemente. Faça um teste de gravidez se tiver falha da menstruação e se for positivo contacte logo o seu médico.

fernanda
Reply

tive relaçao com meu marido sem camisinha mais ele nao gozou dentro e depois saiu um pouquinho de sangue minha bb ta com 1 mes e 24 dias e estou amamentando sera que posso engravidar ?

Susana Oliveira
Reply

Fernanda,

O facto de estar só a amamentar não considerado contracetivo, e muito menos o facto de ter feito coito interrompido, uma vez que na lubrificação do homem também há espermatozóides. Utilize um método contracetivo para evitar a gravidez, caso contrário corre sérios riscos de ficar grávida.

shawna
Reply

Ola… tenho uma bebe de 25 dias e tive relacao com o meu marido.. ele gozou dentro. Tem algum risco de engravidar? O periodo depois do parto ainda sai, Muito pouco mas sai.. e estou a amamentar

Susana Oliveira
Reply

Shawna,

À partida se ainda está a perder sangue após o parto e a amamentar a probabilidade de estar grávida é muito escassa. No entanto é aconselhável começar a pensar em utilizar um método contracetivo para evitar que fique grávida.

Rayanne
Reply

Seguinte, ganhei bebê tem 3 meses. Com quase 7 semanas tive relação com meu esposo e ele ejaculou dentro. Mas já estava tomando o anticoncepcional. Na média de 4 dias mais ou menos tive um sangramento que não durou dois dias não chegava a molhar era apenas uma sujeira com pouco sangue. E de lá pra cá nunca mais tive sangramento e continuou com o uso do remédio. Meu bebê só se alimenta com o
LM. Tenho chance de estar grávida?

Susana Oliveira
Reply

Rayanne,

É normal que o anticoncecional que usa por estar a amamentar é possível que faça essas desrregulações a nível hormonal e altere o ciclo mentrual da mulher. Se está tomar o antoconcecional certinho e não se esqueceu dele nenhum dia, pode estar descansada que não está grávida.

simone Rocha
Reply

Ola
Eu fiz sexo com meu marido assim q terminou o meu resgardo e depois quase 2 meses apos o parto nao tomeii o anticoncepicional e nao desceu a minha menstruacao e so comeceiii tomar depois de 1 mes e 28 dias. Sera que eu tenho risco de engravidar de novo?

Susana Oliveira
Reply

Simone,

Não compreendi bem! O que chama de resguardo são as 3 semanas após o parto em que ainda tem perdas de sangue e só começou a tomar a pílula quase 4 meses após o parto, é isso?
Se está a amamentar, esta pode ter servido de método contraceptivo desde que: o bebé tenha menos de 6 meses, faça apenas leite materno, a mãe não tenha menstruado e o bebé faça entre 6 a 8 mamadas por dia.
A partir de agora é importante começar a fazer outro tipo de contraceptivo, como a pílula e não se esqueça de a tomar todos os dias, sensivelmente à mesma hora.

Brunna Costa
Reply

Olá tenho um bebê de 3 meses, eu ainda estou amamentando mas tive relaçoes com o meu marido sem camisinha só que minha mestruação ainda não veio depois do pos parto, será que posso estar gravida?

Susana Oliveira
Reply

Brunna,

Calculo que estaje a só a fazer leite materno à sua bebé, e como ainda não mesntruou depois do parto, deduzo que o método da amenorreia lactacional, um método contraceptivo natural esteja a ser eficaz consigo, e não me parece que esteja grávida.
Este método que falo é 99% eficaz se: o bebé tiver menos de 6 meses, só fizer leite materno exclusivo (não pode comer mais nada a não ser leite materno), a mãe ainda não tiver menstruado e o bebé mamar pelo menos 6 a 8 vezes por dia.
Caso alguma destas condições não esteja presente o método deixará de ser eficaz e pode engravidar, portanto aí deverá começar a utilizar preservativo ou tomar a pílula.

Talita
Reply

Tive bebe há exatos 34 dias no 31° dia comecei a tomar o anticoncepcional estou tendo sangramento não sei se é mestruação, tive relação no 33º dia e a camisinha estourou corro o risco de engravidar?

Susana Oliveira
Reply

Talita,

O seu corpo está a habituar-se novamente ao estado não grávido, por isso é normal que as hormonas andem alteradas até mesmo com pílula, podendo ocorrer sangramentos esporádicos fora do período considerado normal para a menstruação. O que é importante ver é se mantem sangramento desde o parto? Se sim consulte o seu médico para garantir que está tudo bem.
Á partida estando a tomar a pílula corretamente, mesmo tendo rompido o preservativo, creio que a hipótese de estar grávida é muito reduzida.

danilla
Reply

Ola! Tive uma gravidez ectopica a 2 meses e meio,fiz uma cesariana para retirada do embriao e nao foi preciso retirar a trompa. No dia 25/09 tive minha primeira menstruação desde então. A medica ja havia me receitado voltar a tomar meu anticoncepcional Elane Ciclo no primeiro dia da menstruação e venho tomando sem esquecer nenhum, porém ontem tive uma forte dor de garganta e tomei 1 amoxilina e hj fiz sexo com meu esposo sem preservativo e ele gozou dentro. Corro o risco de engravidar? Muito preocupada pois ainda estou abalada dessa perda que tive recentemente. Obrigada.

Susana Oliveira
Reply

Danilla,

Gostaria primeiro apenas de fazer um apontamento, a cirurgia que fez não foi uma cesariana mas sim uma laparotomia exploradora para retirar o embrião, a cesariana implica um corte na parede uterina que à partida não foi o caso.
A pílula é 99% eficaz, no entanto se tomar antibiótico, vomitar ou tiver diarreia estes fatores podem alterar a absorção da mesma e portanto o risco de gravidez existe. Agora é aguardar, mantenha relações sexuais com preservativo, continue a tomar a pílula e se tiver falha da menstruação faça o teste de gravidez e fale com a sua médica.

Daomgs
Reply

Boa tarde, tenho uma bebé com 14dias de parto normal. ontem tive relações pela primeira vez , meu marido ejaculou para dentro de mim. Desde o parto tenho dias q sangro e dias q não. Ontem por exemplo andava a deitar umas ranhocas de sangue antes de ter relacoes pela primeira vez. Poderei engravidar ou estar grávida? O que aconselha a fazer? Obrigado

Susana Oliveira
Reply

Daomgs,

Se ainda mantem as perdas de sangue depois do parto o risco de engravidar é pouco, no entanto, convém que começe já a tomar precauções para que isso não venha a acontecer. Pode optar por: preservativo, pílula progestativa específica para o caso de estar a amamentar, método da amenorreia lactacional: o bebé tem que ter menos de 6 meses, tem que fazer pelo menos 6 a 8 mamadas, a mãe não pode ter menstruado, e o bebé tem que fazer leite materno exclusivo, dispositivo intra-uterino ou implante sub-cutâneo.
Fale com o seu médico e discuta com ele qual a melhor opção para si.

Daniela
Reply

Meu filho vai fazer 5 meses. Após 30 dias do nascimento dele mantive relações com meu marido coito interrompido, quando completou 40 dias tomei o anticoncepcional injetável DEPO PROVERA e sangrei por 4 dias, assim que passou o sangramento até hoje não tive nenhum sangramento, ou seja vou fazer 4 meses sem mestruar, n]ao sei se é pelo anticoncepcional. Mantenho relações com meu marido sem camisinha. Meu bebe mama em média 6 a 8 vezes por dia, mas ele come papinha de frutas por orientação do pediatra.
Posso estar grávida? Pois, há alguns dias que sinto um certo enjoo de vez em quando, fico com medo disso ocorrer.

Susana Oliveira
Reply

Daniela,

É possível que essa falha menstrual se deva ao contracetivo que faz, no entanto pode sempre fazer um teste de gravidez para ficar mais descansada, e se esteve a amamentar até agora isso pode ter servido como método contracetivo. Creio que não será razão para ficar alarmada.

Michelle
Reply

Tenho um bebê de 4 meses e não estou fazendo uso de anticoncepcional, sangrei por 45 dias apos o parto e menstruei os dois meses seguintes, agosto e setembro, a ultima veio por volta do dia 12/09, e até hoje não desceu mais. Tive relações sexuais por três vezes com penetrações antes de colocar a camisinha, e uma das vezes foi coito interrompido, fiz um teste de farmácia a 3 dias e deu negativo, mas a menstruação ainda não veio, posso estar grávida mesmo assim? Não estou sentindo nada de diferente e minha bebê não mama mais no peito.

Susana Oliveira
Reply

Michelle,

O facto de não estar a amamentar e ter tido penetração sem preservativo aumenta bastante o risco de gravidez, embora as hormonas também ainda estejam a habituar-se ao estado não grávido e podem dar irregularidades na menstruação. O meu conselho é que se na próxima semana a menstruação não aparecer que faça novamente o teste de gravidez da farmácia, se for negativo aguarde pois pode ser simplesmente um descontrolo hormonal.
Posteriormente seria ideal utilizar um outro método contracetivo uma vez que o preservativo não está a ser muito eficaz.

lucas
Reply

Ola minha. Esposa teve bb a quatro meses e ela ainda n. Mestruo so que fizemos amor uma vez sem camisinha ela pod. Estar gravida ou corre o risco

Susana Oliveira
Reply

Lucas,

Se a sua esposa ainda estiver a amamentar exclusivamente é normal que ainda tenha menstruado, quer dizer que o método da amenorreia lactacional está a ser eficaz e portanto as hipoteses de ficar grávida são reduzidas. Atenção que este método só é eficaz até aos 6 meses de vida do bebé. Mas é importante que comecem a pensar noutro tipo de contraceção para evitar uma nova gravidez.

Rosane luis
Reply

tenho uma bb de quase 5 meses , minha menstruação ainda vaio isso é normal. ?

Susana Oliveira
Reply

Rosane,

Se está a amamentar exclusivamente é normal que a menstruação ainda não tenha aparecido por causa do método da amenorreia lactacional.

Rosane
Reply

ola . ganhei minha filha no dia 31 de maio ela ta com quase 5 meses , ela mama so peito , minha mestruação ainda não veio, vim tendo relação com meu marido sem proteção e sem ejaculação desde que ela tinha 3 meses , será q corro risco de engravidar ??

albert
Reply

Tive relaçao sexual com minha namorada com 20 dias apos o parto so que nao era pra penetrar mais escapoliu e entrou, nao ejaculei mesmo assim ela pode engravidar?

Susana Oliveira
Reply

Albert,

Ter relações sexuais com 20 dias após o parto à partida o risco de engravidar novamente é muito reduzido. No entanto de futuro é importante que tenha a noção que havendo penetração mesmo sem ejaculação pode ocorrer gravidez, por isso o melhor é utilizar sempre o preservativo ou tomar a pílula, ou outro método contracetivo que prefira.

marilia
Reply

Olá. Tenho uma filha de 5 meses. Após o parto, menstruei normalmente nos 2 meses seguintes. Mas agora, já faz um mes que não menstruo. É normal? Só tenho relações com camisinha porém, algumas vezes, foi coito interrompido, estou muito aflita.

Susana Oliveira
Reply

Marília,

É normal que após o parto os ciclos menstruais fiquem irregulares, devido ao reajuste hormonal. No entanto, se utiliza o método do coito interrompido como método contraceptivo saiba que ele pode falhar em cerca de 45% dos casos, o que faz dele um método pouco seguro para quem não quer engravidar, sugiro-lhe que faça um teste de gravidez para averiguar se está ou não grávida e comece a utilizar a pílula ou preservativo sempre que tiver relações sexuais.

Fernanda
Reply

ola.

Tive minha bebe faz 1 mês e 8 dias, comecei a tomar o cerazette com 20 dias pós parto, tive relação por volta de 8 dias depois de tomar o ac com coito interrompido. Gostaria de saber se há risco de gravidez pelo pouco tempo do uso do ac e pelo fato também de não tomar nas horas certas.

Susana Oliveira
Reply

Fernanda,

Á partida o risco de gravidez é muito baixo ou quase inexistente, deve manter a toma da cerazette sensivelmente à mesma hora, pois a partir de agora o risco de voltar a engravidar vai aumentando. Coloque por exemplo um lembrete no telemóvel para fazer a pílula sempre à mesma hora, caso contrário ela deixa de ser eficaz.

Bianca
Reply

Ola, tive meu bebe a um mes, ele nasceu dia 1/10/2014 e desde de entao tive duas relações com penetração sem camisinha, porém nao houve ejaculaçao e nao tive menstruaçao. Posso vir a engravidar? Caso sim, o que posso fazer para evitar nestas 72 hrs?

Susana Oliveira
Reply

Bianca,

O homem mesmo não ejaculando, através da lubrificação liberta espermatozóides que podem originar uma gravidez, portanto o risco de usar esta técnica do coito interrompido é bastante falível. No entanto, uma vez que teve o seu bebé há 1 mês, o risco de engravidar no primeiro mês é muito baixo. Á partida o único cuidado que deve ter a partir de agora é utilizar um método contraceptivo: pílula, preservativo, injetável, DIU, Implante, escolha o que mais se adapta a si.

jessy
Reply

Estou no termino do resguardo nao tenho sangramento desde a segunda semana em qud tive meu filho, estou tomando anteconcepcional desde que o sangramento parou, mesmo assim meu marido ejaculou fora corro o risco de engravidar?

Susana Oliveira
Reply

Jessy,

Se está a tomar o anticocepcional todos os dias à mesma hora, se não teve diarreia ou vómitos e não tomou antibiótico, pode estar descansada que o risco de engravidar é de apenas 0,1%.

Juliana Souza
Reply

Ola,um dia apos tomar anticoncepcional injetavel tive relacoes com meu esposo sem ejaculacao dentro,posso estar gravida?

Susana Oliveira
Reply

Juliana,

Se tomou o anticoncecional no dia suposto, uma vez que eles devem ser feitos de mensalmente ou trimestralmente conforme a medicação, o risco de engravidar é muito reduzido.

Nathalia
Reply

Oi .. Minha filha tem 2 meses e 20 dias menstruei 1 mês depois do parto e agora está descendo uma borra e quando passo papel sai sangue não faço uso de nenhum remédio e mantenho relações com meu marido sem proteção somente coito interrompido.. Posso estar grávida de novo? ou esse sangramento é normal?

Susana Oliveira
Reply

Nathalia,

Se mantem relações sexuais desprotegidas e o método anticoncecional é o coito interrompido, pode engravidar novamente. Só facto de estar com perdas de sangue tipo “borras de café” pode simplesmente querer dizer que está para vir a menstruação ou podem ser as hormonas a organizar-se novamente após o parto.
O meu conselho é que se não tiver a menstruação faça um teste de gravidez, e se a menstruação vier começe a tomar um anticoncecional o mais rapidamente possível para evitar uma nova gravidez.

celso
Reply

minha mulher xta amamentar e xta a 3meses sem ver periudo serak poxo fazer sexo sem nehuma prevencao.

Susana Oliveira
Reply

Celso,

A amamentação pode ser um método contracetivo natural, 99% eficaz, desde que: o bebé tenha menos de 6 meses, a mãe ainda não tenha menstruado, o bebé mame pelo menos 6 a 8 vezes por dia, e que o bebé faça leite materno exclusivo. Caso alguma destas regras seja quebrada o método deixa de ser eficaz, por isso se alguma destas regras não é cumprida tem que usar preservativo para que a sua mulher não engravide novamente.

taiana
Reply

Boa noite tenho 03 meses que tive bebe, mais tenho só 16 dias tomando anticepicional meu marido báculo dentro posso engravida

Susana Oliveira
Reply

Taiana,

Se está a amamentar e ainda não menstruou depois do parto, ou se começou a tomar o anticoncecional no 1º dia da menstruação a hipótese de ficar grávida é muito reduzida, de cerca de 0,01%, pois nenuma pílula é 100% eficaz.

katlyn
Reply

tem como engravida tomando a injeçao de tres messes???e que fiko com medo

Susana Oliveira
Reply

Katlyn,

Nenhum método anticoncecional é 100% eficaz, no entanto o contracetivo injetável tem uma taxa de sucesso tão elevada quanto a pílula, de 99%, desde que não se esqueça de a ir fazer de 3 em 3 meses.

katlyn
Reply

e que minha comadre falo que nao mais minha cunhada falo que sim e agora fiko na duvida fiko ou nao

JoCris
Reply

tenho uma filha de 1 mês e meio e meu marido gozou atrás acho q escorreu um pouco para frente posso estar grávida de novo?assim q dei a luz eu fiquei sangrando por 50 dias e depois eu tomei a pílula norestim e depois de 3 dias começou a vir a menstruação durante 6 dias ( normal).eu só amamento no peito.

Susana Oliveira
Reply

JoCris,

O facto de estar a tomar a pílula e se a está tomar corretamente (sempre à mesma hora, não teve diarreia, vómitos, não bebeu álcool, não tomou antibióticos, não se esqueceu nenhum dia) a probabilidade de engravidar é muito baixa. Uma vez que fez sexo anal, mesmo tendo havido contacto entre o sémen e a vagina, a probabilidade é muito baixa. Não deve ficar preocupada! Mantenha apenas a toma correta da pílula.

Cinthia
Reply

Olá tive minha bebê a 18 dias e ontem fi sexo anal com meu esposo.. tenho 2 dúvidas que me atormentam 1° quebrei o meu resguardo?
2° Existe alguma possibilidade de engravidar somente com sexo anal?

Susana Oliveira
Reply

Cinthia,

1º o resguardo em termos técnicos não existe e se você e o seu companheiro se sentiam aptos a iniciar vida sexual a última decisão é vossa, no entanto enquanto ainda à perdas de sangue a mulher está mais fragilizada e susceptivel a infeções daí dizer-se para evitar as relações sexuais enquanto perder sangue.
2º fazendo sexo anal não há possibilidade de haver gravidez, apenas da penetração vaginal é que pode surgir a gravidez.

julia
Reply

Oiiii.
Tive um parto normal, tive sangramento por 40, 42 dias mais ou menos,tive 1 relacao com coito interrompido nesse periodo, e outra um pouco apos esse periodo..
Apos esses 40 dias nao menstruei ainda, minha bb tem 3 meses…
Tenho problemas de hipotiroidismo, parei com o remedio qdo a bb nasceu..
To com muita queda de cabelo.
Fiz o exame da tirioide ontem..
A hipotiroidismo, a amamentacao podem atrasar a menstruacao por meses?
Se fizer exame de farmacia.. pode dar erro?
Posso estar gravida??!

