Teste de Gravidez
O teste de gravidez é o modo de confirmação mais utilizado, pelas mulheres e profissionais, no entanto, por vezes existem algumas dúvidas e mitos relativamente a estes testes.
Normalmente, a falha da menstruação é o primeiro sinal que levanta a suspeita sobre uma possível gravidez. Ainda assim, este facto por si só, não é suficiente para diagnosticar uma gravidez, uma vez que há mulheres que continuam a menstruar e estão grávidas, enquanto outras têm menstruações irregulares.
Existem 2 tipos de testes de gravidez: o teste de urina ou diagnóstico imunológico de gravidez (DIG) e o teste sanguíneo ou Beta-HCG.
Testes de Urina
Habitualmente a primeira opção são os testes rápidos de gravidez, vendidos nas farmácias. Estes testes funcionam detetando a presença da hormona gonadotrofina coriónica humana (HCG) na urina. Esta hormona é segregada pela placenta, e é fundamental para evitar que o endométrio (camada interna que reveste o útero) descame. Estes resultados começam a ser fiáveis cerca de 1 semana após a falha da menstruação, ou seja, por volta das 3-4 semanas de gravidez, e devem ser realizados preferencialmente com a primeira urina da manhã.
Muitas mulheres creem que este tipo de testes não é fidedigno, no entanto, os testes de gravidez realizados em âmbito hospitalar, também denominados de DIG, são idênticos aos testes de farmácia.
Mas existem algumas salvaguardas:
- O teste pode dar negativo, pois mesmo havendo falha da menstruação, a segregação desta hormona depende da altura da conceção e do momento em que realiza o teste. Se mantiver a falha menstrual ao fim de duas semanas realize novamente o teste;
- O teste pode dar negativo e não estar grávida, pode ser simplesmente uma falha na menstruação devido a outra causa.
Testes de Sangue
A análise sanguínea, ou Beta-HCG, é mais precisa permitindo atribuir um valor exato à presença da HCG no sangue. O seu valor pode ser traduzido, de uma forma aproximada, em semanas de gestação. Esta hormona está presente no sangue assim que há falha menstrual e os seus resultados são bastante fidedignos.
Assim que souber do grande acontecimento, escolha um local e um profissional para seguir a sua gravidez. Marque uma consulta de vigilância pré-natal assim que possível.