Como se Faz a Dilatação?

Antigamente dizia-se que eram precisos 10 dedos de dilatação para o bebé nascer, mas efectivamente o que quer isso dizer?

A dilatação consiste na abertura do colo do útero para permitir a passagem do bebé para o canal vaginal para ele nascer. Por vezes, poderá ouvir que o colo ainda não está apagado e ainda não tem dilatação, isto é, o colo normalmente tem cerca de 3,5 cm de trajecto entre a vagina e a entrada no útero e, de modo a haver dilatação, o colo praticamente tem de deixar de existir, ou seja, tem reduzir o seu tamanho e ficar fininho para começar a abrir. Ainda assim existem casos, principalmente nas mulheres que já têm filhos, em que o apagamento e a dilatação se dão ao mesmo tempo.

De uma maneira geral a fase da dilatação é a mais prolongada e cansativa para a mulher pois pode durar várias horas. A dilatação é considerado o primeiro estadio do trabalho de parto e divide-se em 2 fases: a fase latente e a fase ativa.

A fase latente caracteriza-se por contrações irregulares que aliviam ao repouso, ainda não há um padrão de frequência e de intensidade, mas são desconfortáveis. Nesta fase pode adoptar várias estratégias de alívio da dor, como a hidroterapia, massagens, utilizar a bola de nascimento, entre outras. Esta fase pode durar entre 8 a 18 horas,  em média, caso seja o primeiro filho, ou se já tem mais filhos pode levar cerca de 4 a 12 horas.

A dilatação é avaliada através do toque vaginal, pelo médico ou pelo enfermeiro especialista em saúde materna e obstetrícia, ou seja, são introduzidos 2 dedos na vagina da mulher até à entrada do colo do útero, depois avalia-se quantos centímetros existem entre esses 2 dedos, assim sabe-se qual a dilatação da mulher. De frisar, que actualmente já não se fala em dedos de dilatação mas sim em centímetros, pois na realidade nunca se coloca mais de 2 dedos na vagina da mulher.Na fase ativa as contrações começam a ficar mais ritmadas, frequentes e a aumentar de intensidade, já é exigido à grávida um grande auto-controlo sobre si e o seu corpo. Quando as contrações forem dolorosas e já tiverem intervalos inferiores a 15 minutos deve dirigir-se à urgência para ser avaliada, à partida nesta fase já estará com 3-4 cm de dilatação.

Quando a dilatação estiver completa, isto é, com 10 cm, pode começar a sentir uma pressão no ânus e vontade de fazer força, esta é devido à força exercida pela cabeça do bebé sobre os músculos da pelve, que dão a sensação de querer evacuar, se este for o caso avise a enfermeira pois o seu bebé pode estar quase a nascer.


Por Susana Carvalho de Oliveira
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Parteira de profissão e de coração desde 2011. Impulsionadora e diretora do projeto VouNascer. Desde 2006 que trabalha na área de obstetrícia, primeiramente no internamento de obstetrícia de um hospital privado, da área da grande Lisboa, e atualmente no bloco de partos e urgência obstétrica de um hospital público. É também conselheira em aleitamento materno reconhecida pela OMS/UNICEF, reflexologista na área da gravidez e parto, e co-autora do Método Nova-Génese. Empreendedora e dedicada de natureza. Tem 2 filhos rapazes que todos os dias lhe recordam as alegrias da maternidade.