Susana Oliveira
Reply

Júlia,

O hipotiroidismo pode influenciar o ciclo menstrual da mulher no entanto está mais associado a casos de infertilidade, neste momento uma vez que amamenta a sua bebé este facto será o maior responsável pelo facto de não menstruar, e isso é normal.
Quanto à queda de cabelo está descrita em todos os manuais do pós-parto, tem haver com a abrupta alteração hormonal.
Quanto aos testes de farmácia eles podem dar falsos negativos, principalmente se o teste for feito muito próximo do dia da fecundação.
Creio que perante o quadro que me descreve a hipótese de estar grávida seja muito reduzida, no entanto, passado 1 mês e meio pode realizar o teste de gravidez para ficar mais descansada.

bianca
Reply

Oiee Bom dia ganhei bb no dia 17de outubro ontem tiver relação com meu esposo sem preservativo ele gozou dentro mas nem fiz um mês ainda que ganhei bb só no dia 17DE NOVEMBRO agora que completa posso está grávida e estou amamentando posso te engravidado grata bom dia bianca

Susana Oliveira
Reply

Bianca,

A gravidez mesmo a amamentar é possível, a única maneira de conseguir evitar uma gravidez em 99% dos casos, estando a amamentar, é fazer amamentação exclusivamente, o bebé não pode ter mais de 6 meses, a mãe não pode ter menstruado e o bebé tem de fazer pelo menos 6 a 8 mamadas por dia, caso alguma destas regras seja quebrada o risco de gravidez existe.

joycynha
Reply

Nunca fiz sexo Anal nem pretendo mas algumas pessoas dizem qui dificulta na hora de ter meu bb Poiis estou gravida de 10 semanas e verdade????

Susana Oliveira
Reply

Joyce,

Que seja do nosso conhecimento não há nenhuma contra-indicação para a prática do sexo anal, nem que isso influencie durante a gravidez ou durante o parto. Desde que dê prazer à mulher e não inflija dor, tudo é permitido.

day
Reply

Meu bebe esta com 10meses comecei a tomar pilula no final de outubro ela ja esta fazendo efeito???ou corro risco de engravidar??? Pois ja tive relações sexuais com meu marido mas ele nao goza dentro… ainda estou amamentando

Susana Oliveira
Reply

Dai,

Se tem tomado a pílula todos os dias á mesma hora, nunca se esqueceu de nenhuma toma, não tomou antibióticos nem teve diarreia ou vómitos, a pílula é 99% eficaz na prevenção de uma nova gravidez.

carla
Reply

Ola tive relação com 26 de um requardo ainda não mestroei..meu BB mamá sentir enjôos sera q posso esta gravida

Susana Oliveira
Reply

Wdenia,

Se ainda não menstruou e está a amamentar exlusivamente a hipotese de estar grávida é muito reduzida mas existe. Deverá fazer uma método contraceptivo eficaz para evitar uma nova gravidez.

michelle
Reply

oi eu ganhei bebe tem 14 dias tem 4 dias q to tomando norestim hoje tive relacao com meu marido queria saber se corro o risco de ficar gravida o meu sangramento parou ontem agora ta decendo so um pouquinho de coisa maron ???E eu estou amamentando.

Susana Oliveira
Reply

Michelle,

Se inicou a pílula e ainda estava a perder sangue o risco de gravidez é muito escasso. Pode estar descansada. A perda de sangue acastanhada que tem pode ser simplesmente as hormonas a estabilizarem.

luana
Reply

Ola tive minha bebe a 3 meses, nao amamentei, comecei a tomar anticoncepcional desde o primeiro mês, tomo remédio sempre pela manhã em um dia esqueci de tomar o remédio no horário tive relação e tomou logo em seguida assim q lembrei depois tomei normalmente depois de dois dias tomei o remédio pela manhã tive relação a noite e suspendi o remédio para que minha menstruação descesse pq fiquei preocupada minha menstruação atrasou um dia e depois desceu normal, só que estou engordando muito igual a minha primeira gravidez corro o risco de estar grávida?

Susana Oliveira
Reply

Luana,

À partida como teve uma menstruação normal, embora esteja a engordar pode dever-se a outro facto que não gravidez. No entanto para ficar descansada pode sempre fazer um teste de gravidez para descartar essa hipotese. O importante é que faça a pílula sempre à mesma hora e se tomar antibióticos, tiver vómitos ou diarreia a pílula perde a sua eficácia e deve utilizar preservativo, até terminar a caixa da pílula, para prevenir uma nova gravidez.

danizinha
Reply

Olá boa noite!
Tive meu filho em agosto, respeitei o resguardo de 40 dias, e iniciei o anticoncepcional assim que passou p resguardo, meu filho mamava muito pouco, perguntei ao meu médico se podia trocar o anticoncepcional, ele me explicou q enaunto meu filho estivesse mamando , mesmo q pouco não poderia mudar… Tomei a primeira cartela, e tivemos relação, ele nunca ejaculou dentro pois eu nunca deixei, mesmo com todos esses cuidados eu posso estar gravida? Hoje já tomo outro remédio, mas meu medo foi de eu não amamentar muito, tive todo o cuidado de tomar um mês a cartela e ao depois eu tive relação e mesmo assim não deixei ele ejacular. Me ajudem estou desesperada… Tive uma gravidez complicada estou ate com medo de ter relações com meu esposo… Meu filho já vai fazer 4meses e consigo contar nos dedos quantas vezes fizemos amor, e nenhuma ele gozou dentro… Foram apenas 3 vezes e ele não ejaculou dentro, e uma vez usamos preservativo… Estou traumatizada. ;(

Susana Oliveira
Reply

Danizinha,

A pílula só com progesterona é eficaz quer você amamente ou não, apenas tem que fazer a pílula todos os dias à mesma hora, se tomar antibióticos, tiver vómitos ou diarreia a pílula deixa de ser eficaz. Pode ter relações sexuais sem problemas pois o risco de gravidez é apenas de 0,1% igual ao de qualquer outra pílula. Se for preciso fale com um psicóloga para a ajudar a passar esse trauma mas tenha cuidado pois esse medo pode afetar a sua relação com o seu marido.

Bruna
Reply

Boa tarde, tive meu bebê dia 20 de outubro, tive relação dia 22 de novembro, usamos camisinha, mas na hora da ejaculação ele tirou, mais a camisinha ficou em mim, corro o risco de ficar grávida novamente, meu parto foi natural, e não estou amamentando.

Susana Oliveira
Reply

Bruna,

O risco de gravidez existe embora seja muito infimo. Esteja atenta à menstruação, e se ficar com dúvidas faça um teste de gravidez, mas creio que não será motivo de preocupação.

fernandinho
Reply

minha esposa teve bebe a 27 dias, queria saber se ja posso ter relacoes sexuais com ela, o sangramento so teve durante uma semana.

Susana Oliveira
Reply

Fernandinho,

Desde que o casal se sinta preparado e em condições para ter relações sexuais podem reiniciar a vossa vida sexual. Tenha em atenção de utilizar um método contraceptivo se não pretendem engravidar novamente.

Mariana
Reply

Temos um filho de 4 meses, estou amamentando e complemento a amamentação.. minha menstruação vem normalmente, não estamos usando nenhum tipo de contraceptivo e acabamos vacilando..posso tomar pilula do dia seguinte, ou faz mal ao bebê ?

Susana Oliveira
Reply

Mariana,

A pílula do dia seguinte contêm hormonas que podem levar o leite a secar, pelo que se quer continuar a amamentar não a deve fazer, no entanto o risco de gravidez existe pelo facto de não fazer nenhum método contraceptivo e não amamentar exclusivamente. Neste caso terá de fazer uma opção ou toma a pílula do dia seguinte sabendo que pode não ser eficaz e pode secar o leite, ou aguarda para ver se menstrua.

kauana
Reply

Tibe bebe a 1 mes e 16 dias . Tive relaçao com meu esposo, sem preservativo ele nao chegou a gozar pois nao ficamos nem 10 minutos.
Corro riscos de estar gravida?!

Susana Oliveira
Reply

Kauanna,

O risco de gravidez existe, pois o homem ao lubrificar pode libertar espermatozóides. O método do coito interrompido tem uma baixa taxa de eficácia. Utilize o preservativo ou tome a pílula.

nanda
Reply

Ola. Tenho um bebe de tres meses e tibe parto cesario, amamento exclusivamente no peito e ainda n menstruei e só comecei a tomar anticoncepcional agora, fiz sexo com meu marido varias vezes com coito interrompido mas ele ejaculoi uma vez dentro, posso estar gravida pois sinto pontadas no lado direito da barriga e um pouco de enjoo e e mal estar.

Susana Oliveira
Reply

Nanda,

Se ainda não menstruou, amamenta exclusivamente, o bebé tem menos de 6 meses e faz entre 6 a 8 mamadas por dia está protegida pelo método da amenorreia lactacional, se a isso associou a pílula não há problema, e a probabilidade de gravidez é apenas 0,1%. É importante que tome a pílula todos os dias sensivelmente à mesma hora, se tomar antibióticos, se vomitar ou ficar com diarreia a pílula perde o seu efeito.

Alessandra
Reply

Tive parto cesariana dia 22/10, minha médica receitou anticoncepcional nacteli a ser tomado no dia 22/11, q seria 30 dias após o parto. Tive relações no dia 23/11. Posso engravidar?

Susana Oliveira
Reply

Alessandra,

A pílula começa a fazer efeito ao 7º dia após a 1ª toma, ou então se ela foi iniciada no 1º dia do ciclo menstrual, caso contrário pode engravidar.

juliana lima
Reply

ola meu filho vai fazer 6 meses tomo anticoncepcional todos os dias mas teve um dia que me esquecii esperei 3 dias para voltar a ter relações posso estar gravida por ter esquecido esse um dia?

Susana Oliveira
Reply

Juliana,

Caso haja esquecimento da toma da pílula a sua eficácia fica comprometida até ao final dessa caixa e deverá sempre utilizar preservativo. Apartir de hoje sempre que tiver relações use o preservativo e mantenha a toma da pílula como habitualmente, quando iniciar a póxima caixa poderá então deixar de usar preservativo.

priscila
Reply

Boa noite! Estou amamentando e parei de ter sangramento com 20 dias apos o parto. Comecei a tomar o nactali 32 dias apos o parto e com 36 dias apos o parto tive relaçao sem preservativo. Posso estar grávida?

Susana Oliveira
Reply

Priscila,

Se tomou a pílula sempre sensivelmente à mesma hora, não fez antibióticos nem teve vómitos ou diarreia, a possibilidade de estar grávida é muito reduzida, principalmente se estiver a amamentar.

Natyana
Reply

Meu resguardo acabou está com 5 dias, sendo que estou tomando a pilula desde 29° dia tive relação com meu esposo a dois dias e ele gozou dentro e hoje esqueci de tomar a pilula e tomei assim que lembrei, corro risco de engravidar.

Susana Oliveira
Reply

Natyana,

Se a pílula foi tomada corretamente antes do esquecimento a ovulação já foi inibida e o risco de gravidez é quase nulo. No resto do mês utilize preservativo para prevenir.

cecilia
Reply

Ola gostaria de saber se tem algum perigo de engravidar usando só camisinha? Tenho 16 anos e tive um bebê á 3 meses e tenho muito medo de engravidar denovo…
#aflita! :-(

Susana Oliveira
Reply

Cecilia,

Se o preservativo for colocado até à base do pénis e após a utilização não tiver rompido, então não há hipótese de estar grávida.

thaty
Reply

Meu bebe vai fazer tres meses tive relacoes com meu marido depois de um mes de vida do meu bebe e ja tava tomando remedio,estou sentindo muitas dores de cabeca enjoo posso esta gravida?

Susana Oliveira
Reply

Tathy,

Se fez a pílula todos os dias sensívelmente à mesma hora, não tomou antibióticos e não teve vómitos ou diarreia, então terá de procurar outra razão para a sua dor de cabeça e enjoo, porque é muito pouco provável que seja gravidez.

kerolayne
Reply

ooi minha filha fez 2 meses e fiz sexo com meu namorado 35 dias antes de acaba o resguardo ai deu 40 dias comecei a tomar norastin ai me fez mal ai parei ai no outro dias saiu um pouco de sangue depois parou.. fiz com meu namorado umas 4 vezes sem preservativo e ele nao gozou dentro e to amamentando mais corro algum risco de gravidez?

Susana Oliveira
Reply

Kerolayne,

Mesmo não havendo ejaculação e apenas penetração é possível ficar grávida. Obviamente que tendo apenas 40 dias de pós-parto e estando a amamentar a probabilidade desce consideravelmente mas existe. Utilize o preservativo já que não se dá bem com a pílula.

aline
Reply

Oi estou no 7 dia de pos- parto tive relação com meu esposo mas ele não ejaculou dentro estou amamentando e estou menstruada corro o risco de ficar gravida … Estou com MT medo de ajude

Susana Oliveira
Reply

Aline,

Enquanto tiver as perdas de sangue após o parto e estando a amamentar o risco de engravidar é praticamente nulo, portanto acho que não se precisa de preocupar, aproveite os moemntos enquanto mãe e comece a pensar num método contraceptivo de forma a iniciar quando indicado pelo seu médico.

viviane
Reply

Bom Dia.
Eu fiz uma cesaria dia 17/11 e dia 05/12 tomei a injetável de 3 meses,eu e meu noivo voltamos a ter relação dia 15/12 com coito interrompido.
Posso engravidar mesmo com a injetável?

Susana Oliveira
Reply

Viviane,

O anticoncepcional injetável é tão eficaz como uma pílula desde que seja administrado nas datas previstas, obviamente que nenhum método contracetivo pode dizer que é 100% eficaz a evitar uma nova gravidez, mas a percentagem de eficácia é bastante elevada, cerca dos 99,8%.

vladiana
Reply

fiz uma brincadeira com meu marido estou com 30 dias so que fiz uma cesariana nao teve penetracao mais ficamos se acariciando yele acabou gozando nas minhas partes e corri e fui me lavar tem perigo de engravidar ele gazou perto da minha vagina tem perigo de engravidar ou seja nao teve penetracao e ele gazou fora so que perto da minha vagina.

Susana Oliveira
Reply

Vladiana,

A hipotese de gravidez existe ainda que muito reduzida, se está a amamentar exclusivamente pode estar descansada que à partida há inibição da ovulação pelas hormonas da amamentação. De agora em diante é importante que evite estas situações se não tem intenções de engravidar, ou que utilize outro método contracetivo.

jenyffer
Reply

Oi eu tenho um bebe de 2 meses e 22 dias ,meu parto foi normal ,eu e meu marido tivemos pouca relação sexual, e ele não ejaculou dentro só estou amamentando meu bebe, sempre na relação ele ejacula fora ,e fizemos de camisinha e depois rasgou ai ele ejaculou fora, posso estar grávida?

Susana Oliveira
Reply

Jenyffer,

Durante a lubrificação o homem liberta espermatozóides, daí que quando o preservativo rompe antes ou depois da ejaculação o risco de gravidez existe. Uma vez que está a amamentar o risco de gravidez diminui consideravelmente, no entanto, a probabilidade nunca é igual a zero.

elaine
Reply

Tenho um bebe de 9 meses mama no peito e na madeira ja tomei 3 doses de depoprovera tive duas relacoes no mesmo dia com coito interronpido a possibilidade de engravidar?
Tbm tenhu trauma pois a segunda gravidez foi assim porem nao tomava nenhum anticoncepcional amamentava minha primeira filha na epoca estava com 1 ano e dois meses .

Susana Oliveira
Reply

Elaine,

A amamentação funciona como um método contracetivo mas qunado o bebé tem menos de 6 meses, a aprtir dessa altura terá sempre de associar um método contracetivo complementar, daí ter engravidado quando a sua bebé tinha 1 ano. No entanto, o panorama atual é diferente uma vez que está fazer a depoprovera que é um método contracetivo tão eficaz como a pílula se for tomado na altura correta, portanto se está tudo em dia, a probabilidade de gravidez é muito reduzida.

jenyffer
Reply

Muito obga Deus lhe abençoe sempre fui muito bem atendida… Bjos

Cinthia
Reply

Olá Boa Noite..
Eu tive bebê faz 1 mês e 22 dias,menstruei 30 dias seguidos.. iniciei com a pílula Natal estava com 37 dias que tinha ganhado bebê, quando eu estava com 10 dias que estava tomando o remédio minha menstruação voltou.. e estava descendo bastante.
Hoje minha menstruação está descendo pouco ..
A minha dúvida é saber se isso é normal de acontecer ?

Susana Oliveira
Reply

Cinthia,

É normal um vez que a pílula que está a fazer apenas contém um tipo de hormonas e o seu corpo ainda se está a readaptar à realidade de não grávida.
Até haver uma regularização do ciclo menstrual ainda é capaz de levar algum tempo, tenha apenas atenção para tomar a pílula todos os dias sensivelmente à mesma hora.

Cinthia
Reply

Desculpa o nome da pílula é Nactali

roberta
Reply

Tenho um bebe de 5 meses. E amamento . Ele ja come papinhas. Ah 3 semanas tive relaçao sem proteção e nao faço uso de nenhum metodo contraceptivo. E agora venho sentindo muita dor de cabeça. Sono. Pernas inchadas. Enjoo. Sera q posso estar gravida?

Susana Oliveira
Reply

Roberta,

A partir do momento em que o bebé deixa de fazer leite materno exclusivo e não utiliza nenhum método contracetivo corre grandes riscos de voltar a engravidar. Se tiver falhada da menstruação faça um teste de gravidez, senão inicie um método contracetivo.

karina
Reply

Ola tive bebe a 1 mes e tive relaçao com meu esposo 10dias depois eu amamento e ele nao gozou dentro agora tomo anticoncepcional faz 10 dias e ele gozou dentro

Susana Oliveira
Reply

Karina,

Se bem percebi teve relações sexuais 10 dias depois do parto e entretanto iniciou um método contracetivo correto? Se for este o caso o risco de engravidar é muito reduzido, mas é importante que continue a fazer o contracetivo sensivelmente sempre à mesma hora.

Ângela
Reply

Tenho um bb de 3 meses, tomo Norestin e minha menstruação nunca desceu, esqueci de tomar um dia só e no outro dia tomei duas pílulas e em seguida tive relação sem proteção, corro o risco de está grávida?

