Quanto Tempo Demora para Ficar Grávida?

Engravidar, para alguns casais, pode ser muito fácil, enquanto que para outros pode ser uma verdadeira dor de cabeça.  Mas será que existem fatores controláveis que ajudam a engravidar mais facilmente?

Estudos revelam que 90%-92% dos casais engravidam naturalmente, no entanto, essa gravidez espontânea não surge logo na primeira tentativa. Apenas 38% dos casais, que estão a tentar engravidar, conseguem esse feito logo depois do 1º ciclo.

Na sua maioria (59%), os casais conseguem engravidar ao fim de 3 meses. Passado um ano, cerca de 91% dos casais já terão conseguido engravidar espontaneamente, ainda assim sobram 10%. Esta última percentagem ainda que pequena pode ser um sério fator de stress para um casal, podendo mesmo levar à exaustão da relação.

É aconselhável que, depois de 1 ano de tentativas sem resultados positivos, procure um especialista em fertilidade para aumentar as suas chances de engravidar. Obviamente, antes de procurar esta ajuda especializada, já deve ter feito pequenas alterações no seu dia-a-dia na tentativa de eliminar os chamados “inimigos da fertilidade”, tais como o tabaco, bebidas alcoólicas, cafeína, alimentação inadequada, entre outros.

Se realmente engravidar faz parte do seu plano de vida, pense nisso com alguma antecedência, isto porque o fator idade é extremamente importante e relevante nesta questão. Sabia que, uma mulher quando nasce tem um número de óvulos predeterminado para o curso da sua vida? E que essa mesma mulher na altura da puberdade terá apenas 40% dos seus óvulos viáveis?

À medida que o tempo passa os óvulos vão sendo absorvidos e inutilizados pelo corpo, no entanto o ovário não tem capacidade para produzir mais. Estudos referem que o pico da fertilidade de uma mulher se situa mais ou menos aos 24 anos de idade, e cerca de 86% das mulheres saudáveis consegue engravidar com relativa facilidade. A partir dessa idade a fertilidade começa a decrescer e aos 40 anos apenas 36% das mulheres consegue engravidar espontaneamente, vivenciando gravidezes saudáveis mas consideradas de alto risco, nem que seja apenas pelo fator: idade materna.

Assim sendo é fácil compreender que quanto mais adiar o seu projeto de ser mãe, mais difícil poderá ser conseguir engravidar de forma espontânea.

Outra maneira de conseguir o seu objetivo mais rapidamente é tentar ter relações sexuais entre 2 a 3 dias antes e depois da ovulação. Mas então como sabe que está a ovular? O corpo da mulher tem formas subtis de demonstrar que está a ovular: algumas mulher sentem algum desconforto pélvico, tem um corrimento esbranquiçado “tipo clara de ovo” mais abundante, a sua temperatura aumenta ligeiramente cerca de 0.5ºC e, dado o aumento da quantidade de hormonas em circulação, pode também sentir um aumento do desejo sexual.

De uma maneira geral, se não adiar a gravidez por muito tempo, se abolir alguns vícios e maus hábitos de vida e estiver atenta ao seu corpo, de modo a perceber se está ovular, terá boas hipóteses de conseguir ficar grávida entre 3 a 12 meses. Se por outro lado, não conseguir engravidar ao fim de 1 ano, procure ajuda especializada pois pode mesmo ter de recorrer a tratamentos para conseguir realizar o seu sonho.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.