
9 Coisas Que Deve Evitar se Está a Tentar Engravidar
Quando um casal decide engravidar existem pequenos hábitos do quotidiano que podem ser verdadeiros inimigos da fertilidade, por vezes o produto mais neutro pode tornar-se uma verdadeira dor de cabeça para quem tenta ser pai/mãe.
Banhos quentes, saunas e lingerie apertada
Podemos pensar que apenas as mulheres têm de ter cuidado com a sua saúde quando estão a tentar engravidar, no entanto isso é apenas um mito. A ideia de engravidar e sua realização depende de duas pessoas: um homem e uma mulher, e por isso é fundamental que o homem tenha em atenção algumas dicas quando está a tentar ser pai.
Porque razão os testículos estão fora do corpo masculino? Os espermatozóides necessitam de uma temperatura mais baixa que a do corpo humano para se desenvolverem de forma saudável, e em média o processo de amadurecimento do esperma leva entre 2 a 3 meses. Assim é importante que o homem evite locais muito quentes, tais como banheiras de água quante, saunas ou até mesmo lingerie muito apertada que obrigue os testículos a ficarem mais próximos do seu corpo, pois pode diminuir a contagem e qualidade do esperma que produz.
Bebidas alcoólicas
Não existe uma quantidade de álcool definida com segura durante a gravidez, o que existe é uma estreita relação entre o álcool e o risco de aborto. Por isso, se está pensar engravidar evite bebidas alcoólicas, principalmente depois da ovulação, pois se estiver grávida esta será a fase de desenvolvimento mais importante do seu bebé.
Cafeína
Actualmente existem estudos que revelam uma ligação entre o consumo de cafeína e o risco de aborto. Estes estudos defendem que a cafeína interfere no processo de maturação do óvulo, impedindo que este seja fecundado, e assim diminuindo as hipoteses de ficar grávida.
Se está a pensar em engravidar comece a reduzir a ingestão de cafeína de uma forma gradual, para evitar sintomas de abstinência, e opte por bebidas descafeinadas. Não se esqueça que a cafeína não está apenas presente no café, mas também no chocolate, medicamentos, chá e outras bebidas.
Lubrificantes
Já alguma vez se perguntou porque é que antes e durante a ovulação há maior secreção de muco cervical? Ou porque é que este é tão importante? É simples! O muco cervical é uma secreção alcalina com a função de proteger o esperma da acidez do meio vaginal, e lubrificar a vagina, para facilitar a penetração.
Por vezes, quando a lubrificação vaginal não é suficiente temos tendência a utilizar lubrificantes artificiais, no entanto, estes interferem com a mobilidade dos espermatozóides atrasando o seu contacto com o muco cervical, e por isso expondo-os durante mais tempo ao meio ácido da vagina, acabando por lhes ser fatal.
Por isso se quer engravidar e tem dificuldade em lubrificar, aposte nos preliminares e abuse dos beijos, carícias e brincadeiras, normalmente uma mulher necessita de 15 a 20 minutos de preliminares para ficar pronta para a ação.
Medicamentos
Faz parte do senso comum que uma grávida ou uma futura grávida não deve tomar medicamentos, e de facto o melhor é fazer um desmame dos medicamentos, se possível.
É imperativo marcar uma consulta preconcecional quando pensar em engravidar. Aconselhe-se com o seu obstetra sobre quais os medicamentos que podem ser retirados e quais os que devem ser substituídos, de forma a evitar que o processo de conceção seja dificultado ou que possa ocorrer malformações fetais. Por exemplo, alguns anti-inflamatórios podem tornar o endométrio (parede interna do útero) menos favorável à fixação do “ovo” (nidação), enquanto medicamentos para a malária podem interferir no processo de desenvolvimento embrionário.
Se toma medicação para o acne, epilepsia, hipertensão arterial, enxaquecas, malária, lupus, infeções, entre outros, antes de tentar engravidar fale com o seu médico.
Mercúrio
O mercúrio é um metal pesado, que em doses altas pode provocar anomalias no desenvolvimento cerebral e do sistema nervoso do bebé, uma vez que atravessa a placenta. O mercúrio pode ser encontrado em maior quantidade nos peixes de grande porte.
No entanto, o peixe é também uma fonte importante de omega-3 que não deve ser eliminada. Os ácidos gordos omega-3 são fundamentais para bom desenvolvimento cerebral do feto, bem como da sua visão, por isso não devem ser desvalorizados.
Faça escolhas mais saudáveis e opte por peixes com baixos níveis de mercúrio como o salmão, anchovas, truta, sardinhas, arenque e peixe branco.
Químicos e produtos de limpeza
Alguns estudos em animais apontam que longas exposições a químicos, presentes na maioria dos produtos de limpeza doméstica, podem ser tóxicos para as mulheres e diminuir a contagem do esperma e o tamanho testicular nos homens. Leia a composição dos detergentes e escolha produtos à base de fragrâncias naturais, ou informe-se junto da marca.
Stress
O stress diário é algo com que já nos habituamos a viver, no entanto existem situações na nossa vida que podem aumentar esse nível de stress e por isso condicionar as suas hipoteses de ficar grávida.
O stress inibe a segregação de hormonas do hipotálamo que estão diretamente relacionadas com a ovulação, o que quer dizer que durante períodos de grande stress a ovulação pode ocorrer mais tardiamente ou pode mesmo não ocorrer. É fácil saber se está ou não mais stressada, além da ansiedade que sente, o muco cervical não é tão abundante, podendo mesmo sentir alguma secura vaginal, e a sua líbido também fica diminuída. É uma forma de o corpo lhe dizer que as condições não são as mais favoráveis para a ocorrência de uma gravidez.
Este fator é muito notório em casais que estão a tentar engravidar há algum tempo, e cada vez que têm relações sexuais o seu objetivo passar a ser a ideia de engravidar e não a de se divertirem, amarem-se ou conhecerem-se. Por isso relaxe e aproveite os pequenos prazeres da vida, a gravidez há-de surgir mais cedo ou mais tarde.
Tabaco e outras drogas
Se você ou o seu companheiro fuma é possível que tenha mais dificuldades em engravidar. O tabaco e outras drogas, tais como a marijuana, diminuem a contagem de esperma, colocando em risco as suas hipóteses de ficar grávida.
Antes de engravidar faça um desmame gradual do tabaco e mantenha o seu lar livre de fumo, por si e pelo seu bebé.