Susana Oliveira
Reply

Ângela,

As pílulas apenas com um tipo de hormonas como a Norestin necessitam de ser tomadas sensivelmente à mesma hora, em caso de esquecimento deve começar a fazer preservativo aquando das relações sexuais até terminar este blister da pílula, pois ela perdeu a sua eficácia e corre o risco de engravidar. Continue a tomar a pílula como de costume e pode fazer um teste de gravidez daqui a 4 semanas para ficar descansada.

manuel matondo
Reply

tive relaçao com a minha esposa sem proteçao e temos bebe de um mes e 16 ela e a mistruçao dela ainda nao venho ela pode engravidar,,,

Susana Oliveira
Reply

Manuel,

O risco de gravidez existe se a sua esposa não estiver a amamentar exclusivamente ou se o bebé fizer menos de 6-8 mamadas por dia. Caso contrário o risco de engravidar é muito baixo. Para que a amamentação seja um contracetivo eficaz precisa de amamentar exclusivamente, o bebé tem de fazer pelo menos 6-8 mamadas por dia, não pode ter menstruado, e o bebé precisa de ter menos de 6 meses, caso contrário terá de começar a pensar noutro método contrcetivo.

Ana Paula
Reply

Boa tarde. Eu tenho 25 anos, tenho uma filha de de 1 ano e 4 meses. Eu não tive leite materno, só que uns dias p cá tem saindo leite do meus seio, tenho relação sexual ativa com o meu marido e não nos protegemos, , Será que ha possibilidade de estar grávida de novo ou é a consequência de não ter tido leite.

Susana Oliveira
Reply

Ana Paula,

O facto de segregar leite pode não significar que está grávida e não é uma consequência de não ter tido leite. Pode ser simplesmente devido à reorganização hormonal, se notar que continua a segregar leite terá de falar com o seu médico pois pode necessitar de fazer medicação. De qualquer maneira, se não faz nenhum método contracetivo e tem relações sexuais desprotegidas corre o risco de engravidar.

Benedito Pedro
Reply

A minha mulher teve bb a 4 meses, é aconselhave termos relações sexual com proteção?

Susana Oliveira
Reply

Bendito,

Se a sua mulher está a amamentar exclusivamente, a bebé faz pelo menos 6 a 8 mamadas por dia e ainda não menstruou não precisa fazer mais nenhum método contracetivo, mas se pelo menos uma destas condições enunciadas anteriormente não estiver presente já tem que utilizar outro método contracetivo nomeadamente o preservativo. A pílula pode iniciar a toma mas será uma pílula especial se estiver a amamentar, e pode ser iniciada no primeiro dia da menstruação, ou caso ainda não tenha menstruado, terá de ter em atenção que o primeiro blister não é eficaz como contracetivo.

celia mariana
Reply

Minha bb tem3 meses e 28dias tomo cerazette ontem esqci de tomar hoje cedo tive relacao a camisinha furou tenho chance de engravidar?eu tomei o cerazette assim q aconteceu

Susana Oliveira
Reply

Célia,

A hipótese de gravidez existe no entanto é muito reduzida, se durante os outros dias fez a toma de forma correta. Até terminar essa caixa convém que continue a utilizar o preservativo.

Naty
Reply

Ola ganhei meu bb de parto normal ha 37 dias meu sangramento vaginal parou em duas demanas. Mas estou com muita dificuldade para ir aos pes arde co se estivece rasgando o anus e sai samgue as vezes pouco outras vezes a agua do baso fik vermelha oque pode ser tm a ver cm o parto pq fiz muita forca pode ter fissurado ????

Susana Oliveira
Reply

Naty,

Pelo que consigo perceber está com dificuldade em evacuar e por vezes sangra e tem dor, pelo que me descreve o mais provável é que tenha hemorroidal. Para isso deve beber muita água para as fezes serem mais moles e se mesmo assim for dificíl de evacuar pode fazer um laxante para a ajudar. Se ainda assim mantiver muitas dores ou se começar a perder mais sangue deve ser avaliada por um médico pois pode precisar de fazer medicação.

karol
Reply

Olá! Tenho um bebê de 44 dias ainda nao menstruei e hoje tive a primeira relação sexual pós parto e foi sem prevenção e com ejaculação dentro, meu bebê mama mais de 8x ao dia e a 4 dias ele ta tomando o leite Nan 1x por dia, eu posso ter engravidado hoje ?

Susana Oliveira
Reply

Karol,

A hipótese de gravidez é reduzida mas existe, principalmente por uma das regras que inibe a ovulação foi quebrada: amamentar exclusivamente. Quanto à pilula do dia seguinte não a pode tomar pois seca a produção de leite materno, agora apenas lhe resta esperar e utilizar um método contracetivo eficaz: pílula, preservativo, implanon ou DIU. Daqui a 4/5 semanas faça um teste de gravidez apenas para ficar mais descansada.

fernandes
Reply

Boa tarde tive o meu filho ha 35 dias e no 33° dia tive relações mas ja tomo pilula e fiz com presevativo mas hoje estou com sangue é normal? Ainda estou na quarentena e tive parto normal. Os pontos externos estao curados.so estou preocupada porque o sangue ja tinha parado e hoje voltou mas nao é muito.

Susana Oliveira
Reply

Fernandes,

Há duas hipóteses: esse sangramento pode ser a menstruação que pode vir já, ou então pode ter magoado alguma zona mais sensível da parede vaginal quando teve relações. O importante é que vigie, se entretanto mantiver perda de sangue deverá ser avaliada pelo médico para confirmar que está tudo OK.

karol
Reply

Posso tomar a pílula do dia seguinte ?

Tati
Reply

Boa tarde. Tenho um filho de 3 meses. Tive relação com meu marido 45 dias depois do parto cesaria. Usando sempre camisinha. Mas teve uma vez que rolou sem camisinha. Mas ele ejaculou fora. Amamento. Não dou complemento nenhum a não ser agua. Posso estar gravida? Pois estou sentindo enjôo e muita dor ao pe da barriga

Susana Oliveira
Reply

Tati,

Existem 4 regras fundamentais para poder não engravidar caso esteja a amamentar: o bebé tem de ter menos de 6 meses, tem de mamar pelo menos 6 a 8 vezes por dia, tem de fazer leite materno exclusivo e mãe não pode ter menstruado, caso alguma delas seja quebrada a possibilidade de gravidez existe. Uma vez que refere que está a dar água ao bebé, isso influencia a amamentação e já não pode ser considerado amamentação exclusiva, além disso o bebé não necessita de beber água fazendo leite materno, este suplanta todas as suas necessidades hídricas.
Deverá ter atenção e utilizar preservativo sempre que tem relações sexuais, ou então fazer outro método contracetivo que a proteja contra uma nova gravidez.
Faça um teste de gravidez após 5 semanas da relação sexual apenas para ter a certeza se está ou não grávida, pois o enjôo e a dor de barriga podem ser devido a outros fatores.

adriana
Reply

Tive minha filha faz 3 meses fiquei de resguardo 45 dias apois esse período voltei a ter relação com o meu marido , no 2 mês depois do resguardo volto a minha estruaçao normal depois tive relação sem preservativo já tem um mês que minha menstruação não vem possó Ta grávida ??
Ops to amamentando
E não tomo anticoncepcional !!

Susana Oliveira
Reply

Adriana,

A possibilidade de gravidez já é considerável, uma vez que já menstruou e não toma nenhum anticoncecional. Faça um teste de gravidez para confirmar. Se entretanto a menstruação não vier e o teste dê negativo volte a repetir entre 2 a 3 semanas.

alexsandra de lima
Reply

Boa Noite, minha filha está com 8 meses e desde então não tomo nenhum anticoncepcional para evitar sendo que no mês de dezembro não menstruei, será que corro o risco de está gravida de novo? Meu parto foi cesário. Estou com muito medo

Susana Oliveira
Reply

Alexsandra,

Com 8 meses pós-parto de uma maneira geral o sistema hormonal já está a funcionar a 100%, o que quer dizer que ovula e por isso pode engravidar. Se teve relações sexuais sem proteção e se não utiliza nenhum método contracetivo o risco de gravidez é grande, aconselho a que faça um teste de gravidez para verificar se está ou não grávida.

Jaine Andrade
Reply

Bom dia . Minha Filha esta com 3 meses , começei a tomar cerazette ah + ou- 20 dias só q com apenas 9 pilulas tomadas tive uma relação desprotegida , por medo do pouco tempo de uso , tomei a pilula do dia seguinte com 24 hs depois do coito apesar da Go Falar que a cerazette faz efeito com 7 dias, agora exatemente depois de 9 dias desceu apenas uma borra de café .. Posso estar gravida ???

Susana Oliveira
Reply

Jaina,

A possibilidade de gravidez existe mas é muito baixa, muito provavelmente essa borra de café tem haver com a toma da pílula do dia seguinte, possivelmente depois virá a menstruação normal.

rayza
Reply

Oi.. meu bb tem 1 mes e 5 dias meu parto foi cesaria .. Estou tomando anticoncepcional tem 3 dias e fizemos a primeira vez no segundo dia do método sem camisinha só q ele n gozou lá dentro e hj vacilamos ele gozou lá dentro.. oq devo fazer? Qual pílula posso tomar do dia seguinte ?

Susana Oliveira
Reply

Rayza,

Se está a amamentar não pode tomar a pílula do dia seguinte, pois pode secar o seu leite. No entanto a hipotese de estar grávida é muito reduzida, continue a tomar a pílula corretamente, cuidado com antibióticos, diarreia, vómitos ou álcool que podem alterar a absorção da pílula e se tiver falha da menstruação faça um teste de gravidez, no entanto, é possível que ela não seja regular pois acabou de parir e as hormonas ainda estão a estabilizar.

fernandes
Reply

Ainda tenho perdas de sangue mas acho mesmo que è a mestruacao porque hoje ja vai tando mais fraca como se tivesse a acabar.

Mariele
Reply

Ola bom dia! Eu ganhei uma menina c 6 meses mais ela morreu dentro de mim ainda. Ai eu sangrei por 5 dias no 6 ja nao tinha mais ai fiz sexo c meu marido sem preservativo mais ele nao ejaculou la dentro. Apos issu sangrei muotooo e sinto um pouco de dor. Corro o risco d estar gravida? Meu parto foi induzido sofri demais :/.. obrigado desde ja

Susana Oliveira
Reply

Mariele,

Se continuar a perder muito sangue e com dor deve ser observada pelo médico, pois assim é difícil saber o que possa ser. Creio que neste caso o problema não deverá ser uma gravidez actual, pois as hipóteses são muito reduzidas.

Renata silva
Reply

ola boa noite… Tive minha bb de parto normal… graça a Deus correu tudo bem…
fiquei com sangramento durante 42 dias … so que passado dois dias voltei a sangrar… ms sinto que é menstruaçao, pois tive os sintomas de uma menstruaçao , dores nas pernas, um pouquinho de dor de cabeça essas coisas… não retornei ainda ao meu ginecologista pois ele saiu de férias o mês de dezembro todo e so voltou agora…to achando estranho pois mal acabou o sangramento e já menstruei eh possível isso? fiquei preocupada… passei muito aborrecimento, muitas chateações no meu pos parto não sei se isso influencia.. obrigada

Susana Oliveira
Reply

Renata,

O pós-parto é um período muito susceptível quer psicológica quer fisicamente, pois as suas hormonas ainda se estão a habituar ao estado não grávido, por isso é normal que possa ter perdas de sangue entre menstruações ou ciclos menstruais irregulares. No entanto, assim que puder deve ter consulta com o seu obstetra.

helen
Reply

ola esqueci detomar o anticocepcional 3 dias e tive relaçao com meu marido e ele penetrou la dentro sera que possa ter engravidado pois eu tenho um bebe de 5 meses ..

Susana Oliveira
Reply

Helen,

As hipóteses de estar grávida são grandes, daqui a 4 semanas seria aconselhável que fizesse um teste de gravidez para colocar essa hipotese de parte.

gabi
Reply

Tive bb no dia 03/11/2014 e no dia 30/11/2014 tive relaçao com meu marido so que eu nao gozou dentro so dou de mama no peito e nao tive menstruaçao…so o sangramento msm pos-parto por 25 dias…tem possibilidade de gravidez e dia 05/01/2015 tomei depropovera….obrigada.

Susana Oliveira
Reply

Gabi,

As hipoteses de estar grávida são muito reduzidas, pois provavelmente quando teve relações ainda estaria com perdas de sangue o que reduz o risco de gravidez praticamente para 0%, por isso creio que pode estar descansada.

karol
Reply

Tive relacao sexual com meu marido e a camisinha estorou ai tomei a pilula do dia seguinte minha mestruacao nao vem a dois meses fiz dois testes de gravidez de farmacia e deram negativos os dois alem disso tenho um bebe de 3 meses mais nao amamento e agora ?

Susana Oliveira
Reply

Karol,

É possível que essa falha da menstruação seja devido à desregulação hormonal depois da gravidez, no entanto o risco de voltar a estar grávida é grande, e deve confirmar se de facto está ou não. O meu conselho é que fale com o seu médico, pois pode ser necessário fazer um teste sanguíneo para confirmar se está grávida.

Janaine
Reply

Ganhei minha bebe e com 2 meses veio minha menstruação,e logo comecei a tomar a pilula,e tive varias vezes relações com meu marido onde ele ejaculou dentro,mas durante o período que estava tomando a pilular esqueci de tomar algumas vezes,mas precisamente 3 dias seguidos,agora quero saber será que posso ter engravidado?

Susana Oliveira
Reply

Janaine,

As hipoteses de poder estar grávida são grandes por isso o meu conselho é que a partir de agora comece a utilizar preservativo sempre que tiver relações sexuais e faça um teste de gravidez para confirmar. Continue a tomar a pílula corretamente e coloque um lembrete no telefone ou no frigorífico para não se esquecer de a tomar.

camila
Reply

Minha filha tem dois meses e tomo o anticoncepcional desde os quarenta dias e ontem tive relacao sem camisinha sera q posso engravidar?

Susana Oliveira
Reply

Camila,

Se está a fazer a pílula corretamente, todos os dias sensivelmente á mesma hora, não tomou antibióticos, não teve vómitos nem diarreia, o risco de estar grávida é mínimo.

Paula
Reply

Tive um parto cesareo mas meu bebê veio à óbito no dia seguinte, o sangramento foi de 3 semanas e 3 dias após o término do sangramento tive relação com meu esposo foi coito interrompido não estou utilizando nenhum método anticoncepcional, mas como foi só sangramento pós parto não menstruação corro o risco de estar grávida

Susana Oliveira
Reply

Paula,

As suas hormonas ainda se estão a habituar à fase de não grávida por isso é normal que o ciclo menstrual seja irregular não querendo dizer que está grávida. No entanto o coito interrompido é um método muito falível e por isso corre o risco de engravidar, se entretanto a menstruação não vier faça um teste de gravidez, e se não quiser ou não puder voltar a engravidar nos próximos tempos deve optar por outro método contraceptivo mais eficaz como a pílula, o implante ou o DIU.

lulu
Reply

tive meu nenem a 1 mes e 6 dias e tive relacao com meu namorado mais nao a camisinha estourou mais nao sei se o espermatozoide entrou estou amamentando e minha menstruacao acabou antes do meu resguardo meu parto foi cesariana coro risco de engravidar?

Susana Oliveira
Reply

Lulu,

O risco de gravidez existe, no entanto se está a amamentar exclusivamente esse risco reduz drásticamente. Tenha atenção e se for preferível faça outro tipo de contraceptivo nomeadamente a pílula ou o implante se for mais confortável para si.

anderson
Reply

Boa noite,eu gostaria de tirá uma duvida eu e minha esposa tivemos relações amorosas se usa nada para nos protege ela esta a 3 semana de resgarde da Cesaria que fez e eu enjaculei dentro da Varginha corre risco de ela esta gravida de novo?

Susana Oliveira
Reply

Anderson,

O risco de gravidez existe embora seja reduzido, no entanto é importante que escolham um método contracetivo para evitarem um nova gravidez, falem com a vossa médica e até lá utilizem o preservativo.

carla
Reply

tive relaçao anal cm meu namorado, a camisinha estourou e ele gozou dentro, porém escorreu pra frente, ai fkei nervosa, e decidir tomar a pds diad, uma hora depp, umas 21:30 , e a outra so 9:30 da manhã, qria saber se corro risco de engravidar, ?

Susana Oliveira
Reply

Carla,

O risco de gravidez é reduzido, pois a ejaculação foi anal e ainda assim fez a pílula do dia seguinte, logo o risco é praticamente nulo.

joana
Reply

Ola, tive meu bebe a 1 mês certinho e tive relaçao e meu marido ejaculou dentro eu amamento o tempo inteiro, e as uns 4 dias antes de fazer um mês veio umas rajada de sangue pouca,bem pouca estava no banho ñ xegou a suja calcinha nada..eu posso estar gravida..

Susana Oliveira
Reply

Joana,

A hipótese existe mas se está a amamentar exclusivamente, o bebé mama pelo menos 6 a 8 vezes por dia as chances de estar grávida são relativamente reduzidas. Essa perda de sangue pode ter sido ainda um resto das perdas de sangue pós-parto.
Não se esqueça que se menstruar, ou se deixar de amamentar pode voltar a engravidar e por isso deve tomar optar por outro método contracetivo.

melissa
Reply

Tenho uma filha de 7 meses, eu amamento e tive relação com meu parceiro, ele não gozou na vagina mais saiu um líquido transparente do pênis. Eu não tomo nenhum remédio, posso ta grávida de novo?

Susana Oliveira
Reply

Melissa,

Durante a penetração mesmo que não haja ejaculação o homem lubrifica e nessa lubrificação pode haver espermatozóides, por isso o risco de gravidez existe.

aline
Reply

olá. Tomo o cerazette faz seis meses de forma continua. estou amamentando e até hoje nao mestruei. fiz uma pausa de sete dias e tive relaçao neste periodo. corro risco de engravidar?

Susana Oliveira
Reply

Aline,

A cerazette é uma pílula contínua, portanto não deve fazer pausas na toma da mesma, por essa razão corre o risco de engravidar. e deve utilizar outro tipo de contracetivo.

Denise
Reply

Boa tarde, tenho uma bebe de 8 meses porem so em dezembro dia 17 comecei a tomar Nactali, porem perdi minha cartela e interrompi o uso no dia 10 de janeiro, pois achei melhor aguardar o proximo ciclo , ja se passaram mais de 10 dias e minha menstruacao ainda nao veio, é normal ou corro o risco de esta gravida?

Susana Oliveira
Reply

Denise,

Se durante esse período em que não tomou a pílula esteve em abstinência sexual, ou se teve relações utilizou preservativo e não houve contratempos, então pode estar descansada que o risco de estar grávida é muito reduzido, pode ser simplesmente um descontrolo hormonal.

ingridi Ribeiro
Reply

Ola . Tenho uma bb de 8 meses e ontem resolvi ter relação com meu marido. Houve ejaculação dentro.. tomo meu remedio irregular! E quando acordei hoje estava com a roupa toda suja de sangue, sendo que eu so mestruei depoismq minha filha nasceu em agosto. Depois disso mais nada. Teria possibilidade de ficar gravida por isso . E se o sangue e mestruaçao. E se p evitar a gravidez tomar pílula do dia seguinte? Obrigado.

