O Que é a Moleirinha?

Na cabeça dos bebés existem duas depressões (covinhas), denominadas de “moleirinha”, estas são normais e permitem a mobilidade dos ossos.

Todos os bebés recém-nascidos apresentam fontanelas, ao que se chama na gíria de “moleirinha”. Dada esta questão, todos os pais já ouviram dizer, dos avós ou familiares, que é preciso ter muito cuidado com a cabeça dos bebés. De facto, é necessário fornecer um bom apoio à região da cabeça e nuca, sempre que pegar no bebé, pois os músculos do pescoço ainda não estão suficientemente desenvolvidos para lhe permitirem segurar a cabeça.

As fontanelas designam 2 partes do crâneo do bebé que não se encontram totalmente cobertas pelos ossos. São detectáveis ao passar os dedos na cabeça do bebé, apresentando-se como uma ligeira depressão da pele. Existe uma maior que fica no centro da cabeça e a outra na nuca.

Estas “falhas” ou depressões, conferem uma maior maleabilidade aos ossos e servem para permitir ao bebé adaptar-se para caber no canal de parto, e possibilitam o processo de desenvolvimento da massa cerebral e do crescimento do crâneo.

Passados cerca de 4 a 6 meses essas depressões já não são notórias, no entanto, a completa solidificação dos ossos ocorre apenas aos 2 anos de idade.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.