Susana Oliveira
Reply

Ingrid,

Se toma a pílula de forma menos correta e tem relações sexuais sem proteção a hipótese de gravidez existe, pois mesmo que esteja a amamentar o seu bebé já tem mais de 6 meses, que será o tempo em que a amenorreia lactacional funciona. O sangue que está a ter agora sim pode ser uma menstruação, mas se for em muita quantidade vá ao médico para a observarem. Quanto a tomar a pílula do dia seguinte não creio que seja opção válida até ser observada pelo médico, uma vez que está com sangramento, tem que se ver se é ou não uma menstruação.

layla
Reply

Olá depois que tiver bb a quase um mês voltei a ter relações sexuais com meu marido as duas 3vezes que tranzei duas foi com camisinha e uma sem mais meu marido não ejaculou dentro corro risco de engravidar ?? Me ajude por favor

Susana Oliveira
Reply

Layla,

Se está a amamentar só leite materno, não menstruou e o bebé mama 6 a 8 vezes por dia no mínimo então o risco de gravidez é reduzido. No entanto haver penetração sem proteção é sempre um risco para engravidar, pois mesmo que não haja ejaculação, quando o homem lubrifica liberta espermatozóides que podem dar origem a uma gravidez.

Rosa
Reply

Minha bebê está com 50 dias e tive relação com meu esposo, ele não ejaculou dentro da vagina… Eu não menstruei ainda, só mesmo o sangramento pós-parto e estou amamentando o tempo todo… Tenho chances de estar grávida?

Susana Oliveira
Reply

Rosa,

O risco de gravidez é muito reduzido uma vez que está a amamentar exclusivamente, no entanto a partir dos 6 meses este método deixa de ser eficaz e precisa de começar a fazer outro método contracetivo.

Jessica
Reply

Ola tive relacao com 32 dias ja nao mestruava mais e amamento tomei a 1 pilula e tive uma com camisinha e a outra ele nao gozou dentro corro algum risco?

Susana Oliveira
Reply

Jessica,

Se está a tomar a pílula corretamente, todos os dias sensivelmente à mesma hora, não fez antibióticos, não teve vómitos nem diarreia, então o risco de gravidez é muito baixo.

Manu
Reply

Tive um aborto no dia 31 de dezembro e tive Relaçoes com o esposo no dia 19 nao ficou 5 min ,Mais ele Gozo fora Agra nao sei se entrou ou nao ha possiblidade de engravidar ?

Susana Oliveira
Reply

Manuela,

Se náo utiliza mais nenhum método contracetivo, sim existe possibilidade de ficar grávida, pois durante a lubrificação o homem liberta esperma, mesmo não havendo ejaculação na vagina.
Quanto ao corrimento que refere é normal, normalmente associa-se ao período fértil da mulher.

Manu
Reply

Eu tive tambem corrimento vaginal parecido com Clara de ovo o chamado corrimento Branco isso foi no dia 23 de janeiro o que sera? Pf ajuada-me .

katy
Reply

Meu bebe vai fazer 3 meses e ha dois meses faço uso da injeção depoprovera 150 mg trimestral, ele amamenta exclusivamente no peito, gostaria de saber apartir de quanto tempo a injeção jah tem efeito, se jah estou protegida, pois venho tendo relação com cuidado sem o meu marido gozar dentro, mas agora nesses dias ele acabou gozando dentro, jah estou protegida ou tenho risco de engravidar novamente?

Susana Oliveira
Reply

Katy,

Nenhum método contracetivo é 100% eficaz, no entanto se está a fazer a depoprovera corretamente o risco de engravidar é de inferior a 1%, portanto já pode estar descansada.

Janaína
Reply

Boa tarde,
Meu bb tem vai fazer 2 meses dia 3, ainda não menstruei, tomei a injeção contraceptiva há 10 dias , porém tive relação sexual desprotegida hoje ,havendo a ejaculação dentro. Gostaria de saber se corro o risco de engravidar?

Susana Oliveira
Reply

Janaína,

A injeção contracetiva não é 100% eficaz, aliás nenhum método o é, portanto hipótese há sempre, no entanto esta é inferior a 1%.

Ana Claudia
Reply

Oi ganhei meu BB dia 18/01/2015 e quando fez 11 dias transei com meu marido sem camisinha mais ele gozou fora , no dia seguinte já começei senti tonturas e enjôo corro risco de estar gravida ?

Susana Oliveira
Reply

Ana Cláudia,

O risco de gravidez existe pois apesar da ejaculação ser fora da vagina há sempre libertação de espermatozóides durante a lubrificação. No entanto, se as relações foram 11 dias após o parto, o risco de gravidez é muito baixo, as tonturas e náuseas possivelmente devem-se a outro factor que não gravidez.

Joi
Reply

Ola, estou na quarentena ainda, meu bebe arrecem fez 1mes, e eu e meu esposo ainda nao tivemos relaçao, ja estou usando a pilula. mas quero saber se logo depois da quarentena ja posso ter relaçao sem preservativo??

Susana Oliveira
Reply

Joi,

A pílula nunca é 100% eficaz, mas a sua taxa de eficácia é próxima dos 99,5%, desde que esteja a tomar a pílula corretamente, todos os dias sensívelmente à mesma hora, não tenha diarreia, vómitos nem tenha tomado antibióticos é seguro ter relações sexuais.

mayara araujo
Reply

Oi tevi meu BB a 2 meses e semanas, após o sagramento pós parto não sangrei mas, só tive relações com meu marido apos 60 dias, e 3 vezes sem camisinha e ele gozou. Estou amamentando. Ai agora desceu um pouco de sangue e um pouco marrom passou 4 dias. Sera que posso estar grávida? Estou com anemia tem haver? Estou tendo um pouco de tonturas.

Susana Oliveira
Reply

Mayara,

Existe hipóteses de estar grávida, no entanto se está a amamentar exclusivamente, o bebé faz pelo menos 6 a 8 mamadas por dia, e não menstrou o risco de gravidez diminui. Só pelo facto de ter essas perdas de sangue não pode achar que está grávida, mas se quiser ter a certeza pode sempre fazer um teste de gravidez passadas cerca de 3 a 4 semanas.
Quanto ao facto de ter anemia é normal haver sempre uma descida da hemoglobina após o parto pela perda de sangue durante o mesmo, e essa anemia sim pode dar tonturas, se não passar fale com o seu médico.

Mah Ferreira
Reply

Estou amamentando e minha bebê tem 6 meses, estou tomando anticoncepcional mais esqueci de tomar por alguns dias. Fiz sexo com meu marido ontem e só na hora de ejacular que ele colocou camisinha….corro risco de engravidar?

Susana Oliveira
Reply

Mah,

Sim o risco de gravidez existe, porque mesmo durante a lubrificação o homem liberta espermatozóides e não apenas durante a ejaculação. Se entretanto a menstruação falhar faça um teste de gravidez. E continue a tomar a pílula todos os dias à mesma hora, mas até terminar essa caixa mantenha o uso do preservativo.

ana martins
Reply

Tenho pele acneica e a dermatologista receitou me antibiótico “actidox” tomo a pílula estinette e queria saber quando volta a eficácia da pílula como método contraceptivo?

Susana Oliveira
Reply

Ana,

De uma maneira geral todos os antibióticos anulam o efeito da pílula, e portanto até terminar o blister que estava a fazer quando tomou o antibiótico convém usar preservativo, depois à partida faz a pausa da pílula e quando reiniciar o novo blister estará novamente protegida contra uma gravidez indesejada.

Maria
Reply

Eu tenho um mês e 5 dias q pari estou amamentando e tive relação com meu marido,ainda não tó usando anticoncepscional nenhum mais meu marido usou camisinha.só q ainda estou com dúvida se engravida ou não.o q vç mim diz.

Susana Oliveira
Reply

Maria,

Utilizando preservativo desde o início da relação sexual não existe possibilidade de ficar grávida, a não ser que o preservativo esteja mal colocado ou rompa. Continue a utilizar preservativo se não está a utilizar mais nenhum método contracetivo, pois a amamentação só é eficaz como anti-concecional se o bebé tiver menos de 6 meses, fizer leite materno exclusivo, fizer pelo menos 6 a 8 mamadas por dia e se a mãe ainda não tiver menstruado.

aline
Reply

Tem 8 dias que ganhei meu filho, so que ele nasceu prematuro de 23 semanas, e não resistiu. Depois de 10 horas do nascimento ele veio falecer. Eu e meu marido não conformamos, e depois de esses 8 dias do nascimento do nosso filho. Tivemos relações sem preservativo. E quando fui ao banheiro pela manha. Saiu umas plastas parecido resto de parto. Corro risco de esta grávida? Preciso tomar a pílula do dia seguinte? Muito obrigada aguardo a resposta.

Susana Oliveira
Reply

Aline,

Lamento muito a sua perda, é das piores dores que pode haver perder um filho. As hipóteses de estar grávida são reduzidas, pois ainda passou pouco tempo do parto e essas perdas de sangue e coágulos são normais nesta fase, no entanto creio que deveria começar a tomar precauções para evitar uma nova gravidez pelo menos para já, de forma a que o seu corpo se restabeleça para poder receber uma nova vida.

thayna
Reply

Estou amamentando e não mestruei ainda e estou fazendo relação com camisinha te perigo de engravida…..

Susana Oliveira
Reply

Thayna,

Se coloca o preservativo antes de haver penetração não há qualquer perigo de estar grávida, desde que o preservativo não se rompa.

Elli
Reply

Boa Tarde

Tomei anticoncepcional injetável e não esperei os 10 primeiros dias para ter relação com meu marido e já a 16 dias estou menstruando bem pouco, tenho uma bebe de 3 meses posso estar gravida ?

Susana Oliveira
Reply

Elli,

Depende da altura em que fez o contracetivo injetável, pois se foi a meio do ciclo ele poderia ainda não estar a fazer efeito e aí sim existe risco de engravidar, faça um teste de gravidez para despistar essa situação ou fale com o seu médico.

Lu
Reply

Oi,
E hoje faz 20 dias que tive uma cesariana e ontem eu e meu marido tivemos relação sem preservativo mais na hora … Ele tirou não soltou em mim , corro algum risco de ter engravidado de novo ?

Susana Oliveira
Reply

Lu,

O método do coito interrompido é altamente falível uma vez que mesmo durante a lubrificação o homem liberta espermatozóides, no entanto se está a amamentar exclusivamente pode evitar uma nova gravidez através do método da amenorreia lactacional.

willerson
Reply

Olá tenho uma filha de 3 Mêses tomei anticoncepcional injetável de 90 dias tive relação depois de um mês tomando o anticoncepcional meu marido ejaculou dentro corro risco de estar grávida?
Dia 8 de março tenho que tomar a segunda dose da injeção !

Susana Oliveira
Reply

Bruna,

Se fez o anti-concecional injetável à partida ele protegê-la-á de uma nova gravidez, no entanto nenhum método contracetivo é 100% eficaz.

thayssa
Reply

Olá, tenho 46 dias pós parto é ontem tive relação sem masinha, é 16 dias começei a tomar o anticoncepcional norestin e após o começo desse medicamento tive bastante sangramento acho que fiquei mestruada mas esqueci o remédio de tomar 1 dia e só amamento no peito posso estar grávida?

Susana Oliveira
Reply

Thayssa,

Uma vez que já menstruou a amamentação só por si já não é suficiente para ser usado como método contracetivo, e como teve falha numa das tomas da pílula a hipótese de gravidez existe.

Suzana
Reply

Minha filha tem 05 messes, menstruei dois meses em sequência já esse mês ainda não veio minha menstruação, poso está gravida?

Susana Oliveira
Reply

Suzana,

Se está a utilizar algum método contracetivo, essa falha mesntrual pode simplesmente dever-se a um descontrolo hormonal. Mas se não faz nenhum método contracetivo +pde engravidar uma vez que já menstruou.

pablyny
Reply

Ola, minha bebe tem 4 meses. So amamentei durante 13 dias. Minha menstruaçao esta desregulada, um mes vem, ja no outro nao. Veio em novembro, em dezembro nao veio. Janeiro veio e no oitavo dia da menstruaçao tomei anticoncepcional injetavel Algestona( nome generico). Pelo meu aplicativo de dias ferteis, ela era p ter descido novamente agora dia 19, e ej tive relaçao um dia antes do dia previsto pelo app q seria meu dia de ovulaçao. Nao houve ejaculaçao dentro e foi sem o uso de preservativo. Esta a dois dias sem descer. Ha alguma probabilidade de estar gravida mesml tendo aplicado a injeçao anticoncepcional?

Susana Oliveira
Reply

Pablyny,

Normalmente os anticoncepcionais quando se iniciam é no primeiro dia da menstruação e aí a sua eficácia está assegurada, no entanto não refere ter sido esse o caso, e uma vez que teve relações sem preservativo, mesmo estando a fazer um anticoncecional mas que não garantia ainda total proteção contra uma nova gravidez, o risco de estar grávida existe. Normalmente a partir do 2º mês, à partida, o efeito do contracetivo já estará em pleno.

thayssa
Reply

Mas não era pra mim ter mestruado, a minha ginecologista disse que não iria descer a minha mestruação porque iria tomar o anticoncepcional direto não iria ter pausa.

Bia
Reply

Olá! Me responda por favor !
Tive relação com meu namorado e depois tomei a pílula do dia seguinte e minha menstruação veio , só que estou sentindo muita dor de cólica não estou mais menstruada mesmo assim doi , tenho uma filha de 6 meses estou amamentando será se estou grávida de novo ! Esto muito nervosa

Susana Oliveira
Reply

Bia,

Essa dor tipo cólica é normal após ter tomado a pílula do dia seguinte, é normal que ainda não esteja a perder sangue ainda pode demorar uns 4 a 5 dias. É importante que perceba que a pílula do dia seguinte não é abortiva, portanto hipótese de estar grávida há, mas vamos esperar para ver o efeito desta toma da pílula.

Bia
Reply

Então fiquei com ele dia 22/01 as 19:00
Depois de 27:00 tomei a pilula no caso dia 24/01 as 10:00 da manhã , com 5 dias minha menstruação desceu devido a pilula , agora estou aguardando a menstruação descer vem até o dia 10. E quando tomei a pilula menstruei por 10 dias ! Devo fazer o teste ou esperar ela vim denovo

Bia
Reply

Não houve ejaculacao pois usamos a camisinha , mais mesmo assim tenho medo pq nós começamos o ato sem e depois ele colocou ! Espero a resposta bjus

DAI
Reply

Tenho 5 meses que tive nenê transei com meu marido com camisinha e a camisinha lascou mais assim que notamos que lascou tiramos e pomos outra e ele não chegou a exacula ha risco de eu engravidar?

Susana Oliveira
Reply

Dai,

O risco é muito reduzido mas existe, uma vez que durante a lubrificação o homem liberta espermatozóides que podem fecundar o óvulo, tendo o preservativo rompido pode ter havido contacto entre você e o seu companheiro, embora como tenha dito seja um risco reduzido.

ana
Reply

Ola boa tarde tenho um bebe de 2 meses e 27 dias, so amamento com leite do peito e hj pela manha tomei a injecao de anticoncepcional e so volto a tomar daqui 3 meses, mais hj tive relaçao com meu esposo sem preservativo e ele ejaculou dentro de mim, tive minha primeira mesntruacao q durou 7 dias foi no dia 19/02 , eu corro o risco de engravidar e posso tomar a pilula do dia seguinte.

Susana Oliveira
Reply

Anna,

Embora esteja só a fazer leite materno já teve a mesntruação por isso o método da amenorreia lactacional deixa de ser eficaz, e fazendo a pílula do dia seguinte pode secar o seu leite, portanto também não me parece uma opção viável para si. O facto de ter feito o método injetável e pelo que entendi não foi no primeiro dia da menstruação, pelo que ela não é logo eficaz, portanto o risco de gravidez existe. Aguarde para verificar se menstrua se não faça um teste de gravidez e até à próxima menstruação utilize o preservativo, depois estará protegida.

Luiza
Reply

- tive meu filho no dia 14 de janeiro , no dia 14 de fevereiro fiz sexo com meu marido . e ele gozo dentro fizemos sem camisinha meu filho não mama no peito , eu não tomei nem um tipo de remédio e no dia que agente fez eu ainda estava sagrando , depois o sangue paro de vim , depois de algumas semanas volto e fico uns 3 dia e paro de vez , daí fizemos 6 vezes sem camisinha e ele gozo dentro corro o risco de engravidar de novo ? oque eu faço ?

Susana Oliveira
Reply

Luiza,

Não fazendo qualquer tipo de contraceção corre um grande risco de engravidar, mesmo havendo sangramento vaginal é possível ficar grávida. O meu conselho é que daqui a 5 semanas faça um teste de gravidez e até lá utilize um método contracetivo se de facto não pretende engravidar novamente.

jorge
Reply

oi minha mulher e eu tem uma bebe de 7 meses ela teve uma cesaria ela amamenta ate hoje pois a nossa bebe nao come outra coisa so o peito…mas ela toma norestin essa semana ela tem reclamado de sentir algumas coisas mechendo dentro da barriga dela mas ela fes 2 teste de gravides e deu negativo mas ela dis quando fica de barriga pra cima a barriga fica parecendo que te coracao batendo para baixo e para cima o que fazemos

Susana Oliveira
Reply

Jorge,

Essa sensação de pulsar na barriga da sua mulher pode ser simplesmente estar mais sensível à sua própria pulsação e o “coração” que sente é o dela própria. Se ela está a tomar norestin todos os dias sensivelmente à mesma hora e nunca se esqueceu, nunca tomou antibióticos, vomitou ou teve diarreia, então a probabilidade de gravidez é muito reduzida.

luciana
Reply

Oi , faz 21 dias que ganhei meu bebe foi de parto normal e minha menstruação ja parou e tive relação com meu marido e ele nao ejaculou dentro estou amamentando exclusivamente tenho chance de esta gravida ?

Susana Oliveira
Reply

Luciana,

Se o bebé mama pelo menos 6-8 vezes por dia à partida estará protegida de uma nova gravidez pelo método da amenorreia lactacional, mas nenhum método contracetivo é 100% eficaz, tal como este que tem uma percentagem de 1-2% de insucesso, portanto de poder engravidar.

Hanna
Reply

Oi minha filha tem 4 meses mesteuei pela primeira vez no dia 6 – 02 ficou os 5 dias mestruada e desde entao eu e meu marido transamos sem nenhuma proteção antes de mestruar posso estar gravida? Posso tomar anticoncepcional pois desde de que tive bebe ainda Não fui ao medico.

Susana Oliveira
Reply

Hanna,

De uma maneira geral passadas cerca de 6 semanas do bebé nascer normalmente deve haver sempre uma consulta médica chamada de revisão pós-parto para garantir que tudo está bem, e se ainda não o fez deve fazê-lo assim que possível. Pelo que percebi as relações sexuais foram antes de menstruar pela 1º vez depois de ter sido mamã, certo? Então nesse caso se está a amamentar exclusivamente e o bebé mama cerca de 6-8 vezes dia, o risco de engravidar é mínimo, se pelo contrário não amamentar então há fortes possibilidades de engravidar.
Quanto ao anti-concepcional deverá iniciar o mais rapidamente possível se não quer engravidar novamente, daí a importância de ir ao médico aconselhar-se sobre qual o mais indicado para si, pois não pode fazer qualquer tipo de método estando a amamentar.

Mariana
Reply

Bom dia!

Tive meu bebe dia 24/11 e ele esta com 3 meses e 14 dias e estou amamentando, eu tive relações porém sem ejacular dentro da vagina algumas vezes, e tb fiz sexo anal durante algumas vezes todo esse periodo que vou te descrever, e em uma dessas vezes que fiz sexo e houve ejaculação proximo a vagina eu tomei pilula do dia seguinte mesmo tomando o anticoncepcional pois o dr. havia me dito que a primeira cartela não tem efeito confirmado que apenas após a segunda eu estaria protegida. Eu tive o periodo que fiquei menstruada pos parto, fui ao medico no dia 9 de janeiro e nesse dia mesmo comecei a tomar nactali, porém antes mesmo de acabar a cartela la pelo dia 22 de janeiro desceu um pouco de sangue por uns tres dias e parou, e meu anticoncepcional acabou e não tomei no mes de fevereiro e a menstruação que já deveria ter vindo ainda não veio, já comprei outra cartela de nactali porem estou esperando pela menstruação para tomar, e ela não vem estou com medo de estar gravida novamente. E por varias vezes eu já notei um corrimento que as vezes é meio amarelado outras branco e as vezes com mau cheiro na minha calcinha, também descobri que estou com candidiase, será que a infecção tem algo a ver com o atraso da menstruação? Aguardo sua resposta ansiosamente.

Att

Susana Oliveira
Reply

Mariana,

Esse corrimento e cheiro é específico da candidíase mas esta à partida não está relacionada em nada com o atraso da sua menstruação.
O que de facto me preocupa é o facto de ter parado de tomar nactali em Fevereiro e se durante esse período teve relações sexuais então há uma grande probablidade de estar grávida, até porque pela história que descreve antes de Fevereiro teve a menstruação. O meu conselho é que faça um teste de gravidez para tirar qualquer dúvida e se entrtanto a menstruação não aparecer volte a repetir o teste daqui a 2-3 semanas para confirmar, até lá utilize um método contracetivo.

karla
Reply

Olá,
Eu tomava nactali desde que minha bebe nasceu, hj ela tem 5 meses e meio, mais nesse período tive muito sangramento de escape! E fui orientadaa mudar de anticoncepcional e mudar para depo-provera, pois esquecia com frequência, no dia seguinte a última pilula do nactali, não tive como tomar a injeção ou seja tomei a última pílula dia 03/03 e tomei a injeção dia 05/03 do mesmo mês, no caso com intervalo de um dia! Dia 11/03 tive relação corro o risco de esta gravida?

Susana Oliveira
Reply

Karla,

O risco de gravidez existe, embora seja muito reduzido, mas o que é que facto é que para todos os efeitos falhou uma toma do contracetivo, por isso aconselho-a a utilizar o preservativo no 1º mês depois da toma da depoprovera.

PAULA
Reply

TENHO UM BEBE DE DOIS MESES E VINTE TRES DIAS ,TIVE RELAÇÃO COM MEU MARIDO E QUANDO ELE FOI TIRAR ACABOU CAINDO UM POUCO EM SEGUIDA COMECEI A TOMAR NORESTI N E AI SANGREI PORUNS TRES DIA E AGORA VEIO UM BORRA EU POSSO ESTA GRAVIDA

Susana Oliveira
Reply

Paula,

Pelo que percebi só começou a tomar norestin depois de ter tido relações, se entretanto menstruou depois de ter começado a tomar o norestin e não se esqueceu de nenhuma toma pode estar descansada, se a menstruação veio antes de começar a tomar o noretin ou se esqueceu alguma toma, pode ter ficado grávida antes de ter começado a tomar o contracetivo. Faça um testde gravidez para tirar qualquer dúvida, se vier negativo continue a tomar o norestin e não se esqueça de nenhuma toma, já sabe que antibióticos, diarreia, vómitos ou alcoól cortam o efeito da pílula.

karla
Reply

Me Responde por favor!

elizabeth antonio
Reply

Oi tivi o meu bebe ha 4meses tivi a primeira mestruacao ao 2meses uma unica vez ja faz 2mese que a minha mestruacao nao vem sera que esto gravida?

Susana Oliveira
Reply

Elizabeth,

Se está a fazer um método contracetivo corretamente a probablidade de gravidez é reduzida, se pelo contrário não está a fazer qualquer tipo de contracetivo a probablidade de gravidez aumenta consideravelmente.

susane
Reply

Logo depois de ganhar bb fiquei um mes e duas semanas menstruada e tivi relaçao com meu marido quando acabou a menstruaçao ele ejaculou dentro de mim mas caiu , corro risco de engravida ? Obs: minha menstruaçao veio denovo logo depois

Susana Oliveira
Reply

Susane,

O facto de ter relações sexuais, havendo contacto entre o esperma e a vagina, sem nenhum método contracetivo associado, é logo um fator que pode levar a uma nova gravidez, no entanto se refere que após essa relação desprotegida se teve menstruada, creio que poderá ficar descansada.

Fabiano
Reply

ola, minha esposa esta com 40 dias que ganhou nené, ta tem um 20 dias que ela esta tomando o anti-concepcional quero saber se tem algum risco dela engravidar tomando anti concepcional.

Susana Oliveira
Reply

Fabiano,

O risco de gravidez existe sempre, mesmo utilizando um anticoncecional, embora esse risco seja apenas de 0.1%. Estando a sua mulher a tomar o anticocepcional há 20 dias, aconselhava-o a esperar que ela terminasse o blister, ou seja os 28 comprimidos, e depois sim poderão estar descansados.

joeli nascimento
Reply

ola tive um bebe ha 3 meses comecei a tomar anticonspcional com 40 dias mas na terceira semana da cartela esqueci de tomar um comprimido e no mesmo dia transei com meu marido e ele ejaculou dentro corro o risco de esta gravida?

Susana Oliveira
Reply

Joeli,

A probabilidade de engravidar é reduzida tendo em conta que falha da toma foi no dia das relações desprotegidas, no entanto até ao final da caixa a probablidade de engravidar aumenta pelo que aconselho que usem preservativo. Não se esqueça que antibióticos, vómitos, diarreia e álcool alteram o efeito da pílula, e a toma deve ser diária sempre à mesma hora.

k.Lima
Reply

Oi boa noite. voltei a ter relações quando minha filha tinha 57 dias, sem preservativo. 15 dias depois comecei a tomar anticoncepcional. até então, ela se alimentava só de LM. É possível que esteja gravida? Sangrei algumas vezes depois do pós parto.
A algumas semanas tenho a impressão de VER minha barriga mexer. Será bebê???
Hoje ela está com quatro meses e se alimenta de LM intercalando com fórmula.
Continuo tomando anticoncepcional. Corro riscos????

Susana Oliveira
Reply

K,

Refere que teve perdas de sangue entretanto, mas era menstruação? Se entretanto menstruou o facto de estar a amamentar já não é suficiente para evitar uma nova gravidez. O meu conselho é que faça um teste de gravidez, esse ver a barriga mexer pode ser simplesmente uma sugestão da sua preocupação. Neste momento é importante que continue a fazer o anticoncecional todos os dias sensivelmente à mesma hora.

Thais
Reply

Boa tarde, tive me bb a 29 dias com 28 dias tive uma penetraçao rapida, coisa de menos de 1 minuto pq fiquei com medo, sangrei depois que ganhei meu bb , tem 1 semana que parei de sangra, posso estar gravida? por favor me ajude

Susana Oliveira
Reply

Thais,

O risco de gravidez é muito reduzido uma vez que teve relações sexuais enquanto tinha perdas de sangue. O parar de sangrar é normal, aconselho-a a partir de agora utilizar um método contracetivo.

lidia
Reply

eu tive meu bb a 2 meses tive relacaoa sexual com meu marido e ele penetrou dentro a menus de 5 dias posso engravidar novamente? nao tomo nem um tipo de remedio nem uso preservativo.

Susana Oliveira
Reply

Lídia,

A possibilidade de gravidez existe, uma vez que ao haver penetração pode haver libertação de espermatozóides na lubrificação. Se está a amamentar exclusivamente, nunca menstruou, o bebé mama cerca de 6-8 vezes por dia, então pode utilizar o método da amenorreia lactacional que é 99% eficaz, mas se alguma destas condições for quebrada então pode engravidar.

kamila
Reply

Oi tenho 18 dias q tive um parto prematuro de 5 meses e meio e tbm não levei ponto, já posso ter relações normal ou eh preciso esperar os 45 dias mesmo?
E se eu tiver relações com os 18 dias apos o parto, a vagina fica elastecida ou fica normal?

Susana Oliveira
Reply

Kamila,

Normalmente a indicação é para enquanto mantiver perdas de sangue via vaginal, evitar as relações sexuais pelo risco de infeções, o ideal é esperar pela consulta de revisão pós-parto para validar que está tudo a correr bem, de qualquer forma não se esqueça de utilizar um método contracetivo se não quer voltar a engravidar. Quanto à sua questão sobre a vagina não se preocupe pois a vagina é elastica e volta sempre à sua forma normal.

damares oliveira
Reply

Ola tive relacao sexua com 21 dias de regyardo e meu companheiro ejaculou la dentro mais estou amamentando minha filha ainda posso estar gravida

Susana Oliveira
Reply

Damares,

Possivelmente com 21 dias de pós-parto ainda deveria estar a perder sangue o que diminui o risco de gravidez embora aumente o risco de infeção. Estando a amamentar a bebé exclusivamente e fazendo ela 6-8 mamadas por dia o risco de gravidez é muito reduzido, no entanto se alguma das condições do método da amenorreia lactacional for quebrada não se esqueça que corre risco de engravidar.

k.Lima
Reply

Oi boa noite,
porque devo tomar anticoncepcional no mesmo horário.?

Susana Oliveira
Reply

K. Lima,

A pílula deve ser sempre tomada à mesma hora sensivelmente pois só assim mantem a sua eficácia, não se esqueça que estamos a falar de doses hormonais e passando 12 horas da hora da toma pode ocorrer a ovulação exatamente por privação da dosagem de hormonas.

claudia
Reply

OI BOM DIA!! ENTAO EU TIVE O MEU BEBE COM PARTO CESARIA,POREM COM 15 DIAS COMECEI A TOMAR MICRONOR E COM 30 DIAS TIVE RELAÇAO COM O MEU MARIDO S PROTEÇÃO E COLOCOU A CAMISINHA PRA GOZAR,MAS NESSE INTEERVALO TEVE ALGUM DIAS QUE TOMEI O REMEDIO ATRAZADO EU POSSO ENGRAVIDAR DE NOVO?ABRAÇOS

Susana Oliveira
Reply

Claúdia,

A micronor sendo um pílula à base de progestagénios implica uma grande disciplina na sua toma, ou seja, deve ser mesmo feito um esforço para se tomar sempre à mesma hora, pois a janela da pílula é de apenas 3 horas. Por isso se a toma foi atrasada por mais de 3 hora da hora habitual da toma, então o risco de engravidar existe pelo que deve utilizar preservativo sempre que haja penetração para evitar uma nova gravidez.

M. Reis
Reply

Boa Tarde!
A minha esposa teve o parto em Janeiro e dia 24/03 ainda não tinha menstruação, fez teste de gravidez dia 24/03 e deu negativo. Começou a tomar a pilula (minigeste) a conselho do médico desde o dia 24/03, no entanto hoje tivemos relações sem método conceptional adicional (apenas a minigeste referida). Será que a minha esposa poderá engravidar?

Susana Oliveira
Reply

M. Reis,

É normal numa mulher que amamenta exclusivamente não menstruar até aos 6 meses de vida do bebé, no entanto depreendo pelo facto de ter iniciado minigeste tenha parado de amamentar. O que acontece é que as pílulas são eficazes a partir da 1ª toma quando esta é iniciada do 1º dia da menstruação o que não foi o caso, por isso neste primeiro mês deveria utilizar um método contracetivo adicional para garantir que a esposa não engravida novamente, no próximo mês a pílula já será 99% eficaz.

lidia
Reply

Oi tenho um nene de . 9 Mese e ja tinha duas semana de n tomava a piula nois fizemos relacao com camiziha ai saiu um liquido braco de mim sera que estou gravida

Susana Oliveira
Reply

Lidia,

Se utilizou o preservativo corretamente e não houve penetração sem preservativo, pode estar descansada que esse líquido branco será apenas corrimento vaginal e não gravidez.

Fernanda
Reply

Olá,
Tive bebe há quase três meses, ainda não menstruei e tive três vezes relação com meu marido, com penetração e coito interrompido (gozou fora ) não usamos camisinha, é possível que eu esteja gravida de novo?? Amamento no peito e mamadeira, mas muito pouco no,peito. Se existir a possibilidade de gravidez, com quanto tempo devo fazer o teste de gravidez??
obrigada.

Susana Oliveira
Reply

Fernanda,

O facto de não menstruar não quer dizer que não tenha ovulação, se amamentasse exclusivamente as hormonas da amamentação impediriam a ovulação, mas no seu caso isso não é verdade. O coito interrompido é um método anti-concecional muito pouco eficaz e por essa razão existe um risco elevado de gravidez. O meu conselho é que cerca de 4-5 semanas depois da relação sexual desprotegida faça um teste de gravidez para confirmar se está ou não grávida.

tatiane de assis
Reply

olá boa tarde é que eu tive uma filha a 3 meses atras mais acabei perdendo com 8 dias de nascida e neste mês de março tive só um pouco de sangramento por duas vezes neste mes um foi dia 8 e outro dia 28 e foi pouquissimo so no dia mesmo

Susana Oliveira
Reply

Tatiane,

É normal que o seu corpo ainda se esteja a habituar ao estado não grávido, e uma vez que teve uma situação de stress e tristeza mais uma razão para as suas hormonas estarem alteradas, não se preocupe com o tempo a sua menstruação há-de regularizar.

D.ferreira
Reply

Olá, estou com um mês pôs parto e após 20 dias do parto tomei a injeção (anticoncepcional de 3 meses) e depois de uma semana tive relação com meu esposo sem preservativos, ainda estou com uma pequena porcentagem de sangramento, mesmo assim existe a possibilidade de eu engravidar?

Susana Oliveira
Reply

D. Ferreira,

Nenhum método contracetivo é 100% eficaz logo a possibilidade de gravidez existe sempre, no entanto esta é reduzida, aconselho ainda assim a que utilize o preservativo no 1º mês após a toma do anticoncecional injetável,pis como não o tomou no 1º dia da menstruação existe sempre algum risco no 1º mês.

Vanilde Silva
Reply

Boa tarde

Meu Go me passou contraceptivo Norestin pego na UBS posso fazer uso dele por quanto tempo fiquei sabendo que quando estamos amamentando tem que trocar o contraceptivo a cada três meses e verdade isso ? tive meu bebe a quatro meses faço uso do contraceptivo ha quatro meses também ? AGUARDO RESPOSTA OBRIGADA

Susana Oliveira
Reply

Vanilde,

O anti-concecional que escolheu pode ser utilizado por quanto tempo o desejar, obviamente que deve ir ao médico com alguma regularidade e caso o médico ache necessário pode aconselhá-la a mudar de pílula. Há mulheres que fazem a mesma pílula durante mais de 10 anos sem interrupções, por isso não tenha preocupações pode continuar a tomar a norestin sem problemas, quando deixar de amamentar o médico pode aconselhá-la a mudar para outra pílula, porque já não precisa de fazer uma apenas com progestagénios, mas isso será uma decisão que será tomada pelo médico e por si.

Sofia
Reply

Olá, tenho o meu bebé já domingo dia 5/4, 2 meses, dei leite apenas 15 dias depois disso comecei com a yasminelle e desde então tenho feito relações com o meu marido sem ejaculações, porém hoje existiu ejaculação.. Com o uso desta pílula corro o risco de estar grávida novamente?

Susana Oliveira
Reply

Sofia,

Se está a tomar a pílula corretamente, não fez antibióticos, não se esqueceu de nenhuma toma, não teve vómitos ou diarreia e não tomou bebidas com álcool, pode estar descansada que a yasminelle é 99,9% eficaz.

Paulo
Reply

Olá, minha esposa teve bebê a quase 5 meses, tivemos rápidas penetrações antes de colcar a camisinha, ela está menstruando normalmente é o bebê só mama no peito. Estamos desconfiando, e antes de completar os 30 dias para a nova menstruação, ela fez o exame beta e deu negativo. Mesmo assim existe a chance de estar grávida? A menstruação deverá vir aproximadamente daqui a dois dias.

Susana Oliveira
Reply

Paulo,

Durante a lubrificação o homem liberta alguns espermatozóides que podem dar origem a uma nova gravidez, além disso a bebé apesar de só ser amamentada como já teve menstruação, esse facto já não é suficiente para impedir uma nova gravidez. Espere se a menstruação não vier dentro de 1-2 semanas repita o teste, e use o preservativo corretamente: antes de haver penetração.

Paulo
Reply

Pode ocorrer da menstruação não descer ou atrasar após a amamentação uma vez que ela já veio?

Susana Oliveira
Reply

Paulo,

Pode acontecer as duas situações atrasar ou até mesmo não vir um mês dadas as alterações hormonais.

Paulo
Reply

Desculpe, não apos, durante a amamentação.

Luiza
Reply

Ola, uso Diu a 5meses e meu marido ejaculou em mim como esta recente meu diu posso engravidar?

Susana Oliveira
Reply

Luiza,

Já tem o DIU há 5 meses por isso este já estará a fazer o efeito pretendido, no entanto como qualquer método contracetivo o DIU não é 100% eficaz, mas tem 99% de eficácia por isso pode estar mais relaxada.

Patrícia
Reply

Tenho um bebe de 4 meses e estou amamentando. So que tive relações sexuais com o meu marido e ele gozou dentro. O que eu posso fazer? o que tomar? Não quero engravidar agora.

Susana Oliveira
Reply

Patrícia,

Se está a amamentar exclusivamente, se nunca menstruou e se o bebé mama pelo menos 6-8 vezes por dia então pode estar descansada pois está protegida 98-99% pelo método da amenorreia lactacional. Se alguma destas condições foi quebrada então aí corre o risco de engravidar e como está a amamentar não deve tomar a pílula do dia seguinte pois esta pode levar à secagem do leite

Joana
Reply

Eu tenho um bb de 9 meses ele mama o dia todo, minha menstruação desceu desde quando ele tinha 5 meses esses últimos dois meses ela veio dia 12. Eu tive relação 2 dias antes do meu principal período fértil. Ele ejaculou fora depois penetrou novamente.era pra minha mentruacao ter chegado desde do dia 07. E até agora nem sinal. Estou com muito medo. Não posso estar grávida. Se eu fizer um tese de farmácia consta?? Por favor me ajuda

Susana Oliveira
Reply

Joana,

Se fizer já um teste de farmácia o mais certo é vir negativo pois ainda não tem as hormonas da gravidez em circulaçõa caso esteja grávida. A verdade é que não fazendo nenhum método contracetivo adicional, se houve penetração antes e depois da ejaculação pode ter havido libertação de aguns espermatozóides através da lubrificação portanto o risco de gravidez existe. Além disso com apenas 9 meses de pós-parto é difícil saber qual exatamente será o seu período fértil o que adiciona mais uma razão para aumentar a probabilidade de gravidez.
O meu conselho é que daqui a 3-4 semanas faça um teste de gravidez caso a menstruação não apareça.

kattya
Reply

Ja faz um mes e 6 dias que ganhei minha filha, foi cesario estou amamentando, posso tomar injecao para nao engravidar Novamente..
pq morro de medo de engravidar novamente?

Susana Oliveira
Reply

Kattya,

Pode sim senhora, vá ao seu posto de saúde e veja quando pode fazê-la, tenha apenas atenção a um fator: se não fizer a toma do anticoncecional no 1º dia da menstruação ela não será eficaz no 1º mês, caso contrário ela será eficaz se for tomada no 1º dia da menstruação. Assim estará protegida contra uma nova gravidez.

Bruna S.
Reply

Eu tenho uma bebê de 2 meses tomo a pirula nactari e tenho relaçao com o meu marido sem camisinha ,mais ele nao ejacula dentro,corro risco de estar gravida?

Susana Oliveira
Reply

Bruna,

Se está a tomar a pílula nactari corretamente, isto é, todos os dias, sensivelmente à mesma hora, não tomou antibióticos, não teve vómitos ou diarreia e não bebeu álcool, então pode estar descansada que a pílula é 99% eficaz a prevenir uma nova gravidez.

aurora
Reply

Boa tarde meu bebe tem5 meses e meio usei as pilulas de amamentar mas ja nao amamento e agora estou tomar a 2carteira da pilula normal.tive periodo e apos ter acabado continuei a pilula mas apos5dias de a tomar tive relacoes sem preservativo e meu homem gozou para dentro estarei gravida?

Susana Oliveira
Reply

Aurora,

Se está a tomar a pílula corretamente não tomou antibióticos, não teve vómitos nem diarreia, não bebeu álcool em grande quantidade, entõa poderá estar descansada pois a taxa de eficácia da pílula é de 99%.

Silvana
Reply

Your comment is awaiting moderation.
Boa noite, meu filho completa 3 meses no dia 20 agora. Estou amamentando mais de 10x por dia e desde o parto não menstruo, apenas a 1 mês 3 dias tive apenas pequenas borras de sangue. Eu estava tomando anteconcepcional a 20 dias, a 8 dias tomei a injeção, no mesmo dia que tomei parei com as pirulas. Porém tive relação sexual hj e a camisinha estourou, corro risco de estar gravida?

Susana Oliveira
Reply

Silvana,

Se estava a utilizar o método da amenorreia lactacional, começou a fazer a pílula e quando parou iniciou a terapêutica com anticocecional injetável, a possibilidade de gravidez é muito baixa.

Amilton
Reply

Meu filho vai fazer 1 ano dia 17, tive relação com minha esposa usando preservativo e ela toma pilula de progesterona : cerazete 75m, acontece que ela esqueceu de tomar a pilula durante, era para ter tomado 8:30 e tomou as 15 horas, fizemos relação as 16 horas , e para ajudar acho que vazou esperma pela base da camisinha, não sei ao certo se era mas estava molhada , ficou a dúvida se era lubrificação da vagina ou esperma mesmo,….No domingo de manha minha esposa amanheceu meio enjoada, teve tontura, e agora além de tonturas esta com dor de cabeça, e também saiu raios de sangue de sua vagina. S erá que ela engravidou ? Só um detalhe ela ainda esta amamentando o bebe regularmente além de outros alimentos que ele toma. Ela também toma polivitamínico demater desde o incio da amamentação. P or favor ajude não queria o terceiro filho agora.

Susana Oliveira
Reply

Amilton,

Embora a sua mulher esteja a tomar a pílula de progesterona como se esqueceu da toma por mais de 6 horas ela deixa de ser eficaz, por isso só pode deixar de usar o preservativo quando iniciar o próximo blister. Ter já sintomas associados a uma possível gravidez é cedo, além disso parece-me que a possibilidade de estar grávida é muito reduzida, dado que o esquecimento foi no dia das relações. Tente procurar outras razões para os sintomas da sua mulher, que não gravidez.

Elianne
Reply

Bom, eu fui cesariana fiz sexo com 35 dias depois mas estou com 2 meses ja tomo Nactaly mas nao to amamentando pois meu leite secou com antibioticos q tomei pra cirugia q inflamou e por causa de uma infecçao urinaria. E ai tenho relaçoes sexuais normais com meu marido e ja ejaculou varias vezes dentro e andei esquecendo de tomar uns dois dias. Quero saber se nactaly é confiavel sem amamentar e se posso engravidar e quais sao os riscos?

Susana Oliveira
Reply

Elianne,

A nactaly como qualquer pílula de progesterona são 99% eficazes na prevenção de uma nova gravidez (quer esteja ou não a amamentar), desde que não tome antibióticos, não tenha tido vómitos ou diarreia, e não tenha bebido álcool, tomando sempre 1 comprimido por dia sensivelmente à mesma hora. No seu caso houve toma de antibióticos e esquecimento de algumas tomas pelo que o risco de gravidez existe. Os riscos de engravidar nesta altura depois de uma cesariana há 3 meses é de fazer uma rotura uterina, por isso aconselho-a a utilizar preservativo quando tiver relações sexuais e só quando iniciar o próximo blister é que pode voltar a ter relações.

Tiago
Reply

Boa tarde..
eu e minha namorada tivermos uma relação usamos camisinha e tudo só que a camisinha estourou aí no outro dia eu comprei a pílula na hora H pra ela tomar ela tomou e tudo soque ela não mestruou ainda demora mesmo três semanas para ela mestrua e ela não tem nenhum risco de engravidar

Susana Oliveira
Reply

Tiago,

A pílula do dia seguinte não é 100% eficaz a evitar a ovulação e não é de todo abortiva, o que quer dizer que se houve fecundação antes da toma da pílula ela não vai ser eficaz. Por vezes algumas mulher têm perdas de sangue após a toma da pílula mas nem todas respondem da mesma maneira, aconselho-o a realizar um teste de gravidez se a menstruação não aparecer nas próximas 2 semanas, para tirar as dúvidas.

milana
Reply

ola,tive uma bebe a 4 meses por cesariana,sangrei por alguns dias depois do parto, amamento exclusivamente no peito,,tive uma relaçao sexual desptrotegida e ele gosou em mim,,sem contar q nao uso anticoncepcional,,mas 4 horas depois q transei tomei a pilula do dia seguinte,mas tomei em 2 doses ou seja ao inves de tomar uma caixa eu tomei 2,,corro o risco de estar gravida,pois estou sentindo umas tonteiras e enjoos e ja faz 1 mes q o ato foi feito…

Susana Oliveira
Reply

Milana,

Se estava a amamentar exclusivamente e fez a pílula do dia seguinte pode correr o risco de ficar com menos quantidade de leite, devido à descarga hormonal de estrogénios da pílula. Quando ao risco de gravidez, se estava a amamentar exclusivamente, ainda não tinha menstruado e o bebé mamava 6-8 vezes por dia à partida estaria protegida pelo método da amenorreia lactacional, se alguma destas regras foi quebrada então corre o risco de engravidar novamente. Se já passou um mês desde que teve esse precalço e está com dúvidas faça um teste de gravidez para confirmar.

mayara
Reply

Fiz relacao com meu marido 2 semannas appos o parto mas me previni
E agora ja tou com 30 dias d dieta e desceu para mim é normal ?

Susana Oliveira
Reply

Mayara,

Pelo que percebi teve relações protegidas, há 30 dias que não tem atividade sexual e agora menstruou, correto? Isso é perfeitamente normal, o seu corpo ainda se está a habituar ao estado de não grávida pelo que o ciclo menstrual pode ser irregular nestes primeiros meses.

maico
Reply

Olaaa…
Minha esposa teve filho a 50 dias, tivemos relação sem proteção com provável ejaculação dentro, ela amamenta mais de 6 x ao dia e complementa a noite com o leite nan1, tomou o anticoncepcional dos 3 meses, e ainda nao toma pilula, tem uma pequena porcentagem de sangramento pos parto…tem chances de gravidez?? Qual seria o melhor método?? Obrigado

Susana Oliveira
Reply

Maicot,

Não percebi o que quer dizer com o “anticoncepcional dos 3 meses”, mas depois refere que ela não faz nenhum tipo de anticoncecional. No entanto a sua mulher não está a amamentar exclusivamente pois faz NAN, logo o método de amenorreia lactacional não é eficaz e não fazendo mais nenhum método contracetivo existe possibilidade de voltar a engravidar. Quanto ao método pode escolher entre a pílula de progesterona, o DIU, o implante sub-cutâneo ou o preservativo, é o que for melhor para si e para a sua esposa.

Caio Henrique
Reply

Boa-Noite…
Bom, a minha mulher já deu a luz ao meu filho há 4 meses, deis de então, depois dos 40 dias, começamos a ter relação sexual com o uso de preservativos, esperando assim vir a menstruação para ela utilizar anticoncepcional, até ai tudo bem, desceu para ela e ela tomou aquela injeção anticoncepcional, e a menstruação dela foi dia 02/04, e dia 15/04, tivemos relação sem camisinha, porém, não ejaculei no interior da vagina dela, e eu gostaria de saber se há possibilidades dela engravidar, porquê me falaram que ao tomar esta injeção ou qualquer outro tipo de anticoncepcional, deveria esperar no mínimo um mês para assim então poder ter as relações sem camisinha, e hoje agora de pouco veio uma quantidade pequena de sangue bem escura, acreditando eu que seria sujeira, mas me preocupa. E deis de então tirar está dúvida. Há possibilidades dela engravidar? E está sujeira, o porquê dela ter vindo?

Susana Oliveira
Reply

Caio,

É verdade que deve esperar um mês, se o anticoncecional injetável foi feito no primeiro dia da menstruação não se preocupe que ela está protegida, caso não tenha sido no primeiro dia da menstruação então o ideal seria aguardar o primeiro mês sem relações desprotegidas de forma a evitar uma nova gravidez. Essa pequena perda de sangue pode ser apenas algum resto de sangue que tenha sido apenas eliminado agora, se não continua a perder sangue não se preocupe. Caso não tenha menstruação pode fazer um teste de gravidez, daqui a 4 semanas só para ficar descansado.

amanda
Reply

Tive meu bebê a 1 mes e 19 dias tive relação sem camisinha tomando anticoncepcional porem esqueci de tomar um dia e nao houve ejaculação dentro e amamento somente no peito , porém apos a relacao desceu um sangue marrom e agora esta descendo sangue como se fosse menstruação , e sinto uma cólica fraca , e anciã . Corro o risco de estar grávida ? Posso tomar pílula do dia seguinte após 24 horas da relação ?

Susana Oliveira
Reply

Amanda,

Se já estava a tomar a pílula, a amamentação deixa de ser eficaz enquanto método contracetivo para passarem a “dominar” as hormonas da pílula. Óbviamente havendo esquecimento de uma toma da pílula com relações sexuais desprotegidas, mesmo que não haja ejaculação vaginal (uma vez que durante a lubrificação o homem pode libertar espermatozóides) o risco de gravidez existe. No entanto pelo que me diz esse sangramento pode ser de facto a menstruação e nesse caso à partida não estará grávida. A pílula do dia seguinte não deve ser tomada por mães a amamentar pois pode levar à secagem do leite.

micaela
Reply

b.noite
tem 5 meses q fiz cesariana,sangrei por alguns dias depois do parto,quando minha bb completou 4 meses tive uma relaçao desprotegida e ele gosou dentro,passadas 4 horas q tive a relaçao tomei 2 comprimidos de dia D,e 12 horas depois da primeira dosagem tomei mais 2 pilulas,passaram alguns dias minha menstruacao desceu,,2 semanas depois da relaçao fiz 2 testes de farmacia q apontaram negativo,mas agora q ja se passou um mes q fiz a relaçao to sentindo uma dor abaixo da coluna e umas ansias de vomito,queria saber q se mesmo estando amamentando exclusivamente no peito e tendo este sangramento depois do parto e ainda tomando 2 doses de dia D eu posso estar gravida,,e tbm qnto tempo devo esperar p fazer o teste de farmacia,pois acho q 2 semanas foram pouco tmpo p mostrar o resultado correto,e ainda qnto tempo as reaçoes q a pilula causam ficam reagindo em nosso corpo

Susana Oliveira
Reply

Micaela,

Uma vez que tomou a pílula do dia seguinte isso altera as hormonas produzidas pela amamentação, logo o facto de estar a amamentar exclusivamente já não serve como método contracetivo por isso tenha o cuidado de utilizar outro tipo de método contracetivo. A pílula do dia seguinte é muito boa mas não é 100% eficaz por isso o risco de gravidez ainda existe, embora os seus efeitos possam ter a duração de cerca de 1 semana e esses sintomas que refere podem estar relacionados com a situação mas também podem estar relacionados com outra situação completamente distinta. Para ficar descansada faça um teste de farmácia cerca de 5 semanas após a relação sexual desprotegida para ter a certeza, pois 2 semanas de facto o resultado não é fidedigno.

Franciele
Reply

Olá, dei a luz dia 27 de Dezembro parto cesariana, e 20 dias depois parou o sangramento e tive relação sexual. Em fevereiro veio minha menstruação dia 15 e em Março veio dia 13, já em abril ainda não veio , esta com 7 dias de atraso em relação da última. Na início da relação não usamos preservativo , Ele coloca somente quando vai gozar. Estou preocupada, posso estar grávida?

Franciele
Reply

Esqueci de comentar ali em cima que armamento.

Susana Oliveira
Reply

Franciele,

O facto de amamentar, no seu caso, uma vez que já menstruou não serve como método contracetivo. O facto de apenas colocar preservativo antes da ejaculação não impede só por si uma nova gravidez, uma vez que durante a lubrificação o homem pode libertar espermatozóides que podem dar origem a uma gravidez. Espere mais uma semana e se entretanto a menstruação não aparecer faça um teste de gravidez para ter a certeza.

maksuane
Reply

Ola meu bb faz um mes sexta feira dia 24/4. E o meu marido ta louco pra ter relaçao cmg, o meu parto foi cesaria posso ter relaçao? E se for com camisinha?

Susana Oliveira
Reply

Maksuane,

Pode ter relações sexuais se já se sentir preparada para tal, o ideal é utilizar o preservativo desde o início da relação para evitar infeções uma vez que ainda não deve ter ido à consulta de revisão pós-parto com o obstetra para garantir que tudo está bem e começar a fazer um método contracetivo da sua escolha.

Bia
Reply

Boa noite
Tenho uma bebê de 2 meses tive relação com meu marido duas vezes mais ele não gozou dentro mais posso e grávida ??

Susana Oliveira
Reply

Bia,

Qualquer relação sexual desprotegida mesmo não havendo ejaculação dentro da vagina pode originar uma gravidez, pois durante a lubrificação o homem liberta espermatozóides. A não ser que ainda não tenha menstruado, o bebé faça apenas e exclusivamente leite materno e mame entre 6 a 8 vezes por dia, aí estará protegida pelo método da amenorreia lactacional que é 99% eficaz.

gislaine
Reply

Minha BB esta com 32 dias. E eu tive relação com meu marido sem preservativo eu não tomo nenhum anticoncepcional mas estou amamentando e ele ejacjlou dentro. Posso engravidar? Meu sangramento já partiu faz duas ou três semanas.

Susana Oliveira
Reply

Gislaine,

Se faz a sua bebé faz apenas leite materno e ela mama entre 6-8 mamadas por dia, então estará 99% protegida contra uma nova gravidez, pelo método da amenorreia lactacional, atenção pois se alguma das regras for quebrada: ela começar a fazer outra alimentação que não leite materno, mamar menos que 6-8 vezes por dia ou você menstruar, este deixa de ser eficaz e corre o risco de voltar a engravidar.

Dayane Silva
Reply

Ola boa tarde…tenho uma bb de 2 meses , tomo a pílula NORESTIN comecei a tomar a pílula 45 dias apos o nascimento da minha filha e ainda tinha sagramento qdo comecei a toma mais aparti d alguns doas tomando o sagramento foi embora, dou ao meu bb 1uma vez por dia o Leite NAN durante a semana, ela mama muito mais de 8 vezes por dia, e a oito dias atraz tive relações como o meu marido corro risco de estar gravida?

Dayane Silva
Reply

Me responda por favor :’(

Susana Oliveira
Reply

Dayane,

Se está a tomar a Norestin, nunca se esqueceu de nenhuma toma e fá-la sensivelmente sempre à mesma hora, não tomou antibióticos, não teve vómitos ou diarreia, nem tomou álcool em excesso então pode estar descansada pois o risco de estar grávida é muito reduzido.

diogo
Reply

Fiz relação com a minha mulher 2 meses e meio depois que meu filho nasceu mas meu filho nao resistiu e faleceu depois desses 2 meses e meu só tivemos 2 relações sexual eu não gozou tirei bem antes ela pode está grávida? Ou ela pode começa a toma o anticoncepcional?

Susana Oliveira
Reply

Diogo,

Lamento imenso a vossa perda, não maior dor que essa. Quanto à sua questão: o risco de gravidez existe uma vez que o homem durante a lubrificação pode libertar espermatozóides e não apenas na altura da ejaculação. O meu conselho é que agora tenha relações com preservativo e espere até ela menstruar, assim ela iniciará o anticocepcional no 1º dia da menstruação como deve ser. Força para os 2!

Hanaly
Reply

Ola eu tive nenem faz 23 dias e com 20 eu transei sem proteção com meu marido, houve a ejaculação la dentro. Eu estou amamentando exclusivamente no seio mais ou menos 8 vezes ao dia. Ainda nao menstruei. Quando aconteceu tinha parado de sangrar mais estava saindo uma secreção meio amarelo. E no dia seguinte comecei a tomar cerazette sera se eu posso estar grávida?

Susana Oliveira
Reply

Hanaly,

O risco de gravidez no seu caso, tendo em conta os dados que forneceu é de 0,1%, sendo um risco muito baixo pois estava protegida pelo método da amenorreia lactacional. Continue a tomar a cerazette todos os dias, sensivelmente à mesma hora e estará protegida contra uma nova gravidez não se preocupe.

Laura
Reply

Bom dia. Meu bb tem 1 mês e 19 dias, tomo nactali desde o fim do resguardo. Porém, ontem, eu e meu esposo tivemos relação sem preservativo. Corro risco de engravidar, mesmo tomando o remédio sem interrupção ??

Susana Oliveira
Reply

Laura,

O que chama resguardo? São 40 dias? Isso quer dizer que está a tomar a pílula há 9 dias, correto? E provavelmente não a iniciaou no 1º dia da menstruação pelo que no primeiro mês a pílula pode não ter a sua eficácia máxima, por essa razão, sim o risco de gravidez existe. Continue a tomar a pilula corretamente, todos os dias, sensivelmente à mesma hora, atenção a antibióticos, diarreia e vómitos que alteram a absorção da mesma e quando iniciar o próximo blister já não precisa de utilizar preservativo.

Marian
Reply

Oie,meu filho tem 41 dias hoje,estou amamentando e fiz sexo com meu marido sem contraceptivo apenas com coito intenrrompido corro risco de ta gravida?

Susana Oliveira
Reply

Marian,

Se está a amamentar exclusivamente, ainda não mesntruou e o seu bebé mama pelo menos 6-8 vezes por dia, então pode estar descansada que está protegida pelo método da amenorreia lactacional que é 99% eficaz, desde que todas as condições anteriores se verifiquem, caso alguma delas seja quebrada tem de utilizar outro método contracetivo.

beatriz
Reply

ola , eu e meu marido fazemos coito interrompido , eu ainda n mestruei e eu tenho uma filha de 3 meses , mais teve um dia que ele ejaculou dentro de mim , mais eu tomei pilula do dia seguinte no outro dia … eu posso estar gravida de novo ??

Susana Oliveira
Reply

Beatriz,

Ao tomar a pílula do dia seguinte necessita de iniciar outro método contracetivo como preservativo ou pílula, pois apesar de estar a amamentar o ciclo das hormonas produzidas durante a amamentação já foi quebrado. Se antes de fazer a pílula do dia seguinte estava a amamentar exlusivamente, se o bebé mama entre 6-8 vezes por dia e nunca menstruou antes, então à partida estaria protegida pelo método da amenorreia lactacional, caso alguma das condições fosse quebrada então aí sim existe um risco elevado de estar grávida.

Alyne
Reply

Ola tive bebe a 28 dias e tive relação com meu marido não estou mas mestruada e ele ejaculo perto da minha vagina corro o risco de estar gravida .

Susana Oliveira
Reply

Alyne,

Se está a amamentar exclusivamente, se o bebé mama entre 6-8 vezes por dia, se ainda não menstruou após as perdas de sangue logo após o parto então está protegida com o método da amenorreia lactacional, caso contrário existe uma forte probabilidade de voltar a engravidar.

carol
Reply

Ola, minha bebe tem tres meses, mama apenas no peito inclusive durante a noite, Não uso anticocpcional, mas sempre uso preservativo, em uma ocasião o presartivo saiu e na duvida tomei pilula do dia seguinte alguns dias depois tive um sangramento que creio ser por causa da pilula, e 2 semanas depois tive um novo sangramento provavelmente a menstruação, e agora estou sentindo enjôo e sono, sera que estou gravida?
Minha menstruação não esta atrasada, e pra vir na próxima semana, estou com medo de fazer o teste rsrsrs

Susana Oliveira
Reply

Carol,

Se estava a fazer mama exclusivamente, ainda não tinha menstruado e a bebé fazia entre 6-8 mamadas por dia não era necessário preocupar-se pois estaria protegida pelo método da amenorreia lactacional e o risco de gravidez consequentemente seria muito reduzido. Esse sangramento provavelmente será da pílula do dia seguinte sim. Esse sono e enjoo provavelmente podera ser um dos efeitos secundários da pílula devido à descarga hormonal. A partir de agora atenção pois se não usar nenhum método contracetivo corre verdadeiramente o risco de engravidar, fale com o seu médico e escolha um que se adapte a si.

daina escorcia
Reply

oi tive minha bebe a dois meses, nesse periodo fiz sexo com camisinha, qndo ela completou dois meses comecei a tomar anticoncepcional e depois de 8 dias tomando fiz sem camisinha sem ajaculação, apos 4 dias tive sangramento, posso esta gravida?

Susana Oliveira
Reply

Daina,

Se não iniciou a pílula no 1º dia da menstruação deveria ter aguardado 1 mês para garantir a sua eficácia máxima, e embora não tenha havido ejaculação o homem pode libertar espermatozóides durante a lubrificação o que pode dar origem a uma gravidez. O risco de gravidez existe mas é relativamente reduzido.

Bianca
Reply

Boa noite
Eu e meu marido tivemos relação sexual duas vezes mais antes da segunda relação desceu menstruação marrom um pouco ai 3 dia seguinte tivemos relação mais ele não ejaculou dentro mais corro o risco de engravida di novo tenho uma bebê de 3 meses ela mama no peito me ajuda por favor estou preocupada pq tive cesária???????

Susana Oliveira
Reply

Bianca,

Uma vez que refere já ter menstruado, mesmo que a sua bebé só faça leite materno exclusivo já não está protegida pelo método da amenorreia lactacional e por isso deve adicionar outro método contracetivo. Embora o homem não ejacule na vagina pode haver libertação de espermatozóides durante a lubrificação e por isso o risco de gravidez existe, faça um teste de gravidez daqui a 3/4 semanas.

Bianca
Reply

Mais tinha parado de descer e volto bem pouco sera que mesmo assim posso engravida mais ainda não mestruei só depois no parto que paro e volto

Bianca
Reply

Uma borra de café

Bianca
Reply

Tive uma gravidez ectopica, fiz a cirugia abrindo a barriga, foi um pouco complicado pois quando abriram já estava iniciando uma hemorragia, já tinha bastante sangue por dentro. Tenho 17 de cirurgia, tive relações com meu esposo, rápido e com coito interrompido, estou com medo, posso ficar grávida?! Se eu tomar a pílula do dia seguinte tem algum problema?! Minha mestruacao ainda não desceu, por isso não iniciei o método anticoncepcional.

Susana Oliveira
Reply

Bianca,

Um cirurgia é sempre um procedimento delicado e deve ser mantido algum tempo de abstinência, cerca de 1 mês. O risco de estar grávida existe uma vez que o método do coito interrompido é facilmente falível, pois durante a lubrificação o homem liberta espermatozóides. Quanto à pílula do dia seguinte, deverá ligar ao seu médico e verificar o que ele aconselha, pois uma vez que já tinha um hemoperitoneu (sangue na cavidade abdominal) ele pode ter tido necessidade de mexer nos ovários, além da trompa e nesse caso ele será a pessoa mais indicada para a aconselhar.

bruna
Reply

Oi tenho um bebê de um mês e sete dias com vinte três dias tive relação com meu marido ele ejaculou fora , não tinha mais perdas de sangue, hoje ele ejaculou dentro posso engravidar??? estou amamentando exclusivamente!

Susana Oliveira
Reply

Bruna,

Se está a amamentar exclusivamente, o bebé mama entre 6-8 vezes por dia, não voltou a menstruar desde as perdas depois do parto, então à partida estará protegida pelo método da amenorreia lactacional que é 98% eficaz.

Michele
Reply

Oi, uso anticoncepcional à três meses(somente com progeterona), mais mesmo assim uso camisinha, mas meu esposo não usou ontem e ejaculou dentro posso engravidar?

Susana Oliveira
Reply

Michele,

Se está a tomar o anticoncepcional corretamente, todos os dias, sensivelmente à mesma hora, não tomou antibióticos, não teve vómitos nem diarreia, pode estar descansada pois a pílula é 99,9% eficaz.

Larissa
Reply

Olá, tenho uma filha de oito meses, e no dia 22/4 eu menstruei, e no dia 27/4 eu tive relação sexual, na primeira vez o parceiro não usou camisinha e não gozou dentro, e depois foi com camisinha, no dia seguinte tomei pílula do dia seguinte, corro risco de estar grávida? Estou em pânico

Susana Oliveira
Reply

Larissa,

A pílula do dia seguinte não é abortiva e o risco de gravidez existe, pois mesmo durante a lubrificação o homem liberta espermatozóides que podem dar origem a uma gravidez. Aguarde para ver se mesntrua, agora será normal poder perder algum sangue devido à pilula do dia seguinte, mas depois deverá ter uma menstruação normal, se preferir poderá fazer um teste de gravidez daqui a 5 semanas.

Michele
Reply

Somente de progestagénio

Bianca
Reply

Responde por favor????

Talita
Reply

Ola ,
Meu filho vai fazer 5 meses , logo depois do parto menstruei regulado os 2 primeiros meses e tomei no primeiro dia da segunda mestruação a injeção de depoprovera trimestal , depois de 2 meses da aplicação tive sangramento pouco e continuo por 10 dias parou por 2 dias e agora vira e mexe tenho uma borra de sangue , sinto muita dor no pe da barriga do lado esquerdo , nas costas , mal estar , enjoo , sintomas bem parecidos com a minha outra gravidez , sera que posso estar gravida ?

Susana Oliveira
Reply

Talita,

Nenhum método anticoncecional é 100% eficaz, e a toma foi exatamente onde deveria ter sido no 1º dia da menstruação, mas ainda que remota a hipótese de gravidez existe. No entanto esse tipo de sintomas que descreve são muito vagos e podem estar relacionados com uma série de patologias que não gravidez. Essas irregularidades menstruais que descreve podem ser também devido à depoprovera. Se mantiver esses sintomas deverá ser observada por um médico para verificar o que se passa.

Alyne
Reply

Olá , estou de 30 dias pos parto , fiz relação sem camisinha , porém não houve ejaculação dentro da vagina . Gostaria de saber se posso correr o risco de engravidar ? E posso tomar pílula do dia seguinte para não ficar na duvida ?

Susana Oliveira
Reply

Alyne,

O facto de não haver ejaculação na vagina não implica que não haja risco de engravidar, pois mesmo durante a lubrificação o homem liberta espermatozóides, por isso aconselho-a a utilizar um método contracetivo que evite as dúvidas. Quanto à pílula do dia seguinte, se estiver a amamentar não aconselho a que tome pois pode correr o risco de ficar sem leite materno, devido às hormonas que compõem a pílula. Faça um teste de gravidez daqui a 4-5 semanas para ter a certeza.

mayara araujo
Reply

Olá, eu e meu esposo fizemos relação mês passado sem proteção mas com coito interropido, mas depois continuamos, fiquei em duvida se tomava a PDS ou nao , acabei tomando dia 14/04. Depois de 4 dias tomei outra PDS no dia 18/04, pois antes dele tirar ele ejaculou, na outra semana sangrei 3 dias com grande fluxo e cor viva, minha menstruação era pra vim agora no começo do mês, ainda não veio. Será que foi por causa da alta dosagem de hormônios? Corro risco da pílula falhar? Armamento minha bebe de 5 meses mas ela já come algumas coisas, e não uso nenhum método só a camisinha.

Susana Oliveira
Reply

Mayara,

Se refere ter tido uma perda de sangue abundante depois da segunda toma da pílula do dia seguinte, em príncipio não estará grávida, e provavelmente isso ter-se-à devido à alta dosagem hormonal que fez, não se esqueça que a pílula do dia seguinte deve ser utilizada em casos de urgência e não como método contracetivo. O facto de amamentar neste momento não a protege contra uma nova gravidez pois ela já não faz leite materno exclusivo, e por isso pode optar pelo preservativo mas este terá de ser colocado antes de haver ejaculação, pois mesmo durante a lubrificação o homem pode libertar espermatozóides dando origem a uma gravidez.

mayara araujo
Reply

Foi ccm grande fluxo, mas durou apenas 3 dias, minha menstruação dura 5 pra 6 dias. e a cor foi vermelho vivo pra marrom. Mas se a menstruação não descer ate 15 dias é provável eu estar grávida?

Susana Oliveira
Reply

Mayara,

Acho pouco provável que esteja grávida, mas agora tem de esperar pela menstruação pelo menos 1 mês.

Tainá
Reply

Bom dia, meu BB tem 2meses e 5 dias, ele nasceu de parto cesárea e eu não fiquei nem 20 dias sangrando após o parto. No dia 25/04 o medico me passou o anticoncepcional NACTALI e já comecei a tomar no mesmo dia, já são 11 dias tomados, ontem tive relação com meu marido e a camisinha estourou. Em uma escala de 1 a 10 qual é a possibilidade de eu engravidar novamente? Eu contínuo a tomar o anticoncepcional?

Susana Oliveira
Reply

Tainá,

Deve continuar a tomar a Nactali como estava a fazer até agora, um comprimido uma vez dia, sensivelmente à mesma hora. Quanto à sua outra questão a probabilidade de gravidez existe mas é reduzida, sendo difícil de lhe atribuir um valor, o ideal era ter passado o 1º mês sem acidentes mas às vezes acontece.

ana paula
Reply

Ja se passaram 9 meses que tive meu filho e so esses dias cheguei a mater relações meu namorado so usou camisinha quando estava preste a gosa… e minha menstruação des do dia 30 ainda n veio e sempre atrasa . Sera qe posso esta gravida me ajudem tou com medo…. se passaram 9 meses e tive a primeira relação sera q posso esta gravida. ..?

Susana Oliveira
Reply

Ana Paula,

Havendo penentração sem preservativo, mesmo não havendo ejaculação, pode dar origem a uma gravidez pois mesmo durante a lubrificação o homem liberta espermatozóides. O facto de ainda não ter menstruado e dado que refere ser irregular, aguarde mais uma semana, se entretanto não aparecer faça um teste de gravidez pois a hipótese existe, se o teste vier negativo contacte o seu medico para perceber se é apenas uma irregularidade ou se há algum problema por trás.

lindinalva
Reply

Estou sangrando poko na vagina ..faz 5 mes q ganhei nao to amamentando e to tomando injeçao d 3 a 3 mes e até agora so tta saindo um pokinho d sangue ….pode ser gravidez?

Susana Oliveira
Reply

Lindinalva,

Se está a fazer a contraceção injetável corretamente, dentro dos dias previstos, à partida isso será menstruação menos normais como efeito secundário da contraceção, não tem problema algum e não me parece que tenha a haver com gravidez, no entanto como sabe nenhum método é 100% eficaz, mas a contraceção injetável é 99% eficaz, desde que tomada corretamente.

ju
Reply

Tive minha filha e após 33 dias usei o anticoncepcioal injetavel, no outro dia mantive relação sexual cm ejaculação dentro. Sangrei no pós parto por 30 dias, parou e após a ejaculação o sangramento voltou. Posso estar grávida novamente?

Susana Oliveira
Reply

Ju,

É muito pouco provável que esteja grávida, esse sangramento pode ser devido às estruturas da vagina e útero que ainda estão fragilizadas e podem sangrar ligeiramente, se pelo contrário tiver uma hemorragia como uma menstruação ou mais deve ser avaliada por um profissional de saúde.

raquel acuna
Reply

Olá tenho um bebe de 4 meses, armamento exclusivamente ( ja dei uns pedacinhos de frutas pra ele beliscar mas pouca coisa) ele não mama a noite pois dorme a noite todas, mas é só peito que dou. Ainda não menstruei desde o parto, tive duas relações sem proteção e um muco elástico dois dias após a relação. Posso estar grávida! Tenho tido dores de cabeça anormais

Obrigada

Susana Oliveira
Reply

Raquel,

Apesar de amamentar exclusivamente (embora possa ser discutível uma vez que já deu outro tipo de alimentos ao bebé) ele não faz pelo menos 6-8 mamadas por dia uma vez que dorme a noite toda, por isso o método da amenorreia lactacional não será eficaz. Por estas razões o risco de gravidez existe, mas é difícil apenas porque tem dores de cabeça associar-se a gravidez. Apartir de agora é melhor começar a utilizar outro método contracetivo e se as dores de cabeça continuarem sem mais nenhum sintoma deve ser observada pelo médico.

miriam
Reply

Oi, eu tenho um filho de 1 mês e 24 dias e nao amamento e com 20 dias de resguardo voltei a ter relaçao sexual com meu marido, só que não tomo nenhum tipo de remedio e ele e ejaculou algumas vezes dentro,
Na primeira vez eu tomei pilula do dia seguinte, só que como nao pode tomar direto pilula do dia seguinte eu nao tomei mais, e estou esperando a consulta no medico pra ver.
Sera que posso estar gravida?

Susana Oliveira
Reply

Miriam,

A hipotese de gravidez existe, uma vez que não está a amamentar pode utilizar qualquer método contracetivo, a pílula do dia seguinte não é solução. O meu conselho é que até ir à consulta médica utilize o preservativo e depois discuta com ele as suas opções, e se necessário o médico prescreverá um teste de gravidez para confirmar o seu estado.

alice
Reply

Olá após de 40 dia q meu filho nasceu tive relação com meu marido usamos camisinha, mais a camisinha acabou ficando lá dentro, não consegui tirar com os dedos, depois de muitas tentativas, vi na Internet, p colocar a mangueira do chuveiro lá dentro e ligo o chuveiro, aí eu fiz e ela saiu, mais na hora dele gozá ele tirou o pênis p fora, mais estou com medo de ter engravidado, posso tomar algum remédio ou algum Chá?

Susana Oliveira
Reply

Alice,

Está a amamentar? Se o seu bebé só mama, se tem menos de 6 meses, mama pelo menos 6-8 vezes por dia e você ainda não menstruou então pode estar descansada que está protegida pelo método da amenorreia lactacional.

Marina
Reply

Olá, tive minha filha dia 18.05, uma semana após a cesárea eu e meu marido tivemos relação. Há risco de estar grávida?

Susana Oliveira
Reply

Marina,

Tendo tido relações apenas com 1 semana depois do parto é muito pouco provavel que esteja grávida, até porque ainda devia ter perdas de sangue, e não é aconselhável iniciar a vida sexual enquanto ainda há perdas de sangue via vaginal pelo risco de infeção. No entanto aconselho-a a pensar num método contracetivo para utilizar daqui para a frente.

thaiane
Reply

Ola tenho uma bb de 2 meses na outra semana fará 3 fiz relacao cm meu marido sem o preservativo sendo essa a única vez q fizemos desde quando voltamos o nosso ato sexual ele nao enjaculou dentro corro risco de engravidar?
Tomo nactali desde o dia eu q estava cm 28 dias de pos parto, nao mestrou ainda e por isso qro saber se com uma única vez sem usar camisinha corro esse risco?

Susana Oliveira
Reply

Thaiane,

Se tem estado a tomar o nactali todos os dias, sensivelmente à mesma hora, não tomou antibióticos, não teve diarreia ou vomitos, pode estar descansada que o risco de gravidez é igual ao de ineficácia da pílula, ou seja 0,01%.

katia
Reply

tive cesariana a 1 mes e meio e perdi meu bb mas depois de uma semana comecei a ter relacoes com meu marido sem camisinha e ainda a sangrar depois de um tempo parou sangue e conecou a sair um liquido mal cheiroso e saia muito qyando eu m sentava na pia. agora voltou a sair sangue e meu marido diz que lhe doe a bechiga tipo colicas sera que o sangramento lhe provocou infeccao

Susana Oliveira
Reply

Katia,

É possível que você e o seu marido tenham uma infeção, não por causa do sangramento mas porque ter relações sexuais sem preservativo ainda havendo sangramento após o parto há um risco de ocorrerem infeções na mulher que depois podem ser transmitidas ao homem. Parece-me que a Kátia tem uma infeção vaginal pelo corrimento com mau cheiro e o marido uma infeção urinária por dores na região pélvica, o meu conselho é que ambos sejam vistos por um médico o mais rapidamente possível para tratar essa infeção.

Lis
Reply

Tive minha primeira relação pós parto após 7 dias do início do cerazette. No mesmo dia iniciou um sangramento que durou mais de uma semana. Corro risco de estar grávida? Estou com medo.

Susana Oliveira
Reply

Lis,

Pelo que percebi menstruou no 1º dia em que tomou a cerazette, se for este o caso não precisa estar preocupada pois desde que esteja a tomar a pílula diariamente, sensivelmente à mesma hora, não tomou antibióticos, nem teve diarreia ou vómitos o risco de gravidez é de 0,01% igual à taxa de insucesso da pílula.

wingrid
Reply

boa noite
tive relacao sexual com meu marido e ele penetro em mim 1 horas depois senti dor de parto posso ta gravida novamente

Susana Oliveira
Reply

Wingrid,

Após a relação sexual e atingindo o orgasmo é normal que a mulher sinta contrações uterinas e pélvicas, está relacionado com a descarga de oxitocina, que por vezes podem até parecer contrações de parto e na realidade não são muito diferentes. O facto de poder estar ou não grávida prende-se com outro factor, faz contraceção? Se faz contraceção corretamente o risco de gravidez é reduzido, se utiliza o método do coito interrompido por exemplo já sabe que este é bastante falível.

Mayara Silva
Reply

Após 90 dias de cesariana e drenagem, tive a primeira relação sem camisinha, mais ele não gzou agora tomo a injeção trimestral e uso camisinha, corro o risco de estar grávida. .

Susana Oliveira
Reply

Mayara,

A amamentação só é válida como método contracetivo se o bebé fizer mama exclusivamente, caso contrário ele deixa de ser eficaz. Pelo que percebi teve relações desprotegidas, embora não tenha havido ejaculação vaginal, antes de iniciar a contraceção injetável, pelo que o risco de gravidez neste caso existe, pois o homem ao lubrificar liberta espermatozóides. Entretanto o meu conselho é que mantenha o preservativo durante o primeiro mês após a toma do contracetivo injetável, depois pode ficar descansada. Se entretanto não menstruar faça um teste de gravidez daqui a 4-5 semanas para descartar a hipótese.

Mayara Silva
Reply

Observação, meu bebê tbm toma leite uma vez no dia. ..

Mayara Silva
Reply

E tbm mama

Cristiane
Reply

Boa noite, tive um natimorto dia 06/05/15 de cezaria, no dia 06 /06 /15 comecei o anticoncepcional só que 8 dias depois estou sangrando. Isso 6 normal?

Susana Oliveira
Reply

Cristiane,

É normal não se preocupe, as suas hormonas ainda estão um pouco descontroladas e por isso podem dar origem a essas perdas a meio do ciclo, continue a tomar a pílula todos os dias sensivelmente à mesma hora e entretanto há-de regularizar.

Lidineide Rocha
Reply

Parei com o Norestin a 6 dias e minha menstruação ainda não desceu, tenho um bebê de 10 meses que mama várias vezes ao dia. é normal ainda não ter menstruado?

Susana Oliveira
Reply

Lidineide,

Parou a Norestin por alguma razão? É que essa pílula é para fazer seguida não tem pausa e por isso a partir de agora estará desprotegida contra uma nova gravidez, se tiver relações sexuais terá de utilizar o preservativo. É normal que durante o 1º ano após o parto e tomando uma pílula apenas com progesterona haja algumas irregularidades no ciclo menstrual não se preocupe, deverá continuar a fazer a pílula corretamente. Agora inicie uma nova caixa no 1º dia da menstruação e tome todos os dias sensivelmente à mesma hora, sem parar, quando terminar uma caixa inicia outra logo no dia a seguir.

magda oliveira
Reply

bom , tenho um bb de 6 meses …. Minha mestruaçao veio vezes seguido , mais veio muito forte que cheguei a usar 1 pacote de absorvente por dia …tive relaçao ,mais no entanto desde que sai do meu resguardo uso anticoncepcional , tive relaçao …no entanto desde que mestruei forte , minha mestruçao nao veio mais….corro risco de estar gravida..?

Susana Oliveira
Reply

Magda,

Se tem estado a tomar o anticoncecional corretamente o risco de gravidez é muito reduzido. Presumo que esteja a tomar uma pílula apenas com progesterona por isso é normal haver algumas irregularidades no ciclo, e até mesmo pelo facto de ter tido um bebé há pouco tempo, as suas hormonas ainda andam um pouco descontroladas. O meu conselho além de continuar a tomar o anticoncecional corretamente é que se voltar a ter uma hemorragia tão abundante como a que descreve seja vista por um médico para despiste de outras situações.

Andressa
Reply

Fiz sexo com o meu marido sem camisinha 30 dias depois do parto mais 2 dias depois tomei a pílula do dia seguinte e estou amamentado..posso estar grávida??

Susana Oliveira
Reply

Andressa,

Estando a amamentar não devia ter tomado a pílula do dia seguinte pois pode secar o leite, o risco de gravidez é muito reduzido mas existe, no entanto se estava a amamentar exlusivamente, ainda não tinha menstruado e o bebé mamava pelo menos 6-8 vezes por dia pode estar descansada pois estava protegida pelo método da amenorreia lactacional, mas atenção a partir de agora como fez outras hormonas este deixa de ser eficaz, fale com o seu médico para tomar a pílula, a injeção, DIU o que preferir e até lá preservativo senão corre o risco de engravidar.

Amanda
Reply

Boa tarde
Estou tomando remédio Nactali e começou a descer pouco sangue estou preocupada porque se eu e meu marido tiver relação e ele ejacula dentro corro risco de engravidar novamente ????

Amanda
Reply

E estou com cólica é normal descer sangue como se fosse final de menstruação ?? E quanto tempo dura ?

Susana Oliveira
Reply

Amanda,

É normal que agora mesmo tomando a Nactali tenha menstruação, que pode variar entre muita ou pouca quantidade, e pode efetivamente ser acompanhada de dores tipo cólica. A verdade é que o seu corpo ainda se está a habituar ao estado de não grávida e portanto a menstruação inicialmente vai ser muito irregular. Se está a tomar a Nactali há pelo menos 1 mês e tem feito as tomas todos os dias sensivelmente à mesma hora, não tomou antibióticos, não teve vómitos ou diarreia, então pode estar descansada pois o risco de engravidar é praticamente nulo.

dani
Reply

Oi gente tenho uma duvida o que acontecer ser eu toma a injecao trimental e no mes serguinte toma a mensal pois eu tomei atriimental achado q era a mensal e no mes seguinte tomei a mensal depois que eu decobri o erro q eu cometi kkkk me ajude

Susana Oliveira
Reply

Dani,

Em príncipio não terá qualquer tipo de problemas, a dose hormonal é que foi um pouco mais elevada que o normal, o que pode levar a irregularidades menstruais ou irritabilidade, mas está protegida contra uma nova gravidez. Agora decida qual o método anticocecional que quer manter, se o trimestral ou o mensal e aconselhe-se com quem lhe deu as injeções quando deve voltar a fazer nova toma, mas para mim faria sentido fazer nova injeção daqui a 2 meses.

marianny
Reply

ola,,em março estava amamentando exclusivamente no peito,e tive uma relaçao desprotegida,,logo apos tomei 2 caixas de dia d,conforme instruçoes,,15 dias depois da relaçao fiz exame de farmacia e deu negativo,1 mes depois, fiz mais 1 e deu negativo,e por fim quando completou 2 meses q tive a relaçao fiz mais 2 testes de farmacia e 1 de laboratorio e todos deram negativo,minha menstruaçao ta descendo mais minha barriga parece q ta crescendo ,,sera q corro o risco de ter engravidado mesmo todos os exames terem dado negativo,,,ps;so tive essa relacao em março n tive mais nenhuma depois

Susana Oliveira
Reply

Marianny,

Pelo que percebi teve uma relação desprotegida e tomou a pílula do dia seguinte, fez vários teste de farmácia e desta última vez também de laboratório e todos deram negativo. Os testes de farmácia muitas vezes dão falsos negativos, mas tendo feito o de laboratório esse é fidedigno e se o resultado foi negativo então não se preocupe porque não está grávida. Agora outra questão refere que entretanto teve outras relações sexuais, mas se está a fazer um método contracetivo corretamente e se por acaso utiliza preservativo se não houve penetração sem preservativo então o seu problema provavelmente não será uma nova gravidez. Veja com o seu médico se está tudo bem se continuar com esse desconforto, pois poderá dever-se a outra situação.

edito
Reply

Boa noite!
Minha esposa deu parto no dia 18.05.15, 46 dias depois, sem nenhum contacetivo tivemos nossa primeira relacao sexual com penetracao mas sem enjaculacao internA, houve um pouco de sangramento e corimento, gostaria d saber se ela corre risco d engravidar??

Susana Oliveira
Reply

Edito,

Se a sua mulher não estava a fazer nenhum contracetivo, mas amamenta exclusivamente, ainda não menstruou (não me parece que esse sangramento que refere fosse menstruação), o bebé mama pelo menos 6-8 vezes por dia, então se todas estas condições estão reunidas o risco de gravidez é muito reduzido, pois o método da amenorreia lactacional está a protegê-la. Mas se pelo contrário alguma das condições for quebrada ela pode engravidar mesmo havendo coito interrompido, pois durante a lubrificação o homem também liberta espermatozóides.

Manuel T Wazika
Reply

A minha mulher já está a um mês depois da cabeça cesariana e está amamentando normalmente, mas nestes dias tivemos relações sexuais e ela Não está menstruar então tive medo de que ela esteja grávida novamente mas Não está mostrando sinais de gravidez

Susana Oliveira
Reply

Manuel,

É normal que a mulher não menstrue nos primeiros meses após o parto, principalmente se o bebé tem menos de 6 meses, se ela amamenta exclusivamente e se o bebé mama pelo menos 6 a 8 vezes por dia, não quer dizer que esteja grávida, são apenas as hormonas da amementação a impedir a ovulação e a menstruação. Se a sua mulher cumpre todas as condições que referi anteriormente, então pode estar descansado que a possibilidade de gravidez é muito reduzida.

edito
Reply

Obrigado, pelo apoio, acha que vou ficar relaxado pois ela reune todas as condicoes referidas e a principal é que ela amamenta muitas vezes por dia um pouco demais ate, acredito que mesmo 8x passam.

edito
Reply

Obrigado, pelo apoio, acho que vou ficar relaxado pois ela reune todas as condicoes referidas e a principal é que ela amamenta muitas vezes por dia um pouco demais ate, acredito que mesmo 8x passam.

ana
Reply

Oi, meu filho esta com 4 meses e 8 dias, parei de tomar norestin pois li comentários de que ele só protege contra uma nova gravidez se for aleitamento exclusivo e passei a tomar cerazette a 10 dias,corro risco de engravidar por ter trocado de anticoncepcional ?

Susana Oliveira
Reply

Ana,

Isso que leu (a não ser que tenha sido na bula) é um mito, pelo menos não tenho conhecimento que a composição e indicações da norestin tenha mudado, mas qualquer pílula de progestativo é eficaz quer esteja a amamentar ou não, aliás tal como a cerazette. O que pode diminuir o efeito da pílula é: tomar antibióticos, vomitar ou ter diarreia, esquecer-se de tomar a pílula, ou fazer um intervalo superior a 6 horas da hora da toma habitual da pílula. Se não teve nenhum problema dos anteriores e no dia a seguir a tomar a última norestin iniciou logo a cerazette, então não tem problema pois estará protegida.

VIRGINIA
Reply

Bom dia.
Minha bb está com 7 meses só estou amamentando a noite , desde o parto ainda não menstruei sempre usei preservativo mais acontece que rompeu então tomei a pilula do dia seguinte, devo iniciar uma cartela de concepcional no dia seguinte após ter tomado a pilula do dia seguinte ou devo aguardar menstruar?

Susana Oliveira
Reply

Virginia,

Deve escolher desde já um método contracetivo e sim pode iniciar já a toma uma vez que ainda não menstruou, atenção apenas ao facto que a pílula não começa já a fazer efeito, terá de tomar os primeiros 28 dias e só depois estará completamente protegida. Uma vez que está a amamentar, não deveria ter feito a pílula do dia seguinte pois pode secar o seu leite, e quando o profissional de saúde lhe receitar a pílula deverá ser uma especial, apenas com progestagénios para não secar o leite. Cuidados com a pílula: esta perde o efeito se tomar antibióticos, tiver vómitos ou diarreia, ou se esquecer de tomar. A pílula deve ser tomada todos os dias sensivelmente à mesma hora.

wara
Reply

Oii
Meu bb tem 19 dias de vida e ontem tive relação sexual com meu marido sem preservativo mais ele não ejaculou dentro e eu to amamentando será que posso tar grávida ???

Susana Oliveira
Reply

Wara,

Com 19 dias de pós-parto provavelmente ainda estará a perder sangue, e não deveria ter tido relações sem proteção pelo risco de infeção e não pelo risco de gravidez. O risco de estar grávida é muito reduzido, praticamente nulo. No entanto aconselho-a, se tiver novamente relações sexuais com perdas de sangue utilize o preservativo sempre que houver penetração, depois de parar de perder o sangue, pode utilizar a amamentação como método contracetivo, mas estas 4 condições têm de estar presentes, são elas: a mãe não menstruar após estas perdas do pós-parto; o bebé ter menos de 6 meses, dar de mamar exclusivamente e pelo menos entre 6-8 vezes por dia, caso quebre alguma destas regras corre o risco de engravidar e terá de começar a utilizar outro método.

Fernanda
Reply

Tenho um bebe de 3meses e pouco. Tive 2 relacoes sem protecao ainda no resguardo com25 dias e depois com 38 días. Comecei a tomar nactali com 42 días pos parto. Amamento a livre demanda. Mais tenho sentido enjoos e movimentos na barriga. Posso estar grávida? Estou muito preocupada e ansiosa.

Fernanda
Reply

Esqueci de dizer q nao menstruei ainda, nem mesmo depois de iniciar a toma do nactali ja estou na segunda cartela seguida e sem nenhum sangramento. Isso e normal?

Susana Oliveira
Reply

Fernanda,

O facto de não menstruar mesmo tomando a pílula é normal, e não quer dizer que esteja grávida. Por tanto estava a amamentar exclusivamente, ainda não tinha menstruado e amamentava pelo menos 6/8 vezes ao dia antes de iniciar a nactali, correto? Então se tem estado a tomar corretamente a pílula todos os dias, sensivelmente à mesma hora, não tomou antibióticos, não teve diarreia ou vómitos pode estar descansada pois está protegida 99,8% (taxa de eficácia da pílula). Esses enjoos podem estar relacionados com outro problema que não gravidez, de qualquer forma pode sempre fazer um teste de gravidez para despiste, ou entã consulte o seu médico pois pode precisar de algum tipo de assistência.

Giselle
Reply

Boa tarde… Olha eu tive relação com meu marido 15 dias após o parto sem camisinha, mas com coito interrompido, minha bebê tem 2 meses e uma semana, ainda não mestruei, só tive sagramento pós parto, corro risco de ficar grávida? Minha bebê só mama no peito.

Giselle
Reply

Tive relação com 25 dias depois e 30 também.

Susana Oliveira
Reply

Giselle,

Se amamenta exclusivamente, ainda não mesntruou depois do pós-parto, o bebé mama entre 6-8 vezes por dia, e até aos 6 meses do bebé, se estas condições estiverem todas presentes é considerado um método contracetivo tão eficaz como uma pílula, mas todas as condições que referi têm de ser cumpridas. Assim sendo creio que não estará grávida, pois parece-me que todas as condições estão presentes.

Lana
Reply

Ola…
tenho uma bebe de 3 meses,respeitei o resguardo,nao mesntruei,e amamento minha bebe,tive relação e o meu marido tirou a camisinha,tomei pilula do dia seguinte,e dps de 3 dias tive sangramento,comecei a tomar anticoncepcional qdo minha bb completou 2 meses exato,tomo de uso continuo,so q a pds eu tomei uns 5 dias antes de começar o anticoncepcional,quais as chances de uma gravidez,pois na epoca ela so mamava,e msm com o uso da pds…

Susana Oliveira
Reply

Lana,

Se percebi corretamente estava a amamentar exclusivamente e entretanto teve relações sexuais desprotegidas, fez a pílula do dia seguinte e passados 5 dias iniciou o contracetivo, todos os dias, não tomou antibióticos, não teve vómitos nem diarreia. Se tomou a pílula do dia seguinte e entretanto teve uma hemorragia mas se não iniciou o contracetivo no 1º dia de sangramento, então deve dar 1 mês para que a pílula seja eficaz. Quanto à sua questão se a sua bebé só mamava na altura e teve relações as chances de gravidez são reduzidas, agora precisa de ter mais cuidado até completar o 1º mês de contracetivo.

Deixe o seu comentário

nome*

email* (não publicado